Mauricio Vieira Moura Gomes Postado 27 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2022 Olá pessoal, gostei muito da aula 4 do módulo 2, sobre financiamento de imóveis. Concordo com o Raul sobre seu posicionamento entre financiamento e aluguel. Eu particularmente tenho imóvel financiado desde 2010 e achei muito interessante abater as últimas prestações, pois desconhecia isto, se tivesse feito isto já teria quitado a muito tempo. Fiz investimentos (horríveis até 2020), mas tenho o montante suficiente para quitar. Contudo, hoje, vejo que no meu caso não vale mais a pena quitar, pois a taxa que financiei à época foi de 7,5\% a.a. e obtenho no mínimo no investimento que faço 1\% ao mês (alguns FIIS pagam 1,3\% a.m). Assim, entendo (como o Raul disse), cada um passa por experiências e momentos de vida diferentes, mas que se tivesse esta aula a 11 anos atrás .... minha vida seria completamente diferente, isto seria ... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Heberth Jorge Feres Postado 27 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2022 Sim Mauricio Vieira Moura Gomes. Eu também concordo com o ponto de vista do Raul. Eu fiz um Minha casa minha vida a sete anos atrás. Juros de pai pra filho. Menos de 5\% a.a.Induzido por outros canais fiz de tudo pra quita-lo. Paguei 30 anos em 5. Na real não me arrepende de ter quitado mas s e não tivesse amortizado eu tivesse investido, no final teria de juros 183 mil reais. Praticamente outra casa. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Maycon Monteiro Dos Santos Postado 27 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2022 Raul mesmo mencionou em outras palavras, o ganho psicológico e tranquilidade, não tem como ser mensurado no calculoEstou avaliando para financiar uma casa próximo ano, esperando a Selic baixar e consequentemente juros menores no financiamentos, pretendo antecipar, pode até não ser as mil maravilhas se fazermos todos os cálculos, mas o ganho psicológico e tranquilidade é importante pra mim Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Luciano Xavier Postado 27 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2022 Depois desta aula 4 do módulo 2 refleti bastante também, recebi um lote na troca em uma herança, já era um objetivo futuro construir uma casa para morar com minha família, e em 2018 peguei meus recursos financeiros pessoais e construí a casa neste lote com muito conforto e qualidade, mas hoje com a mente atual só construiria quando meus investimentos estivessem próximos dos 5 milhões, até porque isto tudo acabou me deixando mais distante da minha independência financeira. Aí como o Raul falou, existe os dois lados, hoje durmo tranquilo, é uma casa quitada, e que poderei morar tranquilamente com minha família pelos próximos 15 anos, até porque ela foi feita dentro da nossa realidade, e meus filhos ainda estão com 9 e 5 anos.Aí vejam vocês, se o objetivo era esse, não vejo que compensa emocionalmente para a família vender esta casa para aportar esse valor e voltar a morar de aluguel. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 27 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2022 Graças a Deus não comprei imóvel em 2019. Quando fiz o curso vi que pra minha realidade não ia cair bem. Sem contar que pretendo me mudar em breve, não seria bom. E hoje ainda moro sem pagar aluguel, não saio para trabalhar, é ótimo. Home office também ajuda nesse quesito. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts