Jump to content

Reflexão do IGTV do Raul no Instagram: “O trabalho não vai te enriquecer”


Recommended Posts

Hoje o Raul postou um IGTV onde ele afirma que “o trabalho não vai te enriquecer”. Dentre tudo que ele disse me identifiquei muito com a parte onde ele fala dos nossos ganhos e dos gastos. Quanto mais ganhamos, mais gastamos e vamos vivendo sempre apertados. Vocês, também já passaram por isso?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

No meu caso, nasci em uma família pobre. Sempre estudei e trabalhei muito. Trabalhei como estagiário e o salário não dava. Trabalhei como técnico e o salário era pouco. Virei professor, tinha dois empregos e só vivia apertado. Virei vice-diretor, com dois empregos, tinha mais que dobrado a minha renda mensal e fiquei mais apertado ainda. Foi nesse momento que eu parei e resolvi refletir sobre o que estava errado. A partir daí minha vida financeira nunca foi a mesma. Ainda pago por erros do passado, porém agradeço diariamente por ter resolvido mudar.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu nasci quando meu pai já tinha um salário ok. Ele investiu em escola particular e por isso não tinha muito como desfrutar do salário dele. Quando cresci, comecei a fazer estágio, trabalhar.. e uma vez meu estágio não foi prorrogado e eu tinha cartão de crédito. Meu pai pagou pra mim e disse: não conte com o ovo antes da galinha botar. Desde então eu nunnnnnca mais usei cartão sem ter o dinheiro já em conta. Depois disso comecei a trabalhar como advogada autônoma, então não podia contar com o ovo antes da galinha botar. Durante 7 anos aprendi a ter reserva de 12 meses, pois um mês eu ganhava 20k e passava 3 sem receber nada. Hoje tenho um salário bom, fixo, mas aprendi que não devo gastar ele 100\%. É difícil aprender a viver um degrau a menos. Só que é uma das formas de buscar a liberdade financeira.
Link para compartilhar
Share on other sites

Definitivamente ser assalariado não enriquece ninguém. "Trabalhar", no sentido mais amplo, que envolve aperfeiçoamento, empreendedorismo, enfim, isso tudo é uma fase que nos faz gastar mais que aproveitar os lucros. Venho de uma família que sempre batalhou muito, sou filha única, estudei a vida toda em escola pública e trabalhava das 8:00 as 17:30 para pagar o Fies da minha faculdade de Direito a noite e meus gastos. Ralei para caramba, mas sei que fui privilegiada por ter pais em casa que bancavam as contas, e me davam apoio. Sei que a imensa maioria tem que ganhar um salário miserável para ajudar em casa e não tem o privilégio de ganhar para poder investir no próprio futuro.
Mas é claro que tem muitas Betinas no mundo, tem o pessoal do Vale do Silício, tem quem herdou o dinheiro dos pais e pode se dar ao luxo de não precisar se preocupar com grana. Para eles investir é jogar na loteria e esperar enriquecer. Para os meros mortais que constroem conhecimento e carreiras, investir é o único caminho da liberdade.

Link para compartilhar
Share on other sites

Esse conceito é muito abordado no livro Pai Rico, Pai Pobre. No livro ele conta a história de seu pai biológico que apesar de ganhar mais e mais dinheiro ao longo de sua vida, mais aumentava a sua coluna de passivos. Ao longo da carreira do pai do autor, segundo ele, seu pai sempre trabalhava e torcia para que o fim do mês chegasse logo.
A grande questão é sempre ter um controle de ativos e passivos, pois no longo prazo a única maneira viável de se ter uma aposentadoria confortável é acumulando ativos.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...