Jump to content
  • 0

Por que precisamos de corretoras ou bancos para investir em renda variável?


jefferson maciel

Pergunta

Seria uma reserva de mercado a desaparecer com o tempo? Hoje várias corretoras já não cobram para investirmos em renda variável. Uma vez que existem os Home Brokers por que somos obrigados a utilizar um banco ou uma corretora? A B3 poderia muito bem possuir um Home Broker dela e investiríamos diretamente por ali. Parece-me que isso pode ocorrer num futuro não muito distante. Alguém tem uma visão diferente sobre o assunto?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Não acredito que isso ocorra. É muito vantajoso para nós clientes que existam várias corretoras, pois assim terá sempre melhorias no sistema e na oferta de produtos. Além disso, acredito que a B3 não suportaria um sistema com milhões de investidores, milhares de produtos, tirando que isso não é o foco da empresa.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Por que a B3 assumiria o custo dessas transações? E com que dinheiro? Ela cede as informações, quem faz cada home broker ou ferramenta diferente é a própria corretora, nenhuma empresa sozinha conseguiria concentrar todas essas informações sem entrar em colapso.
A CVM regulamenta isso, a B3 não pode fazer o que quiser com a Bolsa de Valores ou fechar o mercado para só ela poder usufruir dele, seria além de absurdo, decretar a própria falência. Sem corretoras, ela não teria o que ofertar, são as corretoras e bancos de investimentos que cuidam dos IPOs, criações de fundos e etc.
A B3 não tem nada a oferecer, ela não é dona dos investimentos, das empresas listadas e de nada mais, se ela se tornar um empecilho, quem sai do jogo é ELA.
A tendência é exatamente o CONTRÁRIO, no futuro, teremos MAIS bolsas de valores e menos concentração, assim como em outros países ao redor do mundo. Na verdade essas concentrações são extremamente maléficas no sentido de taxas e ofertas de negócios diferentes, a B3 tem regras rígidas para IPOs, no futuro podemos ter empresas que aceitem IPOs menores ou níveis de governança superiores e etc.
A BM&FBovespa (B3 hoje) é um balcãozão, como se fosse uma feira, ela precisa de feirantes, é apenas o ambiente onde as coisas acontecem, não a dona dos ativos, o objetivo dela é apenas reunir pessoas e instituições que querem comprar e vender ações em tempo real e de forma transparente, se ela fizer MAL esse trabalho, pode ser dispensada dele.
É um problemão do caramba juntar bancos, fundos, investidores do mundo todo de maneira satisfatória, sozinha ela jamais conseguiria fazer isso. Os sistemas são ultra robustos e caros para minimizar os erros. Para você ter uma ideia da doidera, hoje a XP sozinha tem mais valor de mercado que a própria B3, o mercado da XP é mais valioso que o próprio balcão haha, é mais fácil corretoras comprarem a B3 ou abrirem as próprias que o contrário.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Boa tarde, em contrario ao que foi dito, acredito sim que com o avanço da tecnologia cada um de nós possa se tornar sua própria corretora, e negociar ações diretamente no site da B3. A descentralização e a eliminação de intermediários são tendências do capitalismo e não vejo porque a B3 e as outras bolsas que venham à surgir não aceitariam pessoas físicas negociando diretamente. Mas acredito que isso não acabaria com as corretoras ainda precisaríamos do sistemas delas que nos ajudam na analise dos ativos. Mas claro, pensando no longuíssimo prazo.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...