Jump to content

Recommended Posts

Postado

Chegou a época mais legal de todo trabalhador CLT, onde os seus representantes em prol a defesa do trabalhador trás resultados da incansável luta pelos direitos trabalhista contra os cruéis empregadores!

O acordo coletivo que recebi onde eu trabalho, foi: reajuste de 5,2% (abaixo da inflação de 5,53 nos últimos 12 meses), para quem ganha até R$9k e acima disso, um valor fixo de 500 reais.

A parte mais legal vem agora. Quem não se opuser a contribuição sindical, será descontado 1,5% do salário, limitado a 100 reais. Para se opor, carta AR ou presencial, levando 2 vias escritas a mão do modelo + um comprovante da empresa que você trabalha (Xerox ou impresso).

Claro que fiquei feliz, sou muito agradecido pelo cuidado que estou recebendo -_-

--

Se a gente fosse investir esses 100 reais da contribuição sindical, olha como ficaria:

image.png.a5084ade016926e4ce5deab058d57a7e.png

• Sad 1
Postado

Bom, ao menos não existe mais aquela contribuição obrigatória que, se me lembro bem, costumava ser em março ou abril... 😅

Na empresa que eu trabalho, a data base é 01/06. O sindicato geralmente publica o acordo mais para o final do mês. Mas não espero algo muito diferente. Não sei para você, mas a minha sensação de redução do poder de compra está cada vez mais presente.

Sobre a sua simulação, ao menos na empresa que eu trabalho, o desconto "voluntário" da contribuição sindical é efetuada uma única vez no ano. Então, no meu caso seriam aportes anuais de R$ 100,00, e não mensais.

PS: Sou chato mesmo, costumo me apegar a detalhes... 😁

• Brabo 2
Postado
3 horas atrás, Maurício Cunico disse:

Sobre a sua simulação, ao menos na empresa que eu trabalho, o desconto "voluntário" da contribuição sindical é efetuada uma única vez no ano

Pelo que parece, existe dois tipos de contribuição ao sindicato:

a contribuição sindical - 1 dia de salário 1x no ano (extinto a obrigatoriedade em 2019 MP 873/2019).

a contribuição assistencial - "conforme artigo 513 da CLT, alínea "e", poderá ser estabelecida por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho, com o intuito de sanear gastos do sindicato da categoria representativa" - descontado 1 x por mês.

3 horas atrás, Daniel S disse:

calma vida... quando aposentar no INSS tudo melhora kkkkkkk

:rindo-de-nervoso:

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Postado

Eu trabalho na justiça trabalhista e todos os dias encaminho muitas pessoas q não podem ou não querem pagar por um adv aos sindicatos para terem assistência jurídica gratuita e a maioria dessas pessoas não é sindicalizada por pensar como vc e mesmo assim o sindicato atende sem cobrar nada. Só quando a merda volta pro cú e a pessoa sai com a mão na frente e outra atrás ainda ouvindo "se acha ruim vai procurar seus direitos" é q a gente vê. Então não sou contra a contribuição.

• Criar novo...