Jump to content

Recommended Posts

Postado

bom dia bom dia, tudo bom??

Voltei para atualizar vocês sobre minha carteira e ouvir opiniões. Fiz alguns ajustes desde o último post sobre ela e estou tentando alinhar tudo

Distribuição atual da carteira:

• Renda Fixa: 21%
  • Criptomoedas: 16%
  • Fundos Imobiliários: 8%
  • Ações Nacionais: 30%
  • Ações Internacionais / ETFs: 25%

Renda Fixa

• Atualmente tenho um CDB pré-fixado a 18% até 16/06/2025 (Banco Master).

(Ainda pretendo fazer novos investimentos baseados na estratégia de contrafluxo, pois alem de ter somente 1 ela esta com o vencimento curto)

Ações Nacionais
Adicionei novos ativos apos alguns estudos, no geral ficou assim:

• ABEV3
  • VALE3
  • BBAS3
  • WEGE3
  • EGIE3
  • BBSE3
  • SBSP3
  • (Possivel espaço para TAEE3 como Transmissão, ja que EGIE3 e de Geração)

Fundos Imobiliários

• XPML11
  • CPTS11 (mantido, mas sem novos aportes)
  • HGLG11 

Ações Internacionais / ETFs
Reduzi a exposição americana e retirei o IVV por conta da correlação muito forte com outros. 

• VT – nota 9
  • VWO – nota 9
  • KO – nota 9
  • MCHI – nota 7
  • INDA – nota 7
  • QQQ – nota 5

Criptomoedas

• Bitcoin

Notas finais:

• A carteira ainda não está 100% balanceada, pois algumas ações e FIIs foram adicionados recentemente e ainda não aportei nelas.
  • Estou usando as notas do Diagrama como base para os aportes futuros.

Se puderem deixar sugestões, pontos de atenção ou críticas construtivas, agradeço demais.

• Brabo 1
Postado

Bom dia, Adryan! Tudo bem? Essa porcentagem de 16% em cripto foi devido à alta recente do Bitcoin, certo? Cara, se fosse eu, aumentaria um pouco mais a posição em fundos imobiliários. Quando a curva de juros da Selic começar a cair, a tendência é que os fundos imobiliários valorizem. Assim, você terá comprado a preços mais vantajosos. Há vários fundos abaixo do P/VP, a maioria, na verdade.

• Brabo 1
Postado
8 minutes ago, José Cleber Marques De Sousa disse:

Bom dia, Adryan! Tudo bem? Essa porcentagem de 16% em cripto foi devido à alta recente do Bitcoin, certo? Cara, se fosse eu, aumentaria um pouco mais a posição em fundos imobiliários. Quando a curva de juros da Selic começar a cair, a tendência é que os fundos imobiliários valorizem. Assim, você terá comprado a preços mais vantajosos. Há vários fundos abaixo do P/VP, a maioria, na verdade.

Bom dia, meu amigo! Tudo certo, e com você?

A posição atual de cripto na minha carteira tá acima de 23%, principalmente por causa da valorização recente. Meu objetivo é justamente reduzir isso e deixar mais próximo de 16%.

Sobre os FIIs, vou pensar na ideia. No geral, eles não têm me atraído tanto no momento porque sinto que posso estar perdendo oportunidades de crescimento em outras áreas. Como ainda sou jovem, tenho espaço pra correr mais riscos sem grandes consequências.

Mas você trouxe um ponto muito bom. De fato, tem vários fundos abaixo do P/VP, com preços bem interessantes agora. Pode ser uma boa entrar um pouco mais pesado nesse momento pra aproveitar um preço médio melhor lá na frente.

Postado

Também baixaria a % alvo em cryptos pra por mais em FIIs, tenta por mais uns 2~3 na carteira pelo menos de setores diferentes.

A ideia de por FIIs na carteira não é só pelas características do ativo sozinho, mas pelo poder de ganhos utilizando o diagrama do cerrado. Quanto mais ativos descorrelacionados você tem utilizando a estrategia que sempre vai te mandar aportar nas baixas o ganho de valorização e do yield on cost se potencializam.

Eu pensaria em adicionar REITs na carteira também, pelo motivo parecido de aumentar exposição em FIIs. REITs americanos em alguns anos estão no topo das rentabilidades de ativos a nível mundial. Eu tenho exposição tanto em REITs 100% americanos quanto em outros países com ativos diferentes. Sempre buscando a descorrelação.

Postado
10 horas atrás, Adryan Figueira disse:

A posição atual de cripto na minha carteira tá acima de 23%, principalmente por causa da valorização recente. Meu objetivo é justamente reduzir isso e deixar mais próximo de 16%

Sobre esses ajustes. Uma ideia é simular quanto você vai ter até o fim do ano com os aportes e qual a porcentagem que os criptoativos vão representar até lá. Falo isso para caso você pense em vender para balancear.

No meu caso, eu costumo investir bem antes e desbalanceio já pensando na posição final. Eu faço isso para aproveitar melhor as oportunidades nas quedas.

Postado

Gostei da sua carteira. Alto risco, alta volatilidade, mas ao mesmo tempo você se mantêm bem seguro ao escolher empresas grandes, de setores consolidados, além de diversificar bastante por conta dos ETFs.

Não tenho certeza se foi você que tinha chegado aos 10mil recentemente, mas assumindo uma carteira ainda na fase inicial, tá tudo bem assumir alguns risco, principalmente considerando sua idade,  que também assumo estar alí pelos 20. 16% em criptos é bem arriscado, mas você pode diminuir essa porcentagem ao decorrer dos anos conforme o patrimônio for crescendo. 16% em 10mil é ok, agora em 1mi já é loucura.

A única coisa que eu mudaria, seria a renda fixa, eu manteria algo um pouco acima, em 25%. Muito pelo o que eu li de Graham e também por conta do momento atual, onde os títulos estão pagando tão bem.

• Criar novo...