Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal! Antes que achem que estou louco, deixem-me discorrer a respeito dos motivos para tal dúvida.

Sou investidor há 2 anos, já tenho um patrimônio relevante, mas do ponto de vista dos meus investimentos em ações me considero até certo ponto conservador, tenho uma boa quantidade de investimentos em ações de bancos, seguradoras, elétricas e saneamento que já me dão um ótimo retorno tanto em valorização quanto em dividendos.

Hoje me senti incomodado com tal fato, nesse período adquiri certa experiência e gostaria de dar uma "picância" aos meus investimentos em ações, e resolvi escolher mais 2 empresas para a minha carteira, não mais que isso, devido o total representar uma quantidade que eu consigo acompanhar os relatórios de resultados das empresas em carteira.

Realizei filtros baseados em indicadores fundamentalistas, eliminei empresas e setores que não me agradavam, eliminei empresas de setores que já participam da minha carteira com relevância e cheguei a estas 3 garotas aí:

- AGRO3: empresa consistente do agronegócio, com competitividade, bons indicadores, setor forte também dentro do país, com valores por cota atrativos para entrar neste momento e representaria uma diversificação interessante para a minha carteira, porém, das 3 seria a de menor patrimônio.

- VALE3: acho que aqui dispensa muitos comentários, empresa forte, exportadora, elevado patrimônio, boa pagadora de dividendos, do ramo das commodities, com grande oscilação de preço, porém, que já se provou no tempo, com bom preço para entrar no momento pelos cálculos que fiz.

- UNIP3: empresa interessante, com parte da receita proveniente de exportação, um produto bastante comercial, boa e consistente pagadora de dividendos, empresa também que tem se provado no tempo, porém, das 3, a com valores menos atrativos para entrar neste momento.

Então, aos colegas mais experts, a minha parte de estudo eu fiz, a dúvida que tenho é por certa inexperiência em setores diferentes do BESST. Caso algum colega com mais experiência possa me ajudar, agradeço muito!
🥵

  • Brabo 2

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Postado

Fala @Allan Vinicius Duques Resende !

Entendendo que a ideia é manter uma proposta de empresas que distribuem bons dividendos, das três acho que a UNIP3 é a mais "tranquila" de todas, em contrapartida pode ser a que vai te entregar menor upside no curto prazo, além do P/L estar esticado (mas há de se considerar que no histórico da empresa, o P/L sempre foi esticado mesmo)

VALE3 é a terceira maior mineradora do mundo, e possui a melhor margem do segmento a nível mundo. Como você disse, já se provou no tempo, até fazendo duas catástrofes ambientais a empresa segue firme. Forte dependência da China e do ciclo do minério.

AGRO3 a menor das três, tem um business único (que vale um estudo mais detalhado pra entender) mas também atua em um segmento bem diferentão e pouco relacionável. Sofre com alta sensibilidade a fatores climáticos e variação de commodities agrícolas. Acho que das três é a mais "pimentinha"

Acho que pra te ajudar a você mesmo fazer esse filtro dentre as três, vale a pena entender como a empresa pensa, as diferenças entre elas e seus concorrentes, a estratégia da empresa no longo prazo e etc.

Não te ajuda em muita coisa, e com certeza você não deve aportar só porque eu tô falando, mas pegando o seu contexto eu iria de UNIP3 e VALE3. Particularmente falando hoje não estou posicionado em nenhuma dessas três.

  • Brabo 1
×
×
  • Criar novo...