Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Eu não uso a solução da AUVP.

Desde os meus 18 anos, faço controle financeiro em uma planilha do Excel desenvolvida por mim. Após o casamento, centralizamos todos os ganhos e gastos nessa planilha, o que tem nos ajudado imensamente a manter o equilíbrio financeiro da família.

Uma prática que adotei e recomendo é concentrar todas as compras no cartão de crédito. Isso facilita a categorização e o lançamento dos dados na planilha.

Tenho o hábito de atualizá-la semanalmente, com base em metas de gastos previamente definidas. Essa rotina me permite acompanhar de perto o nosso desempenho financeiro e tomar decisões com mais segurança. Quando percebo que alguma categoria está prestes a ultrapassar o limite, ajusto meus hábitos rapidamente e compenso nas semanas seguintes.

Esse tipo de controle evita surpresas e fortalece nossa disciplina financeira. No fim das contas, as ferramentas variam de pessoa para pessoa — o que realmente importa é encontrar aquela que funcione melhor para o seu dia a dia. Há quem registre os gastos em tempo real, quem faça um controle diário, semanal ou até mesmo uma única vez ao mês.

Mas o mais importante é o conceito: ter controle, buscar o equilíbrio das finanças e manter constância nos investimentos.

Editado por Fernando Maldonado
  • Brabo 3
Postado
15 minutes ago, Rai Nunes disse:

Bom dia pessoal.

Vocês usam a ferramenta de orçamento doméstico?

image.png.1562d35cb53fd8797d58c81a7a3de834.png

Alguém conseguiu criar o hábito de atualizar ela fielmente?

Estou precisando dessa disciplina.

Claro que comecei recentemente (sou da turma 45), mas estou atualizando certinho. Achei bem legal utilizá-la, pois antes sabia um norte de ganho e gastos, mas agora ficou mais preciso e comecei a refletir sobre alguns gastos que tenho (talvez minimizá-los)

• Brabo 3
Postado
39 minutes ago, Rai Nunes disse:

Bom dia pessoal.

Bom dia, eu preencho ela quando finaliza o mês.

Durante o mês eu utilizo uma planilha de excel para lançar gasto por gasto. Acho que é mais prático e rápido.

• Brabo 1
Postado
1 hour ago, Rai Nunes disse:

Bom dia pessoal.

Salvee @Rai Nunes! Tudo beleza?

Utilizo ela desde que entrei na AUVP (2023) e a princípio sempre tiro uns 5 minutos e atualizo ela semanalmente para acompanhar como estão as coisas no mês.

Ela me faz seguir certinho os aportes mensais e não extrapolar em nenhuma categoria muito além do que a meta.

Valeu!! o/

• Brabo 3
Postado
1 hour ago, Rai Nunes disse:

Bom dia pessoal.

OI BELEZA

Eu uso, mas uso uma que criei no excel faz um tempo

Essa da AUVP é melhor e mais automatizada, mas eu criei um apego emocional pela minha ferramenta antiga

Eu, todo mês, lanço tudo há pelo menos 5 anos

Não acho um hábito fácil de se criar, mas não é tão dificil quanto acordar cedo pra puxar ferro diariamente

Aliás, eu so jogo meus gastos lá quando o mês está fechando

• Brabo 1
  • Criar novo...