Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado - Quando comprar Pré-fixado e quando comprar IPCA+?


Lucas Oliveira

Pergunta

Pessoal, boa noite.

Apenas para confirmar se, de fato, entendi a operação.

Supondo que a SELIC está alta e que temos uma tendência futura de baixa, faz sentido, então, comprar o Pré-Fixado;

Supondo que a SELIC está baixa e teremos uma tendência de alta, aí, faz sendo comprar o IPCA+.

Assim, quando o título estiver de um valor próximo do vencimento, eu vendo e ganho um rendimento próximo do que eu ganharia se esperasse até o vencimento.

É esse o raciocínio mesmo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
48 minutes ago, Lucas Oliveira disse:

Pessoal, boa noite.

Apenas para confirmar se, de fato, entendi a operação.

Supondo que a SELIC está alta e que temos uma tendência futura de baixa, faz sentido, então, comprar o Pré-Fixado;

Supondo que a SELIC está baixa e teremos uma tendência de alta, aí, faz sendo comprar o IPCA+.

Assim, quando o título estiver de um valor próximo do vencimento, eu vendo e ganho um rendimento próximo do que eu ganharia se esperasse até o vencimento.

É esse o raciocínio mesmo?

Se a selic esta alta, quando você comprar um pré fixado, você vai travar essa rentabilidade, quando ela cair, ai você pode ganhar na marcação a mercado. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

1. Supondo que a SELIC está alta e que temos uma tendência futura de baixa, faz sentido, então, comprar o Pré-Fixado;

Sim, faz sentido.

2. Supondo que a SELIC está baixa e teremos uma tendência de alta, aí, faz sentido comprar o IPCA+.

Antes de mais nada, vamos entender os tipos de rentabilidade: Prefixada (seu exemplo anterior nº 1), pós-fixada (quando tem um indicador que oscila) e híbrida (junção dos dois anteriores).

Se você pensa em uma SELIC mais alta no futuro, vai depender do tipo de rentabilidade que o título tem, não necessariamente IPCA+. Veja que a marcação incide especialmente na parte fixa do título. Quando você tem IPCA+ ou SELIC+ ou prefixado, o título que mais vai sofrer marcação é o prefixado, porque os outros dois neste exemplo (IPCA+ e SELIC+) terão menos efeitos, pois a SELIC e o IPCA vão seguir o mercado, eles flutuam. 

O IPCA+ é geralmente utilizado numa estratégia de longo prazo para que você não perca o seu poder de compra do valor investido, mas também se aproveite da marcação, claro. 

De toda forma, lembre-se: Prefixados podem sofrer muita marcação à mercado, híbridos podem sofrer marcação à mercado.

Vou deixar um link para você consultar como acontece essa relação "taxa x preço". (Taxa sobe, preço do título desce. Taxa desce, preço do título sobe). 

https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm

(para ver o histórico, escolha o título> investir> selecione o período> depois clique em taxa e preço para ver o gráfico)

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Lucas Lima De Oliveira disse:

A ideia da marcação a mercado é vc ganhar uma rentabilidade acima da que ganharia no vencimento, se for próxima não vale a pena, vc ta tendo mais trabalho e ta perdendo

Na verdade a ideia é adiantar o resgate. Mas se chegar a ganhar mais do que o rendimento final, aí é um baita negócio.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Cristiane Fatima Zolin disse:

Confesso que a marcação a mercado me chamou muito a atenção porém ainda estou perdida nele.. como dito na live.. vou precisar assitir mais vezes e me aprofundar mais ..

O problema de comprar pre fixado é que se você comprar na hora errado, invés de ganhar com a marcação a mercado, você vai perder, e ficar vendo aquele titulo negativo pode te dar um medinho. Claro que se você levar ate'o final, vai receber o combinado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Estamos em um momento bom para comprar Tesouro Pré e Tesouro IPCA+

Foi ótimo para quem comprou  Pré a 14% a.a. e IPCA+ 9,02% já esta vendo o titulo positivo.

A tendência é de nos próximos 6 a 18 meses os juros abaixarem daí  marcação a mercado flui.

Lembrando que marcação a mercado é receber o total combinado (ou próximo disso) antecipado. O lucro está em receber os juros antes, só isso, não é especulação, é aproveitar a regra.

E agora o contrário, quem comprou IPCA+ 2,75% ou Pré 8,30 % a.a. estes a opção é esperar o fim do prazo para receber o combinado, marcação negativa durante este período de alta da Selic / IPCA.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...