Evelyn Santos Postado 7 de Outubro de 2020 Postado 7 de Outubro de 2020 Achei interessante uma questão levantada sobre a segurança: E se a pessoa for sequestrada, por exemplo, e forçada à uma transação? Porque no banco tem câmera, microfilmagem... mas pelo celular ou outros dispositivos que você utilize o pix, como será em casos de fraude ou crimes desse tipo?
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 7 de Outubro de 2020 Postado 7 de Outubro de 2020 Este tipo de situação pode acontecer mesmo sem o PIX. A pessoa pode te obrigar a fazer um DOC ou TED para ela por meio do aplicativo. O que pode ser feito em ambos os casos é o reconhecimento da conta e do CPF que vinculado a ela.
Evelyn Santos Postado 7 de Outubro de 2020 Author Postado 7 de Outubro de 2020 É, mas você usando uma conta de terceiros, não ajudaria muito no resgate de algum valor, né?
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 7 de Outubro de 2020 Postado 7 de Outubro de 2020 Então, atualmente os golpes já são realizados com contas de laranjas. Isso não vai mudar. Mas com certeza algum tipo segurança extra deve ter sido discutido.
Evelyn Santos Postado 7 de Outubro de 2020 Author Postado 7 de Outubro de 2020 é que penso no número de pessoas que passarão a utilizar os celulares para transações, coisa que ainda não é tanto, por conta dos que não são tão tecnológicos com o app, não sei. Pode ser coisa da minha cabeça. rs
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 7 de Outubro de 2020 Postado 7 de Outubro de 2020 Esse é um ponto importante a ser abordado, porém parece que nem os próprios bancários tem ciência da resposta.
Evelyn Santos Postado 7 de Outubro de 2020 Author Postado 7 de Outubro de 2020 As transações fraudulentas feitas com o cartão de crédito são prontamente resolvidas, por exemplo, com o estorno, mas com o pix isso não seria possível, acredito. Não sei.
Juliana Pfeil Postado 7 de Outubro de 2020 Postado 7 de Outubro de 2020 Eu acho, Evy, que os golpes vão sempre existir. E acho que não devemos culpar a ferramenta que facilita nossas vidas porque elas não são causa disso. E não devemos deixar de evoluir por isso tbm. O Pix vai ter um limite, como TED tem. As contas de laranja tbm seguem na mesma situação. Acho que o foco desse problema não é o Pix, é por que tem tantos golpes/sequestros no brasil, por que eles saem impunes tão frequentemente e o que fazer para impedir isso. infelizmente existe essa variável a ser considerada, mas certamente os bancos devem estar pensando em como lidar com essas situações como lidam com todos outros golpes.
Evelyn Santos Postado 7 de Outubro de 2020 Author Postado 7 de Outubro de 2020 Concordo com você, Juliana. Acredito que a facilidade do Pix não deve ser vista de forma negativa. A questão era mais sobre como as instituições farão mesmo.
Juliana Pfeil Postado 7 de Outubro de 2020 Postado 7 de Outubro de 2020 Ah, entendi, Evy! Encontrei essa reportagem: https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/brasil-54331169.amp A serurança vai ficar a cargo de cada instituição...
Evelyn Santos Postado 7 de Outubro de 2020 Author Postado 7 de Outubro de 2020 Obrigada, Juliana. Vou dar uma olhada.
João Pedro Fornereto Soldan Postado 9 de Outubro de 2020 Postado 9 de Outubro de 2020 Devia pedir uma senha junto com a chave, mas se for em questão de ser forçado a tal, acho que independente o meio não tem bem como denunciar.
Recommended Posts