Jump to content

Endividamento das famílias


Recommended Posts

Depois da live de ontem eu fiquei pensando sobre a situação da maioria dos brasileiros, que às vezes até têm um bom salário (mas isso não é a regra) e estão altamente endividados.

Esse gráfico abaixo mostra: "O indicador considera dívidas os compromissos assumidos com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro."
É preocupante, considerando que o ranking de pobreza da América Latina é puxada pelo Brasil e pela Venezuela. Ou seja, a gente tem uma \% alta desse número na nossa conta. Claro que devemos considerar nosso tamanho, densidade populacional, mas realmente estamos me perigo maior que o considerado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

67,5\% de famílias com dívidas é um número altíssimo, chega a ser um absurdo. Isso tudo é fruto de uma educação financeira deplorável, buscando sempre atenter os interesses das elites (que emprestam o dinheiro). Além disso, o imediatismo, ou seja, querer tudo AGORA, é um dos grandes causadores, pois assim entra em financiamentos com taxas altas e sem previsão nenhuma de pagamento.
Se você não tem nenhuma dívida, parabéns, você está entre a minoria da população e a frente de muuuitos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Matheus, eu nem ia falar uma coisa mas depois de você comentar eu não me aguento kkkk Eu tenho uma pessoa próxima que sempre está sendo ajudada financeiramente e NUNCA sai do buraco, ou seja: o problema é a falta de administração do dinheiro mesmo.
E uma das coisas que faz é reparcelamento do cartão, antes de terminar isso, já faz mais dívidas, e fica aquela bola de neve crescente e sendo chutada mais e mais.
Tem gente que costuma fazer do cartão de crédito uma renda extra, não avalia se pode ou não ter algo, eles usam o cartão como um plus. Daí não adianta parcelar.
Eu faço tudo no cartão e se puder ser em 30 vezes.. faço hahahah
Só que eu to vivendo com menos de 15\% da minha renda desde março. Só faço pontos pra trocar por milhas mesmo.
E é bem como você disse: É cultural. E a pessoa não se dá ao trabalho de pensar: posso me esforçar e cortar umas coisas e pagar isso logo. Não, só de diminuir a prestação já está ótimo. Ela nem pensa no valor global.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...
×
×
  • Criar novo...