Kevin Fernandes Alves Postado ontem às 11:13 Postado ontem às 11:13 Estava explorando a IA e acabei conversando sobre várias coisas. Depois, pedi um resumo e solicitei que fosse feito um resumo dos meus objetivos, sonhos e como alcançá-los. Decidi compartilhar com vocês para ouvir opiniões e, quem sabe, receber dicas de como alcançá-los. Sonho/MetaObjetivo 1. Trocar a motoComprar uma moto nova até final de 2026 (custo ~R$ 18.000). 2. Estudar japonêsAprender japonês básico (N5) de forma gratuita até final de 2026. 3. Melhorar disciplina (finalizar o que começa)Desenvolver rotina de conclusão de pequenos projetos diários/semanais. 4. Investir para a liberdade financeiraApós resolver a moto, focar em investir R$ 500/mês ou mais. 5. Morar e trabalhar no JapãoEstar apto para aplicar para visto de trabalho a partir de 2027. 6. Construir patrimônio sólidoFormar base de investimentos e estabilidade financeira para o futuro (liberdade aos 35–40 anos). 📋 Plano de Ação para cada Meta 🛵 1. Trocar a Moto Plano diário: Juntar ao menos R$ 16,50 por dia (equivalente a R$ 500/mês). Visualizar o objetivo da moto para manter a motivação. Plano mensal: Guardar R$ 500 no mínimo para a moto. Rever saldo mensalmente e recalcular se possível aumentar o aporte. Plano anual: Juntar pelo menos R$ 6.000/ano até final de 2026. 🈴 2. Estudar Japonês Plano diário: Estudar 30 minutos (mínimo) usando YouTube, apps e materiais gratuitos. Focar em aprender 5 palavras novas + 1 frase por dia. Plano semanal: Concluir 1 módulo/tema básico por semana (ex: cumprimentos, números, comida, etc.). Plano mensal: Completar 4 temas básicos/mês. Fazer 1 simulado N5 gratuito no final de cada mês. Plano anual: Estar apto para passar no exame básico N5 em 12 meses (abril de 2026). 🧠 3. Melhorar Disciplina (Finalizar Projetos) Plano diário: Terminar pelo menos uma tarefa simples que começar (exemplo: terminar 1 vídeo de aula, terminar um resumo). Plano semanal: Finalizar 1 microprojeto por semana (exemplo: terminar 1 aula, 1 edição de vídeo, 1 capítulo de curso). Plano mensal: Finalizar 4 microprojetos por mês. Plano anual: Concluir 40–50 projetos pequenos até abril de 2026. 💸 4. Investir para Liberdade Financeira Plano diário: Reforçar mentalidade de "investir antes de gastar". Plano mensal (depois da moto): Investir R$ 500/mês (ações, FIIs, Tesouro Direto, diversificado). Plano anual: Acumular pelo menos R$ 6.000 por ano em patrimônio líquido. 🇯🇵 5. Morar e Trabalhar no Japão Plano até 2026: Aprender japonês. Organizar finanças. Pesquisar agências de trabalho (Tokutei Ginou). Plano 2027: Aplicar para visto. Organizar documentação. Preparar a mudança. 🏡 6. Construir Patrimônio Sólido Plano de 2027 em diante: Trabalhar no Japão ou aumentar muito a renda. Guardar entre 30% a 50% da renda mensal para investimentos. Focar em investimentos globais e liberdade financeira. 🚀 Linha do Tempo Realista até 2030 AnoMeta PrincipalResultado Esperado 2025Estudo de japonês + juntar para moto30 min/dia japonês, guardar R$ 6.000 2026Terminar de juntar para moto + fechar japonês N5Comprar moto, japonês básico concluído 2027Aplicar para o JapãoProcesso de visto, mudança em andamento 2028Trabalhar no Japão + investir forteNova vida, foco em acumular patrimônio 2029Consolidar investimentosR$ 80.000 a R$ 120.000 aplicados 2030Vida mais estável financeiramenteCaminho acelerado para liberdade 🔥 Resumo final: ➔ Todo dia: estudar, guardar dinheiro, finalizar tarefas. ➔ Todo mês: revisar, medir progresso, corrigir rota. ➔ Todo ano: alcançar grandes marcos de vida. 2
