Jump to content
  • -1

Fui convidado por uma loja

Pergunta

Postado

Olá, pessoal!  

Recentemente fui convidado a conhecer uma loja maçônica na minha cidade e estou considerando a possibilidade de ingressar. O custo inicial é de R$2.500, além de uma mensalidade entre R$180 e R$300.  

Tenho interesse no desenvolvimento pessoal e nas oportunidades que essa experiência pode proporcionar, mas também quero avaliar se essa decisão faz sentido do ponto de vista financeiro. Além dos custos mencionados, fui informado que há gastos eventuais, mas não tenho muitos detalhes.  

Alguém aqui já passou por essa experiência ou tem conhecimento sobre os custos envolvidos? Vale a pena o investimento, ou é um compromisso financeiro que exige maior cautela?  

Agradeço desde já pelas opiniões e conselhos!  

• Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Eu usaria de TODA a cautela nisso. Sem entrar no mérito específico da maçonaria estamos cheios de legendários, coaches e the king the power the best por aí. Cai quem quiser... 80 mil pra subir a montanha e "ser homem".

O que exatamente acha que isso vai te proporcionar? Networking, amizades, enfim, seja bem específico no que queres receber e avalia se "o preço" vale a pena... estou por fora desse mercado.

Agora, auto-desenvolvimento, crescimento profissional, pessoal e espiritual, super válido. E a era da informação segue a pleno vapor com muita disponibilidade, o que falta é disciplina e vontade. Talvez pagar faça parte de se comprometer, mas eu acho que tem caminhos melhores.

Qualquer tentativa de colocar um "ticket" nesses valores que são bem intangíveis e pessoais eu olharia com muito cuidado, e sendo bem franco, passaria longe.

• 0
Postado

Eu não tenho muito conhecimento sobre maçônica. Mas se fosse entra iria avaliar as dicas abaixo. 

Converse com membros atuais da loja para entender a cultura local

Peça uma estimativa realista de gastos anuais, incluindo os "eventuais"

Veja se é possível participar de alguns eventos como visitante antes de decidir

Avalie se o valor investido não prejudica seus outros objetivos (ex: reserva, investimentos, imóvel, etc.)

• Brabo 1
  • 0
Postado

Cara, a primeira coisa que você precisa ter na cabeça é:

Realmente é uma loja maçom?

A maçonaria, por conta dos mitos sobre ela, virou algo pop e golpista tem em todo lugar. Eu avaliaria isso muito bem. E tem uma outra coisa, você entende realmente o que é a maçonaria? Sabe como funciona e tudo mais? Existem diversos livros que falam sobre isso, pesquisa primeiro, pra ter certeza que não ta se metendo em presepada e/ou caindo em golpe.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Sou suspeito para falar de maçonaria, estou inserido no meio tem um bom tempo, mas vamos lá!

Primeiramente, verifique se a loja que pretende te iniciar é regular. Ela NECESSARIAMENTE precisa fazer parte de um desses 3 órgãos.

https://www.gob.org.br/

https://comab.org.br/

https://cmsb.org.br

Em cada site você encontrará a lista das lojas filiadas, entre e busque o seu estado e depois a sua cidade. 

Caso ela não esteja vinculada a nenhuma dessas 3 que coloquei ai em cima, voce não terá acesso a praticamente nada do que a maçonaria tem a oferecer. (Por exemplo, não será reconhecido como maçom e não poderá frequentar nenhuma loja regular. Ou seja, vai ser maçom de mentirinha).

Se tratando de uma loja regular, os valores estão condizentes. O valor varia por conta dos custos de manutenção do espaço, valores mensais que são doados a alguma instituição de caridade e também pelo valor gasto em comida/bebida após a reunião.

Em relação ao o que esperar, recomendo este video: 

É um canal muito bom, é só ignorar as propagandas e pular as partes de enrolação que pode maratonar sem medo.

No mais, qualquer dúvida pode me perguntar que estarei aqui para responder, na medida do possível. 

• Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...