Jump to content

HP-12C seja física ou app, no mercado financeiro e certificações ANBIMA como a CEA  

7 members have voted

1. 1. Qual o motivo da ênfase no uso no contexto de mercado financeiro?

• Efeito manada.
    • Continuar vendendo curso.
    • Precisão aritmética que outras não possuem.
      0
    • Precisão aritmética no contexto de padronização de arredondamento.
    • Oferece a tal Reverse Polish Notation (RPN).
    • Ninguém sabe o motivo e continua usando.
    • Não faço ideia.
    • Outro.

Recommended Posts

• Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Posted Images

Postado (edited)

Depois que você entende a lógica da RPN, vê que é uma forma muito mais inteligente de dar continuidade com cálculos em cima de cálculos.  Não dá para explicar, precisa aprender a usar para entender.

Nenhum outro produto eletrônico (que eu me lembre) consegue se manter no topo, sem alterações durante 45 anos sem ser excepcionalmente bom; beirando a perfeição.

A minha HP física quebrou faz tempo, mas uso ela no telefone desde o iPhone 3GS.

image.png.cd9e260951a7ea165ed68baf58ae7d6b.png

Editado por William Redig
Postado (edited)

Ao meu ver, se o motivo principal seja RPN, é automatizável, logo, AI/IA vai tomar conta desse fator e/ou funções que estejam presas a essa ferramenta.

Precisão aritmética e padrão para arredondamento é algo que sei que causa bastante complicação no contexto de desenvolvimento software, pois mudando o hardware em certos casos o comportamento muda especialmente em uma situação "wrap-around" na CPU.

Editado por Bruno Diniz
Postado

A ênfase no uso da HP-12C no mercado financeiro e nas certificações como a CEA da ANBIMA se deve principalmente a:

RPN (Reverse Polish Notation):

• Embora seja uma característica marcante, não é o principal motivo da adoção.
  • Ajuda usuários experientes a ganhar tempo e reduzir erros operacionais — mas não é essencial para a CEA ou mercado financeiro.

Padronização de ensino, provas e arredondamentos;

Tradição consolidada no setor bancário;

Adoção oficial e tácita pelas bancas certificadoras.

O uso persiste por conveniência institucional, material didático já estruturado, e baixa exigência de atualização, mesmo havendo alternativas tecnicamente melhores.

No final das contas apesar de existirem N's motivos técnicos para isso, acredito que é somente um padrão adotado, apesar de que lá atras, poderia se dizer que ela era a melhor opção, mas hoje em dia com avanço da tecnologia e IA's ate o Excel faz tudo que ela faz e muito bem.

• Criar novo...