Jump to content

Recommended Posts

Postado
16 horas atrás, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Meus colegas! Como esta é uma comunidade cheia de gente que adora pegar a estrada e descobrir cantinhos novos do Brasil, achei legal apresentar a minha terrinha  e quem sabe colocá-la no seu próximo roteiro.

Eu moro em Goiânia/GO, capital do Estado de Goiás, bem no coração do país. Estamos a apenas 209 km de Brasília e a pouco mais de 170 km das águas termais de Caldas Novas, 
o que faz da cidade um ponto de partida estratégico para vários bate-voltas pelo Centro-Oeste.

Com cerca de 1,5 milhão de habitantes no município (quase 3 milhões na região metropolitana), Goiânia combina jeitão de interior com porte de grande cidade. Planejada em 1933, ela ganhou ruas amplas, traçado em art déco e, de brinde, o título de segunda capital mais arborizada do Brasil 89 % das vias têm árvores na porta de casa, reconhecimento que rendeu até o selo Tree Cities of the World da ONU.

Essa vocação verde aparece nos mais de 200 parques espalhados pela cidade. Os queridinhos:

Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, com pistas de corrida, espelho-d’água e um skyline que garante fotos lindas ao pôr do sol.

Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, um oásis de 80 mil m² onde o lago reflete as árvores e os prédios ao redor  perfeito para piquenique ou caminhada.

Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), que não é parque, mas vale o passeio: esplanada de 26 000 m², Museu de Arte Contemporânea, Palácio da Música e uma praça ótima para shows a céu aberto, tudo desenhado pelo “mago” do concreto.

Nos fins de semana, Goiânia ferve… nas feiras de rua. A favorita dos visitantes é a Feira da Lua (sábado à noite, na Praça Tamandaré): artesanato, moda e comidas típicas. No domingo tem a Feira do Sol, e, se sobrar espaço, experimente o empadão goiano, clássico da cozinha local recheado de frango, linguiça, queijo e guariroba. 

Calendário: em maio, a tradicional Pecuária de Goiânia ocupa o Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira com rodeios, leilões e muita música sertaneja, claro.

Falando em música, Goiânia ostenta (por lei municipal!) o título de Capital Nacional do Sertanejo Universitário. Vários escritórios de artistas estão aqui, e casas como o Santafé e o Villa Mix vivem lotadas.

O clima é de savana tropical: verão quente e úmido (chuvas de outubro a abril) e inverno seco e ameno (maio a setembro). Ideal para curtir o sol durante o dia e uma brisa gostosa à noite. 

Curiosidade bônus:  Raul Sena, nosso querido Investidor Sardinha, que dispensa apresentações, é goianiense de nascença, consequentemente a AUVP é goianiense também.

Se vier para cá, me avisa! Tenho certeza de que Goiânia  com seus parques, feiras, música boa e comida farta ― vai te surpreender. Até a próxima!

Muito útil para vários daqui ein

• Criar novo...