João Barros#1434 Postado Sexta-feira às 05:20 Postado Sexta-feira às 05:20 Fala rapaziada, Atualmente tenho 28 anos, casado com uma mulher maravilhosa. Queremos talvez ter filhos e o que pinga na nossa conta todo mês gira em torno de 10.2k. Nosso sonho: Uma casa própria, que no padrão e localização que gostaríamos, hoje custa entre R$800.000 a 1.000.000, então vamos considerar R$900.000 Um carro confortável e espaçoso, hoje custa em torno de R$120.000 Um sitio, nada maior que 3 hectares (30k m2), com um bom pomar formado, piscina, fonte de água própria, no máximo a 2 horas de distância da nossa casa, hoje custa em torno de R$500.000 a 700.000, então vamos considerar R$600.000 Um mensal para custear manutenções disso tudo, custear nossas vidas, conseguir trocar de carro a cada 4/5 anos, pelo menos uma viagem por ano, acredito que hoje seria por mês R$13.000 Então em: Patrimônio físico: R$1.620.000 Patrimônio financeiro: considerando render 0.9% ao mês + reinvestir 30% do mensal para manter o poder de compra, R$2.000.000 Totalizando: R$3.620.000 Considerando que hoje temos cerca de R$280.000 acumulados e estamos aportando 3.500 por mês, utilizando a calculadora do Raul com os 8% a.a , conseguiríamos atingir tal marca daqui a 22 anos. Agravantes que podem acontecer no meio do caminho é, Deus me livre e guarde, por algum motivo perder essa condição de aportar 3.5k por mês, ou se decidirmos ter filhos, que com certeza afetaria o mensal também. O que acham? Algo parecido com o seu sonho? Forte abraço! 3
Felipe Carvalho Ataides Postado Domingo às 18:06 Postado Domingo às 18:06 Fala João, tudo bem? Seu planejamento está muito bom! Acho que os custos dos possíveis filhos deve ser compensado pelo aumento de renda do casal. Eu consideraria um patrimônio financeiro um pouco maior pra não ter que economizar com o plano de saúde ou viagens. Espero que seus sonhos virem realidade e boa sorte! 3
João Barros#1434 Postado Domingo às 19:35 Author Postado Domingo às 19:35 @Felipe Carvalho Ataides Simulei esse valor de 13k por mês com o seguinte cenário: - gasto médio atual 7.5k por mês (hoje eu e minha esposa vivemos em um ap quitado e possuímos um carro) - plano de saúde 2k (não temos esse gasto hoje por conta da empresa) - 1.2k (Uma viagem de 15k por ano) - 1k por mês de custo para manter o sitio de 3hec Totalizando 11.7k , joguei 13k ficando com 1.3k como margem de erro. Não coloquei custeio mensal com o carro porque como já temos um hoje, esse gasto já está embutido no gasto médio mensal atual. Fato é que se tivermos a chegada de filhos, teríamos que rever esse planejamento 2
Morgan Fardo Postado Domingo às 20:23 Postado Domingo às 20:23 Antes de ler meu comentário, saiba que não quero estragar teu sonho, apenas que reflita um pouco... Eu nunca tive chácara, nem sítio, mas o que ouço de pessoas que já tiveram é que com chácara tu tem 2 alegrias, uma quando compra e outra quando vende... No imaginário é muito legal, eu também adoraria ter um sitio, 3 hectares, água, pomar, e etc... mas na prática são 30 mil m2 para fazer mantutenção. Você vai passar o fim de semana inteiro trabalhando: tem que cortar a grama, tratar o pomar periodicamente, aspirar a piscina diariamente e colocar cloro toda semana, varrer as folhas que caem das árvores, etc... Pelo menos aqui na minha região, é comum roubarem as casas durante a semana quando não tem ninguém habitando lá. Você pode colocar um caseiro, mas ai teria o custo do caseiro, teria que construir uma casa para ele, tem o salário mais o risco de processo trabalhista, etc... Um local assim é o ideal se você puder trabalhar remoto e se mudar para lá para viver lá 24/7. Ai sim é o paraíso. Não sei como é na sua região, mas talvez tenha algum condomínio de casas ou de chácara com terrenos de 1000 a 10mil m2 na própria cidade ou até meia-hora de deslocamento. Nesse caso poderia ter a qualidade de vida do sitio, mais perto do trabalho, nem que custe 1,5 milhão, que seria o preço da casa+sitio. E 1000m2 parece pouco, mas não é. 3
