Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite a todos aqui.

Afim de contribuir um pouco mais com a comunidade aqui com alguns cálculos que eu fiz, comprarei retroativamente o CDI+, IPCA+ e o %CDI dos últimos anos.

Para mim, a idéia de "contrafluxo" fez sentido, porém mesmo depois do curso eu ainda estava perdido em relação aos valores. O problema surgiu quando comecei a fazer esta comparação...

Segue a tabela de equivalência:

10 anos: (01/2015 a 01/2025):

• IPCA+7     =  147% CDI     =  CDI+4,2%
  • IPCA+6    =   135% CDI     =  CDI+3,1%
  • IPCA+5    =   123% CDI     =  CDI+2,1%
  • IPCA+4    =   111% CDI      =  CDI+1%
  • IPCA+3    =   99% CDI      =  CDI-0,1%

10 anos: (01/2005 a 01/2015):

• IPCA+10  =  126% CDI   =   CDI+4,3%
  • IPCA+8  =  110% CDI   =   CDI+2,3%
  • IPCA+7  =  101% CDI    =   CDI+1,2%

Ou seja, os períodos diferentes tiveram resultados bem diferentes, e isso fica evidente ao olhar o IPCA+7. Isso deixa evidente também que não basta olhar os índices, mas enxergar o cenário econômico geral para o contra-fluxo ser mais efetivo.

Analizando apenas os gráficos e sem olhar o cenário macroeconômico, é possível ver que o motivo para os resultados serem tão diferentes é que no período entre 2005 e 2013 a SELIC estava muito alta apesar da inflação estar baixa, o que fez os 100% do CDI equivaler a quase IPCA+7, enquanto que no período seguinte (2015 a 2025) tivemos períodos com selic muito baixa (2020) mesmo com a inflação alta, então o IPCA+7 deste período equivale a 147% do CDI.

Observando o gráfico ipca x SELIC, me pareceu que o motivo para isto acontecer é, enquanto o IPCA varia rapidamente, a SELIC faz uma curva muuuito suave, o que fez com que o período de 2005 a 2010 tivéssemos uma diferença grande entre os dois índices pois a inflação se manteve relativamente constante por um tempo.

Por esta perspectiva, no momento atual, se a inflação for controlada nos próximos anos, o ideal não seria buscarmos rendas fixas atreladas ao CDI, já que são necessários vários anos até a SELIC cair? Tem alguma interpretação do cenário político e macroeconômico que ajude a tomar esta decisao?

Obs: Isso também me deixou mais evidente que o CDI+4 do banco Master vale muito a pena.

Captura de tela 2025-05-04 214032.png

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Legal sua análise! Mas eu entendo que a lógica do contra-fluxo é boa exatamente por não depender de análises e predições de cenários econômicos, pois isso está fora de nosso alcance, ainda mais no Brasil. É bom lembrar que nos governos Dilma, por exemplo, tivemos uma redução forçada da Selic e também manipulação/artificialização dos índices de inflação, que ocorreu também em outros governos. Então, a questão é comprar inflação quando os índices estão historicamente altos, e CDI quando a Selic está baixa, pois estarão oferecendo a maior amplitude em relação ao CDI. Também os títulos pré no momento de Selic alta, dentro da perspectiva de queda em alguns anos, podem valer mais à pena do que CDI+, pois se travará numa taxa fixa alta. Vale dizer que acho que CDI + 4 no Brasil é uma boa taxa, já que temos historicamente juros/selic altos.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Ah sim, interessante, a lógica então não é exatamente garantir máxima lucratividade, mas diminuir os "riscos" de ficar preso à uma taxa reduzida.

Sim, eu tinha esquecido de ver os títulos pré. Realmente esses sim são mais vantajosos caso a Selic caia. O maior problema que vejo nele é o risco do país desandar e acabar perdendo dinheiro caso a inflação suba ainda mais.

Tenho feito meus últimos investimentos em renda fixa atrelados ao IPCA+ e títulos pré, só estava pensando se não era possível melhorar ainda mais tanto o rendimento quanto a segurança se estudasse um pouco mais o funcionamento desses índices.

Obrigado pela resposta! por essa perspectiva o contra-fluxo faz mais sentido, mas uma coisa que percebo também que não faz sentido pegar IPCA+ com vencimento em curto prazo, tipo 1 ano. Neste caso até um tesouro SELIC valeria mais a pena pelo ritmo de queda da SELIC.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa análise. Eduardo….a grande questão é que o mercado já precifica as taxas antes mesmo da selic cair…e o importante saber que tudo pode acontecer… selic pode ir a 15% mas tb pode ir a 7% ( dependendo do prazo)

se vc travar esse cdi + 4, com o prazo de 5 anos por exemplo…se a selic for a 7, sua taxa ficou a 11%… por isso a importância da diversificação também 

A grande vantagem do ipca é a segurança e proteção contra inflação. 

por exemplo.. no começo do ano existia IPCA+8, tesouro prefixado 15%, semana passada 14%… hoje não tenos ipca+ 7 e prefixado de 13%.. mercado já precificou queda dos juros, embora nessa semana a selic deva aumentar 0,5 %… mas os títulos já estão caindo pq o mercado já precificou queda

Mostrando realmente a importância do contrafluxo

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
23 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

se vc travar esse cdi + 4, com o prazo de 5 anos por exemplo…se a selic for a 7, sua taxa ficou a 11%… por isso a importância da diversificação também 

Sim sim, a diversificação vai me ajudar a proteger o patrimônio. Mas acho que o CDI+4 já protege bem contra a inflação já que se o IPCA subir, a SELIC também vai subir logo depois.

