Para tentar resolver essa questão, fiz um cálculo de comparação entre os dois investimentos de acordo com um terreno que meu pai comprou. Vou colocar os dados e o raciocínio que usei, e a conclusão me surpreendeu.
Terreno comprado em Janeiro de 2009, por R$ 47.500
Corrigindo pela inflação, hoje isso valeria R$ 139.911,46
Hoje o terreno vale aproximadamente R$ 250.000,00
Ou seja, esse investimento teve o retorno de R$ 110.088,54 (em valor atual)
Simulando um investimento de renda fixa através da calculadora de JC da AUVP, temos:
Valor inicial: R$ 47.500
Anos: 16
Valor final: R$ 162.732,28
Como a calculadora de JC já corrige a inflação, esses 162k são com o poder de compra de 2009, sendo assim necessário corrigir a inflação.
Corrigido: R$ 479.328,66
Ou seja, esse investimento teve o retorno de R$ 316.596,38 (em valor atual)
Concluindo, por esse cálculo, o investimento em renda fixa seria 287% melhor do que o em imóvel... rs
Meu pai acredita muito nos investimentos em imóvel, muito mais que qualquer outro, (embora ele não tenha estudo sobre o assunto, é apenas uma opinião que adquiriu ao longo da vida), e por isso acha que a conta está errada.
Também me surpreendi bastante com o resultado e estou na dúvida se me equivoquei em alguma parte.
Poderiam me ajudar conferindo se o cálculo está correto?
Pergunta
Márcio Valim
Para tentar resolver essa questão, fiz um cálculo de comparação entre os dois investimentos de acordo com um terreno que meu pai comprou. Vou colocar os dados e o raciocínio que usei, e a conclusão me surpreendeu.
Terreno comprado em Janeiro de 2009, por R$ 47.500
Corrigindo pela inflação, hoje isso valeria R$ 139.911,46
Hoje o terreno vale aproximadamente R$ 250.000,00
Ou seja, esse investimento teve o retorno de R$ 110.088,54 (em valor atual)
Simulando um investimento de renda fixa através da calculadora de JC da AUVP, temos:
Valor inicial: R$ 47.500
Anos: 16
Valor final: R$ 162.732,28
Como a calculadora de JC já corrige a inflação, esses 162k são com o poder de compra de 2009, sendo assim necessário corrigir a inflação.
Corrigido: R$ 479.328,66
Ou seja, esse investimento teve o retorno de R$ 316.596,38 (em valor atual)
Concluindo, por esse cálculo, o investimento em renda fixa seria 287% melhor do que o em imóvel... rs
Meu pai acredita muito nos investimentos em imóvel, muito mais que qualquer outro, (embora ele não tenha estudo sobre o assunto, é apenas uma opinião que adquiriu ao longo da vida), e por isso acha que a conta está errada.
Também me surpreendi bastante com o resultado e estou na dúvida se me equivoquei em alguma parte.
Poderiam me ajudar conferindo se o cálculo está correto?
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
30/Abr
5
Top Posters For This Question
Márcio Valim 2 posts
Carlos José De Lima Filho 1 post
Luciana De Moura Afonso 1 post
Rafael Alves Andrade Ferreira 1 post
DIAS POPULARES
30/Abr 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Márcio Valim
Para tentar resolver essa questão, fiz um cálculo de comparação entre os dois investimentos de acordo com um terreno que meu pai comprou. Vou colocar os dados e o raciocínio que usei, e a conclusão me
Carlos José De Lima Filho
Pelo que você descreveu, seus cálculos parecem estar corretos. O investimento em renda fixa, ao longo do tempo e com a correção da inflação, realmente apresenta um retorno significativamente maior do
Luciana De Moura Afonso
Meu deus, não imaginava uma diferença tão absurda 😐 Quero muito comprar meu primeiro apartamento. Hoje moro de aluguel e também trabalho no meu apartamento, então não posso sair de um certo padrã
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts