Lourival Aparecido Coelho Postado ontem às 00:43 Postado ontem às 00:43 Vendo aqui aula bônus sobre investimentos em ETFs, me surgiu dúvidas de como declarar o IR dolarizados destes ativos! Qual é o procedimento mesmo? Alguém me esclarece melhor por favor! Grato. 1
0 Carlos Filho Postado ontem às 01:58 Postado ontem às 01:58 1 hour ago, Lourival Aparecido Coelho disse: Vendo aqui aula bônus sobre investimentos em ETFs, me surgiu dúvidas de como declarar o IR dolarizados destes ativos! Qual é o procedimento mesmo? Alguém me esclarece melhor por favor! Grato. @Lourival Aparecido Coelho, tudo certo? Vou te responder com base no que foi ensinado nos materiais da AUVP: 1. Declaração de ETFs no exterior (ex: IVV, VOO, QQQ, etc.) Você precisa fazer duas coisas: Informar os ETFs que você possui na ficha “Bens e Direitos” da declaração de IR. Lá você vai escolher o grupo 04 - Aplicações e Investimentos, código 01 - Depósito bancário em conta corrente no exterior ou 03 - Aplicações em renda variável no exterior, dependendo da corretora. Informe: Nome do ETF. Quantidade de cotas. Valor investido em reais (convertido na data da compra, com dólar PTAX do Bacen). Nome da corretora. Atualize isso anualmente, mesmo se não vender nada. 2. Imposto de Renda (IR) sobre ganhos de capital Se você vender o ETF com lucro, você precisa apurar o ganho e pagar o IR. A alíquota é de 15% sobre o lucro (ganho de capital). Não existe isenção como nas ações brasileiras (venda abaixo de R$ 20 mil/mês). O pagamento do IR é feito via DARF, até o último dia útil do mês seguinte à venda. Código do DARF: 8523. 3. ETFs no exterior não pagam dividendos ETFs como VOO, QQQ, IVV pagam dividendos. Mas o imposto sobre dividendos no exterior é retido na fonte pelo país de origem (nos EUA são 30%). Esses dividendos também devem ser declarados: Na ficha “Rendimentos recebidos de pessoa física e do exterior”. Informe o valor recebido e o imposto pago no exterior. Use o programa Carnê-Leão para preencher. Bate bola jogo rápido: Comprou ETF lá fora? → Declara em “Bens e Direitos”. Recebeu dividendos? → Declara como rendimento de exterior. Vendeu com lucro? → Faz cálculo de ganho de capital e, se tiver lucro, paga IR via DARF. As respostas acima estão nos vídeos e apostilas bônus da AUVP. Forte abraço e espero ter ajudado. 1
Pergunta
Lourival Aparecido Coelho
Vendo aqui aula bônus sobre investimentos em ETFs, me surgiu dúvidas de como declarar o IR dolarizados destes ativos! Qual é o procedimento mesmo? Alguém me esclarece melhor por favor! Grato.
Top Posters For This Question
1
1
DIAS POPULARES
8/Mai
2
Top Posters For This Question
Carlos Filho 1 post
Lourival Aparecido Coelho 1 post
DIAS POPULARES
8/Mai 2025
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Lourival Aparecido Coelho
Vendo aqui aula bônus sobre investimentos em ETFs, me surgiu dúvidas de como declarar o IR dolarizados destes ativos! Qual é o procedimento mesmo? Alguém me esclarece melhor por favor! Grato.
Carlos Filho
@Lourival Aparecido Coelho, tudo certo? Vou te responder com base no que foi ensinado nos materiais da AUVP: 1. Declaração de ETFs no exterior (ex: IVV, VOO, QQQ, etc.) Você precisa
1 resposta para essa pergunta
Recommended Posts