Fabio Augusto De Araujo Postado ontem às 11:22 Postado ontem às 11:22 4 minutes ago, Kevin Fernandes Alves disse: Estava explorando a IA e acabei conversando sobre várias coisas. Depois, pedi um resumo e solicitei que fosse feito um resumo dos meus objetivos, sonhos e como alcançá-los. Decidi compartilhar com vocês para ouvir opiniões e, quem sabe, receber dicas de como alcançá-los. Sonho/MetaObjetivo 1. Trocar a motoComprar uma moto nova até final de 2026 (custo ~R$ 18.000). 2. Estudar japonêsAprender japonês básico (N5) de forma gratuita até final de 2026. 3. Melhorar disciplina (finalizar o que começa)Desenvolver rotina de conclusão de pequenos projetos diários/semanais. 4. Investir para a liberdade financeiraApós resolver a moto, focar em investir R$ 500/mês ou mais. 5. Morar e trabalhar no JapãoEstar apto para aplicar para visto de trabalho a partir de 2027. 6. Construir patrimônio sólidoFormar base de investimentos e estabilidade financeira para o futuro (liberdade aos 35–40 anos). 📋 Plano de Ação para cada Meta 🛵 1. Trocar a Moto Plano diário: Juntar ao menos R$ 16,50 por dia (equivalente a R$ 500/mês). Visualizar o objetivo da moto para manter a motivação. Plano mensal: Guardar R$ 500 no mínimo para a moto. Rever saldo mensalmente e recalcular se possível aumentar o aporte. Plano anual: Juntar pelo menos R$ 6.000/ano até final de 2026. 🈴 2. Estudar Japonês Plano diário: Estudar 30 minutos (mínimo) usando YouTube, apps e materiais gratuitos. Focar em aprender 5 palavras novas + 1 frase por dia. Plano semanal: Concluir 1 módulo/tema básico por semana (ex: cumprimentos, números, comida, etc.). Plano mensal: Completar 4 temas básicos/mês. Fazer 1 simulado N5 gratuito no final de cada mês. Plano anual: Estar apto para passar no exame básico N5 em 12 meses (abril de 2026). 🧠 3. Melhorar Disciplina (Finalizar Projetos) Plano diário: Terminar pelo menos uma tarefa simples que começar (exemplo: terminar 1 vídeo de aula, terminar um resumo). Plano semanal: Finalizar 1 microprojeto por semana (exemplo: terminar 1 aula, 1 edição de vídeo, 1 capítulo de curso). Plano mensal: Finalizar 4 microprojetos por mês. Plano anual: Concluir 40–50 projetos pequenos até abril de 2026. 💸 4. Investir para Liberdade Financeira Plano diário: Reforçar mentalidade de "investir antes de gastar". Plano mensal (depois da moto): Investir R$ 500/mês (ações, FIIs, Tesouro Direto, diversificado). Plano anual: Acumular pelo menos R$ 6.000 por ano em patrimônio líquido. 🇯🇵 5. Morar e Trabalhar no Japão Plano até 2026: Aprender japonês. Organizar finanças. Pesquisar agências de trabalho (Tokutei Ginou). Plano 2027: Aplicar para visto. Organizar documentação. Preparar a mudança. 🏡 6. Construir Patrimônio Sólido Plano de 2027 em diante: Trabalhar no Japão ou aumentar muito a renda. Guardar entre 30% a 50% da renda mensal para investimentos. Focar em investimentos globais e liberdade financeira. 🚀 Linha do Tempo Realista até 2030 AnoMeta PrincipalResultado Esperado 2025Estudo de japonês + juntar para moto30 min/dia japonês, guardar R$ 6.000 2026Terminar de juntar para moto + fechar japonês N5Comprar moto, japonês básico concluído 2027Aplicar para o JapãoProcesso de visto, mudança em andamento 2028Trabalhar no Japão + investir forteNova vida, foco em acumular patrimônio 2029Consolidar investimentosR$ 80.000 a R$ 120.000 aplicados 2030Vida mais estável financeiramenteCaminho acelerado para liberdade 🔥 Resumo final: ➔ Todo dia: estudar, guardar dinheiro, finalizar tarefas. ➔ Todo mês: revisar, medir progresso, corrigir rota. ➔ Todo ano: alcançar grandes marcos de vida. Parabens por se organizar para os proximos anos, sempre bom ver historias de pessoas traçando seus objetivos para ficarem mais pertos de seus sonhos mas se algo acontecer nunca se esqueça que o seu eu agora pode ter diferentes vontades no futuro e é completamente normal, mas se planeje e esteja pronto para o que vier parabens novamente e bons estudos 1
