Rafael Moura#9538 Postado 6 horas atrás Postado 6 horas atrás Fala pessoal da baguncinha, todos bem? Ja peco desculpas pela falta de acentos, mas meu teclado eh de UK e eu nao estou pensando em muda-lo ainda... rsrsrs Levantei esse topico para pedir um auxilio e quem sabe auxiliar outros na mesma situacao. Morava e trabalhava fora do pais, mais especificamente na Irlanda, e recentemente consegui voltar a morar no Brasil, mas mantendo a minha condicao de trabalho com contrato com essa empresa Irlandesa. Declaro todos os meus impostos na Irlanda, assim como mantenho parte da minha reserva em minha conta irlandesa tb. Nunca dei saida do Brasil, e tb nunca tive problemas de cair em malha fina. Simplesmente nao declaro imposto no Brasil desde 2016 quando sai do pais. Faco remessas frequentes para o Brasil de aproximadamente 10k reais por mes. Here we go... Sei que existe acordos bilaterais de nao dupla-tributacao, para justamente cobrir pessoas em situacao parecida com a minha, pois eu trabalho e pago impostos em outro pais, mas moro no Brasil, o que ao meu ver, eh muito benefico ao pais ja que trago dinheiro estrangeiro e gasto aqui. Porem, a Irlanda ainda nao eh um desses paises com esse acordo de nao dupla-tributacao, e parece que tecnicamente, eu deveria pagar impostos novamente aqui. O que, para a surpresa de 0 pessoas, eu nao o faco. Quem em sa consciencia seria feliz sabendo que paga imposto 2 vezes?!?! hahahah (Nao estou incentivando ngm a nao obedecer o fisco Brasileiro, ateh pq eu nem tenho ctz absoluta sobre todas essas informacoes.) Enfim, eu nao tenho muito medo, pois parece que os paises ja reconhecem que essa situacao de ter pessoas vivendo no pais, mesmo que nao recolhendo imposto na fonte, eh uma situacao vantajosa e aparentemente, essa eh mais uma questao burocratica, pois esses acordos bilateirais nao devem ser tao simples. Mas isso tudo eh baseado soh em minhas pesquisas e com ajuda de um contador que eu conheco. Alguem com esse conhecimento ou em alguma situacao parecida que possa colaborar?
Recommended Posts