Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite!

Alguém consegue me explicar como declarar ganho de capital com ações nos EUA?

Sendo bem específico, comprei 1 cota de PLTR por $50,27 em SET24 e vendi em JAN25 por $76,99. Sei que não entra nessa declaração de 2024, mas tenho dúvidas sobre a necessidade de recolher impostos aqui no Brasil sobre essa operação.

Desde já grato.

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

@Bruno Luiz Flor Novoa

Todo ganho de capital vc precisa pagar 15% de imposto (a menos q tenha prejuízo para compensar) e colocar na IR do ano que vem. 

O ganho de capital precisa calcular em R$ então precisa converter na PTAX que estava no dia da compra e da venda.

Não cheguei a ver ainda, mas eles atualizaram o modulo de IR que deve ter detalhado como fazer que no antigo tbm ensinava a fazer. 

• 0
Postado
8 horas atrás, Michel Akio Fukuda disse:

@Bruno Luiz Flor Novoa

Todo ganho de capital vc precisa pagar 15% de imposto (a menos q tenha prejuízo para compensar) e colocar na IR do ano que vem. 

O ganho de capital precisa calcular em R$ então precisa converter na PTAX que estava no dia da compra e da venda.

Não cheguei a ver ainda, mas eles atualizaram o modulo de IR que deve ter detalhado como fazer que no antigo tbm ensinava a fazer. 

Tem certeza disso Michel?

Pois nas ações nacionais, se não for day trade, o imposto só é devido se tiver venda superior a 20k no mês.

• 0
Postado
On 02/05/2025 at 06:10, Artur Barbosa disse:

Tem certeza disso Michel?

Pois nas ações nacionais, se não for day trade, o imposto só é devido se tiver venda superior a 20k no mês.

Mas ai vc está falando de ações nacionais, a pergunta do Bruno é sobre ações internacionais e nas ações internacionais essa regra não se aplica. 

• 0
Postado
1 hour ago, Michel Akio Fukuda disse:

Mas ai vc está falando de ações nacionais, a pergunta do Bruno é sobre ações internacionais e nas ações internacionais essa regra não se aplica. 

Sim, eu sei, até coloquei no meu texto. Só perguntei se tem certeza e fiz uma analogia.

• 0
Postado

@Michel Akio Fukuda, você está certo.

A venda de ações nos EUA por residentes fiscais no Brasil envolve implicações tributárias tanto nos EUA (tributação internacional) quanto no Brasil (tributação nacional). Abaixo explico ambos os aspectos:

---

1. Impostos nos EUA

a. Imposto sobre Ganho de Capital:

Investidores estrangeiros (como brasileiros) normalmente não são tributados nos EUA sobre ganho de capital com ações de empresas americanas, desde que não sejam considerados “U.S. persons”.

Isso vale para negociações em corretoras como Charles Schwab, TD Ameritrade, etc.

Exceção: Se o investimento for em ativos imobiliários (ex: REITs), pode haver retenção.

b. Imposto sobre Dividendos:

Dividendos pagos por empresas dos EUA são tributados na fonte a 30%.

No entanto, devido ao acordo Brasil-EUA, essa alíquota pode não ser reduzida (os EUA não têm acordo de bitributação com o Brasil, apenas de troca de informações).

---

2. Impostos no Brasil

Você deve informar e pagar impostos no Brasil, independentemente de ter ou não sido tributado nos EUA.

a. Ganho de Capital:

Se vender ações com lucro, você deverá pagar imposto sobre o ganho.

Alíquotas:

15% sobre ganhos até R$ 5 milhões.

17,5% até R$ 10 milhões.

20% até R$ 30 milhões.

22,5% acima de R$ 30 milhões.

O imposto é devido até o último dia útil do mês seguinte à venda, via DARF (código 8523).

b. Isenção:

Não há isenção de IR para vendas de ações no exterior, mesmo que o total seja inferior a R$ 20 mil no mês (essa regra vale só para ações brasileiras).

c. Imposto sobre Dividendos:

Os dividendos recebidos do exterior são tributáveis no Brasil na forma de “rendimentos recebidos do exterior”.

Você deve incluí-los no Carnê-Leão mensal, com alíquotas progressivas até 27,5%.

d. Conversão de Moeda:

Para apuração do imposto, o valor da compra e venda das ações deve ser convertido para reais usando o câmbio PTAX da data da operação (compra e venda separadamente).

---

3. Declaração Anual no Imposto de Renda

Você deve declarar seus ativos no exterior na ficha “Bens e Direitos”, e os rendimentos e ganhos de capital nas fichas correspondentes.

É importante manter controle de:

Datas de compra e venda

Valores em dólares e em reais

Comprovantes de dividendos e corretagens

• Criar novo...