Ademilton Carvalho Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás Você tomou um passo legal aí, o planejamento tá bem detalhado. Acho que detalhado demais para alguém que ainda coloca criar disciplina como uma meta. Antes de mais nada, não sei sua idade, salario ou sua formação. Então vou assumir algumas coisas aqui. 11 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: 1. Trocar a motoComprar uma moto nova até final de 2026 (custo ~R$ 18.000). Se você vai se mudar para o japão, qual a razão de investir (ou gastar) com uma moto nova? E você pretende comprar uma nova, vendendo sua atual? Pois os valores de motos novas estão bem altos. Eu manteria a moto antiga se eu fosse mudar de país. 11 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: 2. Estudar japonêsAprender japonês básico (N5) de forma gratuita até final de 2026 O japonês é parte essencial no seu planejamento, você poderia investir algo nessa formação. Eu sou super a favor de estudar de graça, estou aprendendo alemão a dois anos gratuitamente e já devo falar melhor que a média dos brasileiros fala inglês, ou seja é possível. No entanto tô longe de uma proficiência, se aparecesse um curso presencial de alemão aqui em minha cidade, eu consideraria fazer, mesmo o alemão sendo um hobby para mim. O dinheiro que você investiria na moto, pode ser bem melhor aplicado comprando livros físicos e cursos. 11 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: 3. Melhorar disciplina (finalizar o que começa)Desenvolver rotina de conclusão de pequenos projetos diários/semanais. Disciplina é algo extremamente difícil. Vi que você criou metas diarias, semanais e mensais. Eu só consigo ver você dobrando a carga de tarefas no dia seguinte, após falhar um dia, ou, de repente, ver isso acumulando com o tempo e até desistir. Por isso, não se sobrecarregue, se tiver um dia que você não queira fazer a tarefa, não faça. Se falhar um dia, não fique se culpando e prometa fazer mais, pois isso cria uma pressão ruim sobre si. Faça seu melhor, mas, se falhar, não se sinta mal e tente de novo. 11 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: 4. Investir para a liberdade financeiraApós resolver a moto, focar em investir R$ 500/mês ou mais Mais um reforço para a ideia de investir no seu japonês antes de mais nada. Com um salário mais alto, você vai ter como aportar bem mais. Mas você precisa atingir esse salário antes. 11 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: Morar e trabalhar no JapãoEstar apto para aplicar para visto de trabalho a partir de 2027 Quinto objetivo/meta/sonho em menos de 5 anos, olha a pressão! 11 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: 6. Construir patrimônio sólidoFormar base de investimentos e estabilidade financeira para o futuro (liberdade aos 35–40 anos) Um objetivo de longo prazo (ou será mesmo?) Se você tiver 25 anos agora, esse seu objetivo vai levar 10 a 15 anos para ser realizado. É um prazo bem curto para se ter certeza de qualquer coisa. Nem os juros de investimento são tão mágicos para criar esse patrimônio consolidado. Você pretende viver com o mínimo para a sobrevivência? Mais uma vez, estou assumindo as coisas. Você não diz que carreira pretende segui. Logo te vejo como chão de fábrica no japão. Já pesquisou o salário e o custo de vida nos piores cenários? Como raios você vai investir de 30 a 50% de seu salário? Ainda que você tivesse 20 anos, diria que você está metendo os pés pelas mãos. Só o fato das 5 primeiras metas terem um prazo tão curto e serem tão rígidas já é um sinal preocupante. 3
Ademilton Carvalho Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás Ah! Temos uma aba aqui sobre, quanto custa seu sonho. Depois que você tiver uma ideia mais centrada sobre seu sonho, seria bacana compartilhar lá. 1
