Post popular William Redig Postado ontem às 16:07 Post popular Postado ontem às 16:07 Ordinhas, Do desespero à dopamina!! Quatro anos atrás eu devia perto de 200k ao Bradesco, isso foi devido à muita m&rda que o "eu do passado" fez ao longo da vida, mas foi quando eu decidi que era a última vez que os bancos e cartões iriam enriquecer à minhas custas. Ne época, fiz um acordo com o banco e p-a-r-c-e-l-e-i o que devia em longos 24 meses, num valor (alto) mas que eu conseguiria pagar e nunca mais atrasei nenhum pagamento de nada e fui pagando o acordo e comecei a investir. Nos meses subsequentes comecei a investir em ativos que me geram renda em vez de gastar comprando coisas que não eram necessárias. Durante muitos meses, o melhor investimento disponível era a antecipação das parcelas do acordo com desconto e acabei quitando tudo em menos de um ano! Dopamina é o efeito de satisfação causado por algum agente externo, ou como definido pelo google: "A dopamina é um neurotransmissor e hormônio essencial no cérebro, com um papel crucial na motivação, prazer, recompensa e aprendizado. É frequentemente chamada de "hormônio do prazer" devido à sua influência no sistema de recompensa" Dito tudo isso, o extrato bancário do "eu do passado" era puro desespero: taxa disso, juros daquilo, débitos, débitos e mais débitos. Um passado que faço questão de relembrar sempre para nunca mais retornar à "roda dos ratos". Hoje em dia, quando olho meu extrato bancário e lançamentos futuros, o que vejo são proventos de fiis, crédito de dividendos e JCP, CDBs/LCIs/LCAs que vão vencer e caem na conta com juros, muito mais lançamentos a crédito que à débito. Claro que os débitos ainda existem: pagamento integral das faturas de cartão, contas de água, gas, telefone e internet - todas pagas em dia. Esses meus ativos me dão sempre duas doses de dopamina: no dia que são anunciadas e que as lanço em meus controles e no dia que caem na conta. Uma das métricas que tenho e que controlo de perto é o de quanta renda passiva eu acumulei nos últimos 12 meses e a evolução desse número - sempre para cima - e isso é mais. uma dose de dopamina. Se antes eu gastava (literalmente) um tempo enorme me desesperando e pensando em como eu ia fazer para pagar (rolar ou enrolar) as dívidas do passado, hoje eu tenho a grande e deliciosa sensação de gratificação pensando onde eu vou investir essa grana extra que cai na minha conta praticamente todas as semanas. De toda a grana que já gastei até hoje, os melhores gastos (ou investimentos) que já fiz foram aqueles feitos na minha educação financeira, quer sejam os livros que li ou os cvrsos de educação financeira e investimentos. Hoje vivo sem desespero e com muita dopamina!! Espero que esse post sirva de inspiração para aqueles que "estão no buraco" ou saindo dele, e ainda para que nenhuma s@rdinha entre por esse buraco sem fim. Fico ainda pensando se o desempenho do Bradesco, face aos seus pares, não ficou pior devido a eu ter deixado de dar lucro a eles... rssss.. Viva para os meus novos tempos e para o "eu do futuro"! 4 1
Estevan Ten Caten Martins Postado ontem às 16:52 Postado ontem às 16:52 Parabéns!! Eu também fiz a virada de chave.. cortei todos os meus cartões, inclusive um Black que eu tinha.. até equilibrar as despesas e voltar a ter controle.. melhor coisa do mundo quando paramos de dar lucro aos bancos e começamos a ganhar dinheiro com eles!! 1
Recommended Posts