23 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

por exemplo.. no começo do ano existia IPCA+8, tesouro prefixado 15%, semana passada 14%… hoje não tenos ipca+ 7 e prefixado de 13%.. mercado já precificou queda dos juros, embora nessa semana a selic deva aumentar 0,5 %… mas os títulos já estão caindo pq o mercado já precificou queda

Então, essa lógica que acho mais difícil de entender. No gráfico que eu fiz eu não utilizei a "meta Selic", mas a taxa "Selic praticada" para ter um resultado mais real. Se a expectativa é da SELIC cair, posso assumir que a expectativa é também do IPCA cair, certo? Olhando o passado, em 2007 também tivemos um período com a SELIC alta mas em queda, e neste período o tesouro SELIC rendeu tanto quanto o IPCA+7.

Acho que existe um espaço para complementar um pouco o contra-fluxo. Queria usar de ciência de dados para fazer uma árvore de decisão que maximiza o lucro para ver como ficariam as decisões. Só me falta tempo para fazer isso.

Obviamente o passado não vai servir para prever o futuro, mas seria mais para ter outras perspectivas.

Editado por Eduardo Tadashi Mori
  • 0
Postado
21 minutes ago, Eduardo Tadashi Mori disse:

Ah sim, interessante, a lógica então não é exatamente garantir máxima lucratividade, mas diminuir os "riscos" de ficar preso à uma taxa reduzida.

Sim, eu tinha esquecido de ver os títulos pré. Realmente esses sim são mais vantajosos caso a Selic caia. O maior problema que vejo nele é o risco do país desandar e acabar perdendo dinheiro caso a inflação suba ainda mais.

Tenho feito meus últimos investimentos em renda fixa atrelados ao IPCA+ e títulos pré, só estava pensando se não era possível melhorar ainda mais tanto o rendimento quanto a segurança se estudasse um pouco mais o funcionamento desses índices.

Obrigado pela resposta! por essa perspectiva o contra-fluxo faz mais sentido, mas uma coisa que percebo também que não faz sentido pegar IPCA+ com vencimento em curto prazo, tipo 1 ano. Neste caso até um tesouro SELIC valeria mais a pena pelo ritmo de queda da SELIC.

Selic não visualizo com investimento.

em 2020 Selic chegou a 1.9

Curto prazo 1 ano não faz sentido. Imposto máximo, sem magia do juros compostos.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
6 horas atrás, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

Selic não visualizo com investimento.

em 2020 Selic chegou a 1.9

Curto prazo 1 ano não faz sentido. Imposto máximo, sem magia do juros compostos.

Ah sim, concordo, era mais pra ver como até o IPCA+7 pode acabar rendendo somente igual o tesouro SELIC em alguns momentos, no caso de 2005 a 2015, foram 10 anos com o resultado do IPCA+7 quase igualando o tesouro SELIC, então talvez seria melhor procurar mais por pré-fixados que tesouro IPCA+ nesses momentos.

Enfim, estou achando difícil achar esse equilíbrio. No fim estou só deixando algumas coisas só na sorte mesmo.

Editado por Eduardo Tadashi Mori
  • Brabo 1
  • 0
Postado
4 minutes ago, Eduardo Tadashi Mori disse:

Ah sim, concordo, era mais pra ver como até o IPCA+7 pode acabar rendendo tanto quando o tesouro SELIC em alguns momentos, no caso de 2005 a 2015, foram 10 anos com o resultado do IPCA+7 quase igualar com o tesouro SELIC, então talvez seria melhor procurar mais por pré-fixados que tesouro IPCA+ nesses momentos.

Enfim, estou achando difícil achar esse equilíbrio. No fim estou só deixando algumas coisas só na sorte mesmo.

Hahah eh isso o caminho.. diversificar 

• 0
Postado
10 horas atrás, Eduardo Tadashi Mori disse:

Então, essa lógica que acho mais difícil de entender. No gráfico que eu fiz eu não utilizei a "meta Selic", mas a taxa "Selic praticada" para ter um resultado mais real. Se a expectativa é da SELIC cair, posso assumir que a expectativa é também do IPCA cair, certo? Olhando o passado, em 2007 também tivemos um período com a SELIC alta mas em queda, e neste período o tesouro SELIC rendeu tanto quanto o IPCA+7.

Acho que existe um espaço para complementar um pouco o contra-fluxo. Queria usar de ciência de dados para fazer uma árvore de decisão que maximiza o lucro para ver como ficariam as decisões. Só me falta tempo para fazer isso.

Obviamente o passado não vai servir para prever o futuro, mas seria mais para ter outras perspectivas.

A sua análise é interessante, mas acho que em mercados um pouco mais constantes seria mais correta. Como dizem, Brasil não é para amadores e mesmo com IPCA alto, em ano prévio a eleição (e ainda mais no ano de eleição) "milagres acontecem" e pode sim acontecer esse deslocamento de SELIC x IPCA. 

Mas dito isso, eu tendo a pensar da mesma forma que você, SELIC + 4 dificilmente será ruim porque um cenário de IPCA em 7 a 8%, abaixar e manter baixo a SELIC seria quase um suicídio.

• Brabo 1
  • Criar novo...