Luciana De Moura Afonso Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás 12 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: Estudar japonêsAprender japonês básico (N5) de forma gratuita até final de 2026. Lá vem o otaku kkkkkk 12 horas atrás, Kevin Fernandes Alves disse: untar pelo menos R$ 6.000/ano até final de 2026. se vc quer a moto para final de 2026, vale a pena querer se mudar para o japão em 2027? não que a moto seja um obstáculo, mas seria apenas 1 ano de uso. 51 minutes ago, Ademilton Carvalho disse: Mais uma vez, estou assumindo as coisas. Você não diz que carreira pretende segui. Logo te vejo como chão de fábrica no japão. Já pesquisou o salário e o custo de vida nos piores cenários? Como raios você vai investir de 30 a 50% de seu salário? Pensei nisso também infelizmente. Tenho uma amiga que é filha de japones, mas br... foi para lá com intenção de trabalhar com estética, mas ficou em fabrica mesmo. Hoje ela voltou para o brasil já. 2 1
Moroni Rolim Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás @Kevin Fernandes Alves sonhe alto, se coloque a altura dos seus sonhos, se qualifique, aprenda a lidar com a frustração e não tenha medo de recalcular a rota. Cuidado com a ansiedade do mundo atual. Cultive bons hábitos. Cada escolha conta. Os anos passarão quer você queira ou não, quer você se prepare ou não. Vai pra cima. 4
Ademilton Carvalho Postado 12 horas atrás Postado 12 horas atrás 4 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse: Lá vem o otaku kkkkkk se vc quer a moto para final de 2026, vale a pena querer se mudar para o japão em 2027? não que a moto seja um obstáculo, mas seria apenas 1 ano de uso. Pensei nisso também infelizmente. Tenho uma amiga que é filha de japones, mas br... foi para lá com intenção de trabalhar com estética, mas ficou em fabrica mesmo. Hoje ela voltou para o brasil já. O cara tem o sonho de morar fora, mas sem qualidade de vida nenhuma. Justo o pais que é conhecido por trabalhar duro e se matar de trabalhar (literalmente). Já pensei em morar no japão, mas hoje em dia eu me toquei que é muito melhor ir turistar. 1
Kevin Fernandes Alves Postado 10 horas atrás Author Postado 10 horas atrás 6 horas atrás, Ademilton Carvalho disse: Você tomou um passo legal aí, o planejamento tá bem detalhado. Acho que detalhado demais para alguém que ainda coloca criar disciplina como uma meta. Antes de mais nada, não sei sua idade, salario ou sua formação. Então vou assumir algumas coisas aqui. Se você vai se mudar para o japão, qual a razão de investir (ou gastar) com uma moto nova? E você pretende comprar uma nova, vendendo sua atual? Pois os valores de motos novas estão bem altos. Eu manteria a moto antiga se eu fosse mudar de país. O japonês é parte essencial no seu planejamento, você poderia investir algo nessa formação. Eu sou super a favor de estudar de graça, estou aprendendo alemão a dois anos gratuitamente e já devo falar melhor que a média dos brasileiros fala inglês, ou seja é possível. No entanto tô longe de uma proficiência, se aparecesse um curso presencial de alemão aqui em minha cidade, eu consideraria fazer, mesmo o alemão sendo um hobby para mim. O dinheiro que você investiria na moto, pode ser bem melhor aplicado comprando livros físicos e cursos. Disciplina é algo extremamente difícil. Vi que você criou metas diarias, semanais e mensais. Eu só consigo ver você dobrando a carga de tarefas no dia seguinte, após falhar um dia, ou, de repente, ver isso acumulando com o tempo e até desistir. Por isso, não se sobrecarregue, se tiver um dia que você não queira fazer a tarefa, não faça. Se falhar um dia, não fique se culpando e prometa fazer mais, pois isso cria uma pressão ruim sobre si. Faça seu melhor, mas, se falhar, não se sinta mal e tente de novo. Mais um reforço para a ideia de investir no seu japonês antes de mais nada. Com um salário mais alto, você vai ter como aportar bem mais. Mas você precisa atingir esse salário antes. Quinto objetivo/meta/sonho em menos de 5 anos, olha a pressão! Um objetivo de longo prazo (ou será mesmo?) Se você tiver 25 anos agora, esse seu objetivo vai levar 10 a 15 anos para ser realizado. É um prazo bem curto para se ter certeza de qualquer coisa. Nem os juros de investimento são tão mágicos para criar esse patrimônio consolidado. Você pretende viver