Prezados colegas, Concluí o curso hoje, mas não compreendi como deve ser feita a diversificação dos ETFs (em termos percentuais). Na aula referente ao tema, o Raul apenas apresentou alguns ETFs e comentou sobre a importância de diversificação, mas não aprofundou o assunto.
Também não ficou claro se devo vender ativos que foram adquiridos em excesso com o propósito de diversificar. No último módulo, o Raul sugeriu que apenas deveríamos vender (de forma gradual) as ações que foram adquiridas sem uma análise fundamentalista adequada e correspondessem a parcela considerável da carteira. Todavia, ele não comentou sobre a venda de ativos que foram adquiridos em excesso, prejudicando a diversificação da carteira. No caso concreto, 100\% da minha carteira de renda variável (aproximadamente 3 anos de aportes) é composta por ETFs norte-americanos (como o IVV e o QQQ). As dúvidas em questão são: 1) como devo diversificá-los (em termos percentuais)? 2) devo vender algumas cotas com o propósito de diversificar em outros ativo de renda variável (como fundos imobiliários e ações)?
Pergunta
Fabio Aragone
Concluí o curso hoje, mas não compreendi como deve ser feita a diversificação dos ETFs (em termos percentuais). Na aula referente ao tema, o Raul apenas apresentou alguns ETFs e comentou sobre a importância de diversificação, mas não aprofundou o assunto.
Também não ficou claro se devo vender ativos que foram adquiridos em excesso com o propósito de diversificar. No último módulo, o Raul sugeriu que apenas deveríamos vender (de forma gradual) as ações que foram adquiridas sem uma análise fundamentalista adequada e correspondessem a parcela considerável da carteira. Todavia, ele não comentou sobre a venda de ativos que foram adquiridos em excesso, prejudicando a diversificação da carteira.
No caso concreto, 100\% da minha carteira de renda variável (aproximadamente 3 anos de aportes) é composta por ETFs norte-americanos (como o IVV e o QQQ). As dúvidas em questão são: 1) como devo diversificá-los (em termos percentuais)? 2) devo vender algumas cotas com o propósito de diversificar em outros ativo de renda variável (como fundos imobiliários e ações)?
Desde logo, agradeço a contribuição!
Abraços.
Link para compartilhar
Share on other sites
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
16/Set
3
Top Posters For This Question
Flavio Prado 1 post
Renzo Nogueira Margotto 1 post
Fabio Aragone 1 post
DIAS POPULARES
16/Set 2022
3 posts
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts