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Reclamação vs Queixa


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Olá a todos Muito se tem falado sobre o ato de reclamar. Na minha humilde opinião existe uma grande diferença entre, reclamar e queixar e penso que o Raúl se estará a referir às queixas e não às reclamações . Um queixume é algo totalmente desnecessário e inconsequente, normalmente acompanhado por uma emoção negativa. Já uma reclamação ou protesto pode ser algo muito válido e necessário. Se alguém cometeu um erro ou falha grave contra nós, podemos e devemos reclamar para que esse erro seja corrigido. Por exemplo, se, em um restaurante nos trazem uma sopa fria nao vamos pensar... "espera aí prometi ao Raúl não reclamar esta semana, logo, e apesar de detestar sopa fria não vou dizer nada e vou comer a sopa mesmo estando fria. Neste caso, o que seria uma queixa. " Como se atreve a trazer-me uma sopa fria" Uma reclamação válida, objetiva e não reativa ou emotiva. seria: "Penso que houve um lapso na cozinha, a sopa que me serviu está fria, agradeço que a leve de volta e me traga uma devidamente aquecida."
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Oi António Pedro Carvalho faz sentido seu raciocínio. Acredito que o Raul quis dizer usando o exemplo que você citou:
" em um restaurante nos trazem uma sopa fria"

O Raul disse. Você vai reclamar mas vai agir. Então você vai chamar o garçom, reclamar da sopa fria e pedir um outra. Mas se você pegar a sopa fria e apenas reclamar com o seu parceiro, a sopa não vai ficar quente por isso.
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Neste ponto concordo com o Heberth Jorge Feres, acredito que o objetivo passado pelo Raul sobre a reclamação é agir naquilo que está te incomodando. Assim passa a não ser apenas uma reclamação, mas uma situação que aconteceu e que você está tomando a melhor atitude com controle emocional.
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Pelo que entendi o que o Raul queria mostrar era que vc reclamar sem tomar alguma atitude não iria solucionar o problema, por isso ele disse que vc pode reclamar desde que seja enquanto faz algo pra solucionar como no exemplo que ele deu"Que saco lavar a louça, não gosto de lavar a louça" mas vai reclamando enquanto está lavando a louça pq se não ela não irá se lavar sozinha kkkkkkkkkkkkkkk
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Concordo com os colegas acima
Ainda penso que reclamação que o Raul cita é quando levamos o assunto a terceiros, como uma forma de nos esquivar do problema e continuar convivendo com ele, nos tornando um covarde, que não vai conquistar nada, nem sair de onde está, pois não toma atitude.

Ok, ninguém precisa lavar a louça feliz, mas se sujou e não tem como usar suja novamente, e vai ter que lavar de forma ou outra, porque fazer isso reclamando? Infeliz? Isso é pesado, negativo, puxa pra baixo....

Depois que você aprende a não reclamar, e sim resolver problemas, pelo seu relato do restaurante isso é resolver problemas, você começa entender a diferença entre se posicionar, falar não, e de fazer aquilo que é sua obrigação fazer
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Acredito que exigir algo conforme o esperado é diferente de reclamar, tipo: Ai, essa sopa está fria... e ficar resmungando ao invés de simplesmente pedir para esquentarem a sopa. ;) Na real, a questão de reclamar não é o ato em si apenas, mas deixar de reclamar passivamente para resolver. Quem resolve seus dilemas não lida com problemas, extingue-os.
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