com o mínimo para a sobrevivência? Mais uma vez, estou assumindo as coisas. Você não diz que carreira pretende segui. Logo te vejo como chão de fábrica no japão. Já pesquisou o salário e o custo de vida nos piores cenários? Como raios você vai investir de 30 a 50% de seu salário? Ainda que você tivesse 20 anos, diria que você está metendo os pés pelas mãos. Só o fato das 5 primeiras metas terem um prazo tão curto e serem tão rígidas já é um sinal preocupante. Muito boa a sua resposta, vou passar um pouco mais de informações. Atualmente tenho 26 anos, moro com minha mãe e meus custos de vida giram em torno de R$ 1.500,00. Basicamente, tudo o que recebo eu gasto: uma parte para ajudar nas contas da casa, outra para despesas pessoais e investimentos. Trabalho em uma loja da família, onde realizo diversas funções, desde atendimento online e presencial até atividades financeiras, organizacionais e, se necessário, até serviços braçais, recebendo um salário de R$ 1.500,00. Em relação aos estudos, tenho o ensino médio completo. No entanto, reconheço que tenho dificuldade em concluir o que inicio: já comecei duas faculdades e abandonei ambas, além de ter iniciado e interrompido um curso técnico presencial e outro curso técnico online. Para não dizer que nunca concluí nada, finalizei o curso da AUVP (kkkkkk) e alguns cursos básicos de programação e edição de vídeo. Sobre a pressa em atingir alguns objetivos, também achei essas datas um tanto apressadas e, até certo ponto, irreais na minha opinião. Em relação aos objetivos, por incrível que pareça, esse conceito é algo relativamente novo para mim. Desde que me lembro, nunca tive um objetivo ou sonho claro que desejasse alcançar. Comecei a desenvolver essa mentalidade recentemente, depois da pandemia. Pouco antes dela, entrei em um quadro de depressão, que acredito já carregar há muito tempo, mas que piorou em 2019 a ponto de eu perceber que precisava procurar ajuda psicológica. Passei por alguns psicólogos, e dois deles realmente me agradaram e me ajudaram. Um deles eu estava frequentando até a pandemia; porém, infelizmente, essa profissional se mudou e eu precisei buscar outro acompanhamento, pois prefiro atendimentos presenciais a online. Atualmente estou com uma psicóloga que tem me proporcionado uma melhora bastante perceptível. Uma parte relevante desse desenvolvimento pessoal também veio com a AUVP e com o Raul, depois que o conheci. Desenvolvi valores e pensamentos que hoje considero essenciais para mim, e comecei a ter uma perspectiva de futuro, além de passar a desejar objetivos e sonhos. Os que estão na minha cabeça no momento são: aumentar o salário, trocar de moto, morar no Japão (ou pelo menos visitar o país para ver se realmente desejo morar lá) e ter uma reserva financeira para aproveitar a vida quando meus pais e familiares não estiverem mais presentes. Sobre a troca de moto: embora eu tenha a intenção de ir ao Japão, a troca é necessária para resolver um problema imediato. Minha moto atual gera muito custo e é pouco utilizada, passando mais tempo na oficina do que comigo. Gostaria de uma moto mais nova, que exigisse menos manutenção. Afinal, minha moto já está completando quase 20 anos (kkkkkkk). Em relação ao estudo da língua japonesa, concordo que é possível aprender muito com materiais gratuitos, mas reconheço que pagar por aulas pode oferecer um aprofundamento que o gratuito não proporciona, ou proporciona de forma mais lenta. No entanto, por enquanto, considero o japonês uma prioridade secundária, para que eu possa manter o foco no que é mais importante neste momento. Sobre minha formação, posso dizer que sei "um pouco de tudo e tudo de nada" (risos). Tenho conhecimentos básicos em edição de vídeos, programação, Power BI, planilhas, finanças, atendimento ao cliente, entre outros — habilidades que fui desenvolvendo enquanto trabalhava na loja e tentava aprender de tudo um pouco.
