Jump to content

Pergunta

Postado

Para tentar resolver essa questão, fiz um cálculo de comparação entre os dois investimentos de acordo com um terreno que meu pai comprou. Vou colocar os dados e o raciocínio que usei, e a conclusão me surpreendeu.

Terreno comprado em Janeiro de 2009, por R$ 47.500
Corrigindo pela inflação, hoje isso valeria R$ 139.911,46
Hoje o terreno vale aproximadamente R$ 250.000,00
Ou seja, esse investimento teve o retorno de R$ 110.088,54 (em valor atual)

Simulando um investimento de renda fixa através da calculadora de JC da AUVP, temos:
Valor inicial: R$ 47.500
Anos: 16
Valor final: R$ 162.732,28
Como a calculadora de JC já corrige a inflação, esses 162k são com o poder de compra de 2009, sendo assim necessário corrigir a inflação.
Corrigido: R$ 479.328,66
Ou seja, esse investimento teve o retorno de R$ 316.596,38 (em valor atual)

Concluindo, por esse cálculo, o investimento em renda fixa seria 287% melhor do que o em imóvel... rs

Meu pai acredita muito nos investimentos em imóvel, muito mais que qualquer outro, (embora ele não tenha estudo sobre o assunto, é apenas uma opinião que adquiriu ao longo da vida), e por isso acha que a conta está errada.
Também me surpreendi bastante com o resultado e estou na dúvida se me equivoquei em alguma parte.

Poderiam me ajudar conferindo se o cálculo está correto?

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
13 minutes ago, Márcio Valim disse:

Para tentar resolver essa questão, fiz um cálculo de comparação entre os dois investimentos de acordo com um terreno que meu pai comprou. Vou colocar os dados e o raciocínio que usei, e a conclusão me surpreendeu.

Simulando um investimento de renda fixa através da calculadora de JC da AUVP, temos:
Como a calculadora de JC já corrige a inflação, esses 162k são com o poder de compra de 2009, sendo assim necessário corrigir a inflação.

Concluindo, por esse cálculo, o investimento em renda fixa seria 287% melhor do que o em imóvel... rs

Meu pai acredita muito nos investimentos em imóvel, muito mais que qualquer outro, (embora ele não tenha estudo sobre o assunto, é apenas uma opinião que adquiriu ao longo da vida), e por isso acha que a conta está errada.
Também me surpreendi bastante com o resultado e estou na dúvida se me equivoquei em alguma parte.

Pelo que você descreveu, seus cálculos parecem estar corretos. O investimento em renda fixa, ao longo do tempo e com a correção da inflação, realmente apresenta um retorno significativamente maior do que o investimento em imóveis, de acordo com os dados que você forneceu.

Pode ser útil considerar algumas variáveis que não foram abordadas, como:

Liquidez: Imóveis geralmente têm menor liquidez do que investimentos em renda fixa.

Riscos: O mercado imobiliário pode ser volátil e os preços podem variar dependendo de fatores econômicos, localização, etc.

• Brabo 2
  • 0
Postado
53 minutes ago, Márcio Valim disse:

Meu deus, não imaginava uma diferença tão absurda 😐

Quero muito comprar meu primeiro apartamento. Hoje moro de aluguel e também trabalho no meu apartamento, então não posso sair de um certo padrão de bairro, então acabo gastando bastante de aluguel, fazendo os calculos: não seria viavel morar em um lugar mais barato e pagar um office por fora, seria mais caro.

Então reduzi o valor do meu investimento no meu trabalho, para aumentar meu lucro. Estou nesse apartamento já tem um ano e tem dado certo por hora, mas me sinto presa aqui de certa forma. Se eu viajar por 2 semanas fico pensando "socorro, estou pagando um aluguel caro e não estou lá por 14 dias. Jesus misericórdia"

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Márcio Valim disse:

Fala Márcio, bom?

Meu pai também acredita muito no investimento de imóveis, e não o culpo, antigamente tinha-se poucas opções. 
Recentemente estive fazendo basicamente o mesmo cálculo. Aqui vão minhas opiniões sobre a conclusão que cheguei:

Sobre seu cálculo: Calculei basicamente a mesma coisa, então o resultado do valor atual corrigido pela inflação se tornou uma referência (lembrando que você pode não vender nesse valor).

Valor de mercado atual: Além do cálculo, sugiro fazer uma pesquisa sobre imóveis semelhantes à venda na região para ver se o mercado está melhor/pior que o resultado da correção pela inflação. Fazendo isso eu cheguei em um preço de venda aceitável.

Interesse pessoal: Agora é completamente opinião pessoal. Pra mim, o terreno oferece algumas opções futuras, dependendo do crescimento da região, pode se tornar uma boa opção de venda para fins específicos (residencial, comercial, estacionamentos, etc.). Considere isso na avaliação. E caso decida vender, não tenha pressa, liquidez de imóveis é bem baixa mesmo... E sei como é tentador imaginar os juros que está ganhando na conta de investimentos aplicados no montante da venda do imóvel, rsrs.

• 0
Postado
8 horas atrás, Rafael Alves Andrade Ferreira disse:

Fala Márcio, bom?

Meu pai também acredita muito no investimento de imóveis, e não o culpo, antigamente tinha-se poucas opções. 
Recentemente estive fazendo basicamente o mesmo cálculo. Aqui vão minhas opiniões sobre a conclusão que cheguei:

Sobre seu cálculo: Calculei basicamente a mesma coisa, então o resultado do valor atual corrigido pela inflação se tornou uma referência (lembrando que você pode não vender nesse valor).

Valor de mercado atual: Além do cálculo, sugiro fazer uma pesquisa sobre imóveis semelhantes à venda na região para ver se o mercado está melhor/pior que o resultado da correção pela inflação. Fazendo isso eu cheguei em um preço de venda aceitável.

Interesse pessoal: Agora é completamente opinião pessoal. Pra mim, o terreno oferece algumas opções futuras, dependendo do crescimento da região, pode se tornar uma boa opção de venda para fins específicos (residencial, comercial, estacionamentos, etc.). Considere isso na avaliação. E caso decida vender, não tenha pressa, liquidez de imóveis é bem baixa mesmo... E sei como é tentador imaginar os juros que está ganhando na conta de investimentos aplicados no montante da venda do imóvel, rsrs.

Rafael, não entendi.

Minha pergunta era apenas se o cálculo estava correto, ou se me equivoquei em alguma parte.

Você quer dizer que o cálculo está correto e por isso tenho que aumentar o valor de venda no imóvel, pois pelos dados que forneci ele está muito baixo?

Confesso que não entendi o que você quis dizer.

• Criar novo...