Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Fala galera! Tenho 28 anos, casado e tenho uma filha. A pretensão é ter mais dois filhos. A patroa é dona de casa, mas pretende trabalhar quando nossa família demandar um pouco menos dela. Pelo fato de ser engenheiro, devo exagerar um pouco nos valores como margem de segurança. Resumindo:

image.png.7a8a0da8e1f9607822a44893c915e858.png

Com o patrimônio atual + aportes mensais devo atingir o objetivo daqui 25 anos, aos 53 anos. Não considerei os custos dos filhos que ainda estão por vir, assim como o possível salário da esposa. É um bom plano, mas espero estar preparado para aproveitar as "sortes" que forem aparecendo ao longo do caminho para encurtar o prazo de realização.

Esqueci de considerar algo? Fique a vontade para contribuir!

Editado por Felipe Carvalho Ataides
  • Brabo 2
Postado

São custos atuais ou é o que você prevê gastar na aposentadoria?

Se forem valores atuais, acho muito alto o valor de R$84.000 de plano de saúde anual. Daria 7 mil reais por mês para 3 pessoas! Mesmo que seja uma estimativa na aposentadoria me parece um pouco alto o valor de 7 mil reais apenas para o casal.

Já as despesas mensais me parecem muito baixas e o lazer muito alto. Seria interessante você explicar melhor o que consta em cada categoria dessas para a gente poder opinar.

• Brabo 1
Postado
1 hora atrás, Morgan Fardo disse:

São custos atuais ou é o que você prevê gastar na aposentadoria?

Se forem valores atuais, acho muito alto o valor de R$84.000 de plano de saúde anual. Daria 7 mil reais por mês para 3 pessoas! Mesmo que seja uma estimativa na aposentadoria me parece um pouco alto o valor de 7 mil reais apenas para o casal.

Já as despesas mensais me parecem muito baixas e o lazer muito alto. Seria interessante você explicar melhor o que consta em cada categoria dessas para a gente poder opinar.

E ai Morgan!

Todos os custos foram projetados para o futuro. Tirando como base custos atuais. Os valores seriam referentes ao poder de compra atual do Real.

O valor de plano de saúde seria para o casal de idosos. Considerei para a categoria 59+. Nesse custo coloquei uma margem de segurança (Considerando que podem haver custos com remédios também). Talvez seria mais interessante nomear este custo como "saúde".

Os custos de água, luz e internet foram considerados dentro do cálculo de custo anual da residência. Além destes, considerei custos como IPTU, manutenção e serviço terceirizado.

As despesas mensais seriam custos com mercado, roupas e outros itens de consumo básico.

Os custos de lazer ficaram altos pois considerei alimentação realizadas em restaurantes. Na velhice, devo levar a patroa para passear com mais frequência. Quem sabe umas aulas de dança :classic_biggrin:

Acho que agora destrinchei melhor a ideia, espero que tenha ajudado!

• Brabo 1
Postado
43 minutes ago, Barbara Valeria De Abreu Lavor disse:

Fala, Felipe! Achei bacana teu cálculo para o sonho e teu objetivo, ao meu ver, é de uma vida tranquila com qualidade. Mas tu pensas em fazer isso na tua cidade? Pergunto porque a localização influencia demais nesses custos, né?
Parabéns pelos planos com a tua família

Então Barbara(se o nome tiver acento, leia com acento), a ideia seria para residir na minha cidade natal(Goiânia).  Para levantar o valor o imóvel, utilizei a OLX e Facebook para encontrar algo similar. A vontade é morar em uma chácara próximo (já que as idas ao médico devem ficar mais frequentes na velhice) à cidade. A casa não seria de luxo, mas o tamanho do lote impacta bastante no valor total do imóvel.

• Brabo 1
  • Criar novo...