Barbara Valeria De Abreu Lavor Postado Domingo às 22:20 Postado Domingo às 22:20 Fala, João! É parecido com meu sonho também. A diferença é que penso só em um terreno grande com quintal. Acho que sítio é muito grande para a minha disposição de cuidar porque eu sou mais comedida com trabalhos de jardinagem, horticultura, manejo e afins. Também usei a calculadora do Raul e sites de imobiliárias. Siga firme e forte nos seus objetivos! Se for o caso de redesenhar os sonhos, redesenha. Mas isso aí já dá pra imprimir, pregar no espelho, desejar bom dia pro futuro e ter ânimo. 2
João Barros#1434 Postado Domingo às 22:30 Author Postado Domingo às 22:30 @Morgan Fardo Valeu demais o relato e tudo que você citou é bem a verdade! Meus pais possuem um pedacinho de terra, e todas essas dificuldades que você comentou acontecem realmente. É que não detalhei tudo, mas a ideia é adquirir o sítio mas ao final da vida mesmo (com a devida condição), momento este que poderíamos nos dedicar a ele. E aí era só viver a vida de renda dos investimentos e terminar de criar os menino, ô vida boa! hahahahahhahhhh Eu e minha esposa somos do interior, já fizemos algumas viagens para destinos diferentes de roça, mas sempre tentamos vincular para algo do tipo, porque gostamos demais dessa vida próxima do mato. Eu e ela já temos o costume do manejo deste tipo de lugar e todo esse trabalho que comentou, por conta das nossas famílias. Se conseguíssemos nos aposentar financeiramente, sinceramente, seria uma delícia de vida poder fazê-lo todos os dias kkkkkk Sem falar das teorias apocalípticas que temos, e que seria vital termos uma área assim, principalmente com água e energia própria, com uma área cultivável. Mas aí é conversa pra outro dia hahahahahahhah 1 1
Andrei Vivian Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás 19 horas atrás, João Barros#1434 disse: @Morgan Fardo Valeu demais o relato e tudo que você citou é bem a verdade! Meus pais possuem um pedacinho de terra, e todas essas dificuldades que você comentou acontecem realmente. É que não detalhei tudo, mas a ideia é adquirir o sítio mas ao final da vida mesmo (com a devida condição), momento este que poderíamos nos dedicar a ele. E aí era só viver a vida de renda dos investimentos e terminar de criar os menino, ô vida boa! hahahahahhahhhh Eu e minha esposa somos do interior, já fizemos algumas viagens para destinos diferentes de roça, mas sempre tentamos vincular para algo do tipo, porque gostamos demais dessa vida próxima do mato. Eu e ela já temos o costume do manejo deste tipo de lugar e todo esse trabalho que comentou, por conta das nossas famílias. Se conseguíssemos nos aposentar financeiramente, sinceramente, seria uma delícia de vida poder fazê-lo todos os dias kkkkkk Sem falar das teorias apocalípticas que temos, e que seria vital termos uma área assim, principalmente com água e energia própria, com uma área cultivável. Mas aí é conversa pra outro dia hahahahahahhah 22 horas atrás, João Barros#1434 disse: @Felipe Carvalho Ataides Simulei esse valor de 13k por mês com o seguinte cenário: - gasto médio atual 7.5k por mês (hoje eu e minha esposa vivemos em um ap quitado e possuímos um carro) - plano de saúde 2k (não temos esse gasto hoje por conta da empresa) - 1.2k (Uma viagem de 15k por ano) - 1k por mês de custo para manter o sitio de 3hec Totalizando 11.7k , joguei 13k ficando com 1.3k como margem de erro. Não coloquei custeio mensal com o carro porque como já temos um hoje, esse gasto já está embutido no gasto médio mensal atual. Fato é que se tivermos a chegada de filhos, teríamos que rever esse planejamento e ae joão ! cara citei esses dois posts pra falar que meus sonhos são bem similares, também tenho 28 anos e quero ter uma sitio de 2 a 3 hectares ( importante ser no mínimo 2 pra poder escriturar e fugir de rolos....), a maior diferença é que hoje sou um recém solteiro e não planejei dividir essas aquisições com ninguém, sei que pra isso vou ter que trabalhar dobrado mas estou disposto a a me esfolar pela causa! hahahaha quanto a valores a minha simulação conta um patrimônio de 1,2 mi pra adquirir todos os bens, (sitio, carro funcional, carros pra diversão, e casa pra futura família) e um custo de manutenção mensal de 11 k, da mesma forma dos sonhos os valores também ficaram similares, no meu caso um pouco reduzido pois considerei os preços na cidade onde moro e pretendo ficar, como ela tem só 3.5k de habitantes tudo fica mais barato ! 1
Recommended Posts