Jump to content
  • 0

Buy & Hold é bom, mas por que não Buy & "Exchange"?

Pergunta

Postado

Eu notei que a abordagem do curso é Buy & Hold, o que é ótimo. Eu concordo com a ideia de comprar bons ativos e não vender.

No entanto, quando estamos montando uma carteira às vezes um investimento se valoriza tanto que "descompensa" o restante.

Por exemplo, imagine um cenário hipótetico em que:

Renda Fixa: 50%

Ações: 30%

Criptomoedas: 20%

Recentemente as criptomoedas atingiram suas máximas históricas, vamos supor que a proporção da carteira se transformou em:

Renda Fixa: 30%

Ações: 10%

Criptomoedas: 60%

Ainda que os fundamentos das criptomoedas selecionadas sejam sólidos, eu não deveria considerar "vender na alta" (sei que isso é relativo) e comprar aquilo que está "barato" (igualmente relativo) como por exemplo FIIs e talvez o Banco do Brasil para que a proporção da minha carteira se aproxime mais do inicial?

Recommended Posts

• 0
Postado
15 horas atrás, Brenner Nepomuceno disse:

Esse assunto é pauta para discussões há +-70 anos rsrs.

O que avalio pertinente para você pensar é, estatísticamente, tentar acertar o timming de venda e rebalancear desta forma, tende a ser ineficiente (e muitas vezes ineficaz). Entra um pouco no papo da gestão ativa de um fundo de RV.

Olha só um dos N dados sobre 
image.png.e3f0e02ad51ec32849226c3524b75f79.png

E  se eu tentar bater o mercado?

image.png.0c1aefb8164fd64bf68ad6d4f77ebc8b.png

O resto, o pessoal respondeu legal aí.

Abç

Uau, REITs lá em cima? bem Interesante isso.

• 0
Postado
On 11/06/2025 at 12:07, Guilherme Latrova disse:

Eu notei que a abordagem do curso é Buy & Hold, o que é ótimo. Eu concordo com a ideia de comprar bons ativos e não vender.

No entanto, quando estamos montando uma carteira às vezes um investimento se valoriza tanto que "descompensa" o restante.

Por exemplo, imagine um cenário hipótetico em que:

Renda Fixa: 50%

Ações: 30%

Criptomoedas: 20%

Recentemente as criptomoedas atingiram suas máximas históricas, vamos supor que a proporção da carteira se transformou em:

Renda Fixa: 30%

Ações: 10%

Criptomoedas: 60%

Ainda que os fundamentos das criptomoedas selecionadas sejam sólidos, eu não deveria considerar "vender na alta" (sei que isso é relativo) e comprar aquilo que está "barato" (igualmente relativo) como por exemplo FIIs e talvez o Banco do Brasil para que a proporção da minha carteira se aproxime mais do inicial?

No módulo 4 tem a aula 17 (O método burro), que fala um pouco disso, quando esse tipo de coisa acontece você para de aportar nisso e aporta no restante para equilibrar a sua carteira. O diagrama serve justamente para não fazermos esse tipo de movimento.

E se você vende bitcoin pra comprar banco do brasil, e o banco do brasil cai mais e o bitcoin continua subindo?

• 0
Postado
On 12/06/2025 at 21:04, Eddy Paulini disse:

Boa noite e bem vindo, @Eduardo Silva Dos Santos !

Eta, olha ansiedade dessa turma nova, mano  Huahuahuaa

Vamos lá. Em resumo, é deixar na conta corrente de um bancão com agência (Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil). Uma parte pode ficar no Tesouro Selic Selic mas idealmente nunca mais do que 50% pois tem uma regras de liquidez hoje que não permitem o resgate imediato do valor e também é bacana ter uma parte (muitos usam pelo menos um mês) em espécie.

O principal pilar da reserva é a liquidez. Esse é um detalhe chave para se ter em mente.

Espero que ajude!

Faz muito sentido!

Só consigo marcar uma mensagem mas agradeço ao Thiago e Matheus também!!!!!

Vou tirar a reserva dos investimentos kkkkkkkkkkkk eu estava deixando ela toda na Selic da corretora, e como "reserva" de D+0 eu ia deixando acumular o que sobrava dos gastos de cada mês,  por não ter muitos gastos

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Eduardo Silva Dos Santos disse:

Faz muito sentido!

Só consigo marcar uma mensagem mas agradeço ao Thiago e Matheus também!!!!!

Vou tirar a reserva dos investimentos kkkkkkkkkkkk eu estava deixando ela toda na Selic da corretora, e como "reserva" de D+0 eu ia deixando acumular o que sobrava dos gastos de cada mês,  por não ter muitos gastos

Olá, Eduardo!

Sua turma ainda nem começou...Seus investimentos estão todos na Selic de uma corretora, não é isso? 

Nosso mestre Raul recomenda ao iniciar o curso que deixemos nossos investimentos no Tesouro Selic até o término. Somente após a conclusão do curso é que se inicia de fato a montagem da estratégia da carteira. Isso inclui também a parte destinada à reserva de emergência.

• Brabo 1
  • Criar novo...