Kevin Fernandes Alves Postado 10 horas atrás Author Postado 10 horas atrás 6 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse: Lá vem o otaku kkkkkk se vc quer a moto para final de 2026, vale a pena querer se mudar para o japão em 2027? não que a moto seja um obstáculo, mas seria apenas 1 ano de uso. Pensei nisso também infelizmente. Tenho uma amiga que é filha de japones, mas br... foi para lá com intenção de trabalhar com estética, mas ficou em fabrica mesmo. Hoje ela voltou para o brasil já. É bem isso mesmo! Ala o otaku kkkkkkk, por mais que seja meio vergonhoso, foi uma bela válvula de escape para mim, juntamente com a música. Sobre a moto, está passando mais tempo na mecânica do que na minha garagem. Daqui a pouco ela atinge a maioridade até no Japão kkkkkkkk. Em relação à viagem, reconheço que, nos tempos atuais, ela parece um pouco irreal. Ainda preciso aprender japonês, me aprimorar profissionalmente para tentar uma vaga lá e, antes de pensar em morar, gostaria de visitar o país para confirmar se é isso mesmo que quero. Como nunca fui de ter sonhos ou objetivos claros, esses são os primeiros que estou tentando levar a sério, mas ainda tenho um pouco de receio se é realmente esse o caminho que desejo seguir. Sobre o Japão, eu ouvia muitas críticas negativas, mas depois de consumir muito conteúdo percebi que nem tudo é verdade. Claro, o Japão não é perfeito, mas também não é esse "bicho-papão" que pintam. O fator que mais me atrai é a segurança. Me pega muito a ideia de poder sair de madrugada do trabalho ou de uma festa sem medo de ser roubado, onde o maior perigo é aparecer um demônio vindo do meio do mato kkkkkkkk. Além disso, como sou otaku, não apenas de animes, mas admirador do ambiente, da cultura e da incrível mistura de tradição com modernidade, sinto ainda mais vontade de conhecer e, quem sabe, viver essa experiência.
Kevin Fernandes Alves Postado 10 horas atrás Author Postado 10 horas atrás 1 hora atrás, Ademilton Carvalho disse: O cara tem o sonho de morar fora, mas sem qualidade de vida nenhuma. Justo o pais que é conhecido por trabalhar duro e se matar de trabalhar (literalmente). Já pensei em morar no japão, mas hoje em dia eu me toquei que é muito melhor ir turistar. Já vi muitas coisas sobre o Japão, mas acredito que não seja tudo tão preto no branco assim. Acho que depende muito de caso para caso. Vi muitos relatos negativos, mas também encontrei alguns — poucos — que falam bem, e, sinceramente, os que falam bem me convenceram mais do que a maioria que fala mal. Porém, como nunca estive lá, ainda não posso ter certeza.
Kevin Fernandes Alves Postado 10 horas atrás Author Postado 10 horas atrás 6 horas atrás, Moroni Rolim disse: @Kevin Fernandes Alves sonhe alto, se coloque a altura dos seus sonhos, se qualifique, aprenda a lidar com a frustração e não tenha medo de recalcular a rota. Cuidado com a ansiedade do mundo atual. Cultive bons hábitos. Cada escolha conta. Os anos passarão quer você queira ou não, quer você se prepare ou não. Vai pra cima. Obrigado, vou tentar pôr tudo isso em prática. 1
Recommended Posts