Diego Vicente Araújo Navarro De Moraes Postado 26 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2022 Queria deixar uma pequena contribuição no fórum, isso é parte desse curso, é parte do próprio sistema de recompensas da plataforma. Mas é um pouco parte de um agradecimento por alguns insights. Especialmente a Aula 09 (Pare de Procrastinar) do módulo 01 me trouxe o que pensar. O ato de pensar suas finanças pessoais é um dos que a maioria de nós brasileiros mais procrastinamos. Seja por uma visão demagógica sobre dinheiro, seja porque a realidade financeira de cada um possa ser tão desoladora, que é melhor não olhar isso agora. Talvez seja melhor viver o hoje, com o que temos, afinal não sabemos se vamos estar vivos amanhã. O problema é que na maioria das vezes estamos vivos no amanhã. Keep it simple Dias atrás estava repassando meu processo de interesse em investimentos e o senso de urgência sobre ter algo protegido para o futuro. Me tornei um leitor voraz depois de alguns anos quando descobri umas tradições orientais - muitas delas com visões bem curiosas sobre riqueza, e sem todo esse peso que o ocidente costuma dar - e daí tive algum contato com estoicismo, através de Epicteto (um ocidental, aliás) - de forma um pouco superficial, mas nem por isso, pouco impactante. Epicteto (55 d.c. -135d.c.) teve a simplicidade e a objetividade como principais características de seus discursos. Dentre alguns direcionamentos para uma vida feliz e realizada, está o de compreender o lugar que queremos chegar. "Primeiro, diga a si mesmo o que você deveria ser. Depois, faça o que deve ser feito". A simplicidade de uma firmação dessas é do tamanho de sua força. Papo reto. Claro e cristalino. O tamanho do sonho Manter as coisas simples facilita a objetividade na construção de sonhos. Jorge Paulo Lemman, Marcel Telles e Beto Sicupira construíram um dos maiores cases de sucesso empreendedor da história do Brasil na base da simplicidade. O tamanho do sonho não tem a ver com a complexidade do início. "Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho". O começo da realização acaba sendo igual. A busca por um conforto financeiro, e então a liberdade. Compreender o que podemos mudar. Sim, autoajuda é o caralho! E alguns desses preceitos podem soar como tal. Mas é olhando o que funciona - simplificando, sem reinventar a roda - que o caminho até "o que você deveria ser" é construído. É estimulante e muito solitário sair de uma visão socialmente aceita (ou confortável) sobre dinheiro. Uma visão receosa e que evita atritos ou foge de invejas e constrangimentos. Dinheiro é um meio. É uma ferramenta de transformação. É uma energia para alcançar um fim. Começar a investir é "fazer o que deve ser feito". Nesse sentido, nesse primeiro momento, cabe entender o que devemos mudar. E começar, agora, a andança. Começar de forma simples e forte. Sucesso pra gente! " Eu sou eu e minha circunstância, e se não a salvo a ela, não me salvo a mim " -Ortega y Gasset Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ivo Ribeiro Luska Postado 26 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2022 Boa, muito sucesso para todos nós que aqui estamos, para ajudar quem aqui ainda não chegou, mesmo que para ajudar somente aos familiares... E como você curte/lê Ortega y Gasset, você, por um acaso, tem o Livro "em torno a Galileu" do José Ortega y Gasset? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Isabela Rodrigues De Souza Macedo Postado 26 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2022 É isso! Just do it! Faça o que tem que ser feito! É uma frase simples, mas que transforma tudo Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Heberth Jorge Feres Postado 26 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2022 Diego Vicente Araújo Navarro De Moraes muito legal por compartilhar seu conhecimento com agente aqui na comunidade. Foram boas citações. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alf Junior Postado 26 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2022 Epicteto investiu no maior e melhor dividendos que podemos receber: A vida feliz é simples! AUVP não é só finanças, contém cultura acima de qualquer prova. O povo bom de conhecimento. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Larissa Dantas Vilaça Postado 26 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 26 de Setembro de 2022 Dentro da área de TI temos o princípio KISS (keep it simple stupid) É muito comum complicar o que é simples quando se desenvolve soluções. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts