Evelyn Santos Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Depois da live de ontem eu fiquei pensando sobre a situação da maioria dos brasileiros, que às vezes até têm um bom salário (mas isso não é a regra) e estão altamente endividados. Esse gráfico abaixo mostra: "O indicador considera dívidas os compromissos assumidos com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro." É preocupante, considerando que o ranking de pobreza da América Latina é puxada pelo Brasil e pela Venezuela. Ou seja, a gente tem uma \% alta desse número na nossa conta. Claro que devemos considerar nosso tamanho, densidade populacional, mas realmente estamos me perigo maior que o considerado.
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 67,5\% de famílias com dívidas é um número altíssimo, chega a ser um absurdo. Isso tudo é fruto de uma educação financeira deplorável, buscando sempre atenter os interesses das elites (que emprestam o dinheiro). Além disso, o imediatismo, ou seja, querer tudo AGORA, é um dos grandes causadores, pois assim entra em financiamentos com taxas altas e sem previsão nenhuma de pagamento. Se você não tem nenhuma dívida, parabéns, você está entre a minoria da população e a frente de muuuitos.
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Realmente os números são alarmantes. Depois da live de ontem, vi que o primeiro passo é acabar com minhas próprias dívidas e depois ajudar os meus parentes e amigos próximos que desejam isso. Já fará uma grande diferença ao meu redor.
Matheus Maia Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Isso é muito cultural também, tudo é oferecido para você pagar menos a cada mês e se endividar no futuro, há 2 anos tomei a decisão de nunca mais comprar nada parcelado, é muito melhor você guardar e comprar algo a vista, a maioria dos brