Halepehem Gleidson Andrade dos Santos Postado Sexta-feira às 16:31 Postado Sexta-feira às 16:31 Então vamos lá? Acabei de ver o vídeo do Raul sobre o tarifaço do fanta laranja e rapaz...videozinho quente demais. Amigos, é uma conversa longa só que valerá a pena, prometo. O Raul vem falando e falando sobre os cenários e os movimentos que os países estão fazendo por causa do medo que o mundo está atualmente sobre China e EUA....recomendadissimo 🌻❤️ não é puxando saco, mas já puxando. Isso me faz lembrar muito de Keynes o pai da Macroeconomia e cabeça por trás do livro Teoria Geral dos Juros, Desemprego e da Moeda publicado em 1936 e escrito durante o recesso em 1929. Keynes ele aborda os agregados Economicos e os agentes abordando as relações entre esses caras. E quem são esses gentes Economicos? Familias, Governo, Investimentos das empresas e o resto do Mundo. E é exatamente isso que você pensou...o cara que desenvolveu como se mensurar os bens e serviços produzidos dentre de uma país vulgo PIB. Keynes desevolve essa teoria para explicar o porque as crises ocorrem, como que quando esses agentes estão em desarmonia a economia entra em recesso. E ele coloca em destaque o empresário como força motriz da economia. Keynes diz que quando o empresário ele está receioso, ele vai para o mercado financeiro alocar seu dinheiro e ele foca mais e criar poupança (no sentido de reter esse dinheiro) e não investir em novas fábricas ou fazer Investimento produtivo de forma concreta e não financeirzada. Keynes diz que quando esses cara está com medo, ele começa a fazer movimentos para se proteger como: por que ele vai investir em novas fábricas se eu posso colocar meu dinheiro em renda fixa? Por que eu vou contratar pessoas se o cenário atual está desfavorável? E isso mostra um conceito psicológico do Capitalismo, pelo qual, o próprio diz que ele por sí só é instavel e para que as crises sejam mais contidas e a economia seja próspera o empresário não pode deixar seu dinheiro parado na renda fixa e sim ele deve criar fábricas porque isso gera emprego tanto na construção quanto na contratação dos funcionarios que irão gerir no dia a dia. E cabeça ao Governo criar insentivos e não aumentar a taxa de juros por exemplo, ele deve ir no movimento contrário. Ou seja, o Governo em pról de evitar a crise ele deve fazer o movimento contrário dela e não travar a economia. Na verdade se estou com medo de pegar empréstimo por conta da taxa de juros, cabe ao Governo manter taxas baixas e ainda mais incentivar com novas políticas. E não é o que está acontecendo Hoje? Todo Mundo com medo da crise e fazendo movimentos para se proteger e dai entra a psicológia do dinheiro com base nas expectativas futuras acabam criando sendo otimistas ou pessimistas e é por isso que as crises, o Desemprego e Juros ocorrem dependendo das expectivas futuras e os movimentos sendo feitos agora para se proteger de uma crise que nem chegou. Mas, por conta disso acabam gerando a crise a final de contas....e isso amigos...mostra a genialidade de Keynes.
Recommended Posts