Jump to content
  • 0

Você já se sentiu culpado por ter dinheiro?

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal, é uma pergunta idiota, mas é uma coisa que me assolou em algum momento, vocês já se sentiram culpados por ter dinheiro?

Eu não tenho uma renda alta, considerada essa comunidade, a minha renda é aproximadamente 16k/mês (sem contar a renda da minha esposa). Mas eu trabalho muito, tipo tenho dois empregos e tenho uma empresa onde atendo alguns clientes (minha ideia é a empresa suprir a minha renda futuramente e eu poder me dedicar somente a ela).

O que to querendo dizer, é que as vezes me sinto culpado quando vejo outros membros da minha família ou da família da minha esposa com dificuldades financeiras e etc...

A questão é que não ganho o suficiente pra sustentar mais de uma família, eu moro em SP o custo de vida aqui é absurdamente alto, ainda tenho minhas finanças pra proteger (futuro) não tenho patrimônio consolidado, nem casa própria eu tenho ainda. Ajudo no que posso, mas as vezes sinto que é insuficiente é uma coisa complicada, mais um desabafo mesmo. Quando compro algo caro que quero muito (guardo dinheiro pra não precisar parcelar) fico com isso na cabeça, as vezes gasto a renda do mês de algumas pessoas com algo que quero, é complicado. Não tenho vida de luxo, mas é que minha família é pobre mesmo, basicamente uma renda de aprox 2k.

Recommended Posts

• 0
Postado
7 horas atrás, Michel Akio Fukuda disse:

Bom dia! Olhando esse trecho aqui, vc deveria se sentir merecedor do que vc tem hoje e não culpado na minha opinião. Uma pessoa que trabalha tanto assim e ter o resultado que vc tem é fruto de todo o esforço e abrir mão do que os outros não estão dispostos a abrir. 

Com isso quero dizer que vc deveria se sentir orgulhoso de tudo que vc conseguiu conquistar até o momento, pq isso foi graças ao que vc decidiu fazer, de não se acomodar e apoio de quem te acompanhou. Vc não consegue controlar o que as outras pessoas fazem e isso só depende delas mesmo, o seu papel no máximo é ajudar quando necessário se são pessoas importantes e que te fazem bem. Não estou falando em dar dinheiro e sim auxiliar elas a saírem do buraco, mas elas só saem do buraco se tiverem a força de vontade de se fuder mto até chegar onde elas querem.

O ponto aqui é vc não consegue controlar os outros, e o sacrifício de hj PODE (pode pq n é garantido rs) ser a bonança do futuro e isso é algo que é difícil para muitas pessoas levarem para a vida pq o imediato parece sempre tomar a prioridade.

Eu realmente tenho muito orgulho de onde cheguei, principalmente considerando meu ponto de partida. Cara, a força de vontade das pessoas pelas quais eu sinto é praticamente nula. To me livrando desse sentimento de culpa, é que acontece em alguma situações especificas.

Mas a principal questão é a seguinte, pessoal reclama demais e faz de menos, o problema é muito a mentalidade, viver como se tivesse condenado a pobreza e não só de dinheiro, mas de espírito. Observando e analisando a situação de forma fria e calculista (tipo Thomas Shelby) não tem porque ter culpa. O problema é o emocional, isso que é foda,

• Criar novo...