Jump to content

Recommended Posts

Caros colegas... tava assistindo a 3a aula do módulo 3 sobre Tesouro e nela o Raul explica bastante sobre inflação etc.
Fiquei com um questionamento e queria deixar essa provocação aqui pra gente discutir...
Falamos tanto sobre a democratização do ensino de finanças pessoais, que o brasileiro deve aprender a investir etc. (coisa que sou super a favor inclusive)
Mas depois de assistir a aula fiquei me perguntando... o que aconteceria se tds os brasileiros investissem e chegassem ao 1o milhão?
Pelo que eu vi, a inflação iria corroer o patrimônio de td mundo e ai seria necessário ser bilionário...
A reflexão que fica é essa... tem realmente espaço p todo mundo ser rico???
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Acredito que a diferença entre classes econômicas nunca vá acabar, o que eu gostaria que acabasse é a diferença absurda entre a classe mais pobre a mais rica, pois vejo que os que estão na "base" da pirâmide não possuem uma vida digna.

Quanto à inflação, eu acredito que havendo um equilíbrio não é o problema central. Pelo que entendi, até a deflação de forma prolongada poderia causar problemas como falta de aquecimento na economia.
Tem o outro lado, de que a inflação é utilizada como uma desculpa para aquecer a economia, mas eu não sei opinar sobre isso ainda.
(Espero que eu tenha conseguido me expressar).
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Se todos os brasileiros investissem, estaríamos falando de milhões de brasileiros começando a empreender, a economia cresceria, não seria um dinheiro artificialmente colocado na economia, adicionado aleatoriamente, seríamos o país mais rico do planeta, afinal, não existe nenhum país com uma população tão rica.
Se quiser ver como isso é possível, pesquise sobre Singapura, por lá existe 1 milionário para cada 35 pessoas. O cenário não é NADA apocalíptico, é uma maravilha inclusive.

Mas não é porque alguém SABE investir que vai chegar em 1 milhão de reais, nunca vai existir algo que toda a população faça, espaço tem para todo mundo, só não vai acontecer.
A economia não é LIMITADA, ela CRESCE, é possível GERAR riqueza, mas mesmo que todo mundo soubesse a fórmula, não fariam, é como ter um corpo bonito, esse conhecimento é público, ter uma alimentação saudável, fazer exercícios, agora repare: Quantas pessoas você conhece que estão fazendo isso?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Não, nunca aconteceria, para as pessoas ficarem ricas com Investimentos, significa que estão inserindo dinheiro nos IPOs, aumentando a produção nacional, as ações tem um número limitado, não daria para 200 milhões de pessoas investirem hoje sem termos um maior número de IPOs, a economia cresceria de modo geral, os preços não subiriam.
Lembre-se que ao investir, você não está CRIANDO dinheiro, a empresa está lucrando e te pagando, vem da economia real, é uma sociedade em um negócio de verdade.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...