Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala Sardinhas

Estou fazendo um estudo de caso para a criação de um ETF do setor Bancário, o estudo esta bem no inicio, mas quero opiniões e saber se vcs como investidores, utilizariam esta ferramenta. 

ETF BANK11 

Objetivo: Propor um novo ETF focado no setor bancário brasileiro.

Democratização do acesso ao mercado.

• Relevância: O setor é um dos pilares da economia nacional.

Justificativa do ETF

• Crescente interesse por produtos setoriais.

• Ausência de ETF exclusivo para o setor bancário.

• Atrativo para investidores focados em dividendos e estabilidade.

Composição do ETF

Critérios de inclusão:

• Bancos listados com alta liquidez e governança sólida.

• Inclusão de grandes instituições.

Composição proposta

• Itaú Unibanco – ITUB4

• Bradesco – BBDC4

• Santander – SANB11

• Banco do Brasil – BBAS3

Estrutura do ETF

• Peso de cada ativo será pelo market cap.

Estou em duvida, pensei em três opções:

1. Deixar cru, puro pelo market cap.

2. Fazer a separação básica pelo market cap e um balanceamento com base na nota de risco de crédito, os bancos que tiverem uma nota de risco PIOR irão ter menos(-) peso no índice para trazer mais estabilidade, talvez menos retorno, mas será mais seguro.

3. Fazer a separação básica pelo market cap e um balanceamento com base na nota de risco de crédito, os bancos que tiverem uma nota de risco PIOR irão ter mais(+) peso no índice para talvez trazer mais volatilidade, talvez mais retorno na cota, será um pouco mais agressivo.

Lembrando que o estudo ainda esta muito cru, penso também em fazer este balanceamento com base no índice de basileia.

Ainda vou codar um estudos para saber como que o desempenho sairia, vou trazendo as atualizações neste post. 

• Brabo 1
Postado
17 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Acho que um ETF com 4 ativos meio sem sentido.

Já que é setorial, porque não escolher o Setor Financeiro como um todo e incluir as seguradoras também?

Sim, porem a ideia é realmente pegar os pontos positivos e negativos apenas e exclusivamente do setor bancário, sem "sujar" com outros tipos de serviços mesmo que sejam do setor financeiro, e a ideia principal é a facilidade, conheço muitas pessoas que investem nos 4 bancos, pois cada um tem seu ponto forte e fraco, cada um tem seu alvo.

A ideia é facilitar a vida do investidor que quer investir no setor bancário como um todo, mas ñ quer ficar quebrando a cabeça pensando no peso de cada ativo na carteira e ter que ficar comprando os ativos separadamente.

Com um rebalanço passivo pelo Market Cap, a cobrança da taxa do ETF seria algo mínimo, um valor justo pela facilidade, comodidade, conforto. (Olha que muitas pessoas estão dispostas a pagar por mais conforto/facilidade) 

• Brabo 1
  • Criar novo...