Jump to content
  • 0

Propriedades que não eram declaradas no IR

Pergunta

Postado

Para não deixar o tópico muito longo, vou resumir que meu pai não podia ter nada no seu próprio nome, a não ser a casa que ele morava, caso contrário o leão abocanharia. Isso também vale para quantias consideráveis em dinheiro. Quando isso aconteceu, ele passou a deixar tudo no nome da minha mãe. Fez essa transferência como se minha mãe tivesse comprado eles do meu pai. 

O problema que mesmo depois do meu pai passar outras posses para o nome dela, minha mãe também nunca declarou nada. Posteriormente minha mãe até começa a trabalhar, passou a ter que declarar por conta dos ganhos anuais, porém também não incluía essas propriedades que meu pai havia passado para o nome dela.

Passados uns 20 anos, meu pai faleceu, e minha mãe vem querendo transformar essas propriedades em dinheiro. Não quer mais cuidar da relação com inquilino, problemática de cuidar desses imóveis etc etc. Só que ela nunca os declarou no IR.

Procurando alguns contadores, todos de certa forma disseram que o melhor a se fazer era lançar uma errata na declaração e sofrer uma multa por isso. No pior dos casos, a receita vai pedir um esclarecimento sobre o porquê de não ter declarado esses imóveis e até um esclarecimento de como minha mãe adquiriu eles.

Alguém já passou por isso? Seria essa a melhor solução?

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

DIAS POPULARES

DIAS POPULARES

0 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

Ninguém respondeu essa pergunta ainda, alguém do time da AUVP vai responde-la em breve.

• Criar novo...