ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Essa foi uma das coisas que mais me impactaram. Apesar de saber da atual situação previdenciária brasileira, das reformas que estão sendo feitas e com certeza continuarão, no fundo eu acho que queria acreditar que o INSS era o salvador da pátria, o garantidor do futuro. Doce ilusão. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 10 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Q uando formos aposentar, simplesmente não podemos contar com isso. Queria ter a mentalidade desde novo que a alternativa para a aposentadoria é investir desde sempre ou empreender. Ao mesmo tempo agradeço por ter percebido isso a tempo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Basta fazer uma rápida reflexão para percebermos que o INSS não irá dar conta da nossa aposentadoria: A taxa de natalidade está em constante queda, o que diminui, com o passar dos anos o número de trabalhadores, mas aumenta o número de idosos. Tá aí o problema, quem irá pagar a aposentadoria para esses idosos? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Eu nunca contei com isso, porque sempre fui autônoma e pensava na minha própria previdência, mas a realidade brasileira é: aposentar-se ao final da vida pelo INSS ou previdência estadual (no caso de servidores). Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 O negócio é lutar pela liberdade financeira e NUNCA depender de ninguém Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 10 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Exatamente Gabriel. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Time AUVP (Admin) Raul Postado 10 de Outuro de 2020 Time AUVP (Admin) Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 O INSS só poderia dar certo se pirâmide financeira funcionasse, falamos disso na primeira live, a "Saindo da Caverna", é uma pena que tanta gente não consiga perceber isso. Como um sistema que dependente de pessoas jovens para pagar o salário dos aposentados pode funcionar em um mundo com cada vez menos jovens? Na década de 80, cerca de 10\% da população brasileira estava acima da faixa etária dos 50 anos. Já nos anos 2000, é possível ver uma mudança grande na pirâmide etária. A população começa a envelhecer por conta de melhores condições de vida, que são consequência do desenvolvimento econômico, quanto mais isso acontecer, mais difícil ficar sustentar esse sistema. Imagine nos tempos atuais, onde o planejamento familiar está cada vez mais comum? É a receita perfeita para a falência. Na imagem da esquerda a pirâmide etária brasileira nos anos 80 e no início dos anos 2000. Quem tem menos de 40 anos pode esquecer aposentadoria. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 O pior é que as instituições ficam empurrando previdência goela abaixo. A tal da previdência complementar. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 A falta de educação financeira leva a isso. Ontem ouvi que o INSS é fundamental para o trabalhado, e o pior, não escutei só de 1 pessoa, foram de pelo menos 10, e só eu argumentava que o INSS era uma pirâmide. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Time AUVP (Admin) Raul Postado 10 de Outuro de 2020 Time AUVP (Admin) Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Gabriel, Algum tipo de aposentadoria é de FATO fundamental para o trabalhador, o problema é que ela seja o INSS, a culpa não é das pessoas que contribuem com esse sistema a vida toda, vendem para eles uma ilusão e eles não tem nada melhor em que possam confiar, então muita gente vai lutar com unhas e dentes por esse sistema. Por não saber que investindo o mesmo valor em diferentes ativos, montando uma carteira previdenciária por exemplo, ele teria uma vida completamente melhor e financeiramente mais tranquila. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Pedro Fornereto Soldan Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Nunca fui de esperar nada do governo, faço minha parte mesmo sem querer que tal porcentagem seja descontada. A educação financeira sem dúvida foi a melhor coisa que ocorreu na minha vida. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 10 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Na minha também João. Eu sempre falava brincando que não aposentaria pelo INSS, porque eu imaginava que eles teriam alguma alternativa. Hoje em dia eu sei que infelizmente isso é a mais pura verdade. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 10 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 10 de Outuro de 2020 Isso que eu quis dizer Raul, o problema não está na aposentadoria, mas sim no INSS. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Leandro Lopes Varanda Postado 29 de Abril de 2022 Compartilhar Postado 29 de Abril de 2022 Aprendi cedo que o inss era furada, gente que pagou para ter uma aposentadoria de 10 salários mínimos, foi vendo o valor da aposentadoria ser reajustado a uma taxa menor que a usada para o salario mínimo e, depois de algum anos, aquele valor já ser igual ao do salário mínimo. Acaba com a dignidade da pessoa e reduz muito o padrão de vida. Comecei fazendo uma previdência privada num bancão e agora estou investindo e procurando aprender mais sobre investimento. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts