Post popular Rai Nunes Espindola Postado Segunda-feira às 13:50 Post popular Postado Segunda-feira às 13:50 Bom dia pessoal. Vocês usam a ferramenta de orçamento doméstico? Alguém conseguiu criar o hábito de atualizar ela fielmente? Estou precisando dessa disciplina. 7
Fernando Maldonado Postado Segunda-feira às 14:01 Postado Segunda-feira às 14:01 (edited) Eu não uso a solução da AUVP. Desde os meus 18 anos, faço controle financeiro em uma planilha do Excel desenvolvida por mim. Após o casamento, centralizamos todos os ganhos e gastos nessa planilha, o que tem nos ajudado imensamente a manter o equilíbrio financeiro da família. Uma prática que adotei e recomendo é concentrar todas as compras no cartão de crédito. Isso facilita a categorização e o lançamento dos dados na planilha. Tenho o hábito de atualizá-la semanalmente, com base em metas de gastos previamente definidas. Essa rotina me permite acompanhar de perto o nosso desempenho financeiro e tomar decisões com mais segurança. Quando percebo que alguma categoria está prestes a ultrapassar o limite, ajusto meus hábitos rapidamente e compenso nas semanas seguintes. Esse tipo de controle evita surpresas e fortalece nossa disciplina financeira. No fim das contas, as ferramentas variam de pessoa para pessoa — o que realmente importa é encontrar aquela que funcione melhor para o seu dia a dia. Há quem registre os gastos em tempo real, quem faça um controle diário, semanal ou até mesmo uma única vez ao mês. Mas o mais importante é o conceito: ter controle, buscar o equilíbrio das finanças e manter constância nos investimentos. Editado Segunda-feira às 14:04 por Fernando Maldonado 3
Amanda Domingos Cordeiro Postado Segunda-feira às 14:09 Postado Segunda-feira às 14:09 15 minutes ago, Rai Nunes disse: Bom dia pessoal. Vocês usam a ferramenta de orçamento doméstico? Alguém conseguiu criar o hábito de atualizar ela fielmente? Estou precisando dessa disciplina. Claro que comecei recentemente (sou da turma 45), mas estou atualizando certinho. Achei bem legal utilizá-la, pois antes sabia um norte de ganho e gastos, mas agora ficou mais preciso e comecei a refletir sobre alguns gastos que tenho (talvez minimizá-los) 3
João Vitor Bueno Da Silva Postado Segunda-feira às 14:31 Postado Segunda-feira às 14:31 39 minutes ago, Rai Nunes disse: Bom dia pessoal. Vocês usam a ferramenta de orçamento doméstico? Alguém conseguiu criar o hábito de atualizar ela fielmente? Estou precisando dessa disciplina. Bom dia, eu preencho ela quando finaliza o mês. Durante o mês eu utilizo uma planilha de excel para lançar gasto por gasto. Acho que é mais prático e rápido. 1
Anderson Ribeiro Dos Santos Postado Segunda-feira às 15:15 Postado Segunda-feira às 15:15 Deixo sempre atualizada... preencho ela, nem que seja 1x no mês. Mas eu adiciono os valores com somatória, pra ajudar no tempo e saúde mental. Por exemplo, mercado - se na semana 1, gasto 100 e lanço 100, semana 2, gasto 150, lanço 250. 1
Mauricio Demonti Amorim Postado Segunda-feira às 15:17 Postado Segunda-feira às 15:17 1 hour ago, Rai Nunes disse: Bom dia pessoal. Vocês usam a ferramenta de orçamento doméstico? Alguém conseguiu criar o hábito de atualizar ela fielmente? Estou precisando dessa disciplina. Salvee @Rai Nunes! Tudo beleza? Utilizo ela desde que entrei na AUVP (2023) e a princípio sempre tiro uns 5 minutos e atualizo ela semanalmente para acompanhar como estão as coisas no mês. Ela me faz seguir certinho os aportes mensais e não extrapolar em nenhuma categoria muito além do que a meta. Valeu!! o/ 3
Leonardo Borella Santos Postado Segunda-feira às 15:17 Postado Segunda-feira às 15:17 1 hour ago, Rai Nunes disse: Bom dia pessoal. Vocês usam a ferramenta de orçamento doméstico? Alguém conseguiu criar o hábito de atualizar ela fielmente? Estou precisando dessa disciplina. OI BELEZA Eu uso, mas uso uma que criei no excel faz um tempo Essa da AUVP é melhor e mais automatizada, mas eu criei um apego emocional pela minha ferramenta antiga Eu, todo mês, lanço tudo há pelo menos 5 anos Não acho um hábito fácil de se criar, mas não é tão dificil quanto acordar cedo pra puxar ferro diariamente Aliás, eu so jogo meus gastos lá quando o mês está fechando 1
Rai Nunes Espindola Postado 14 horas atrás Author Postado 14 horas atrás Rapaz, achei que teria mais movimento aqui nesse tópico rsrs Será que os alunos em maioria não estão organizados?
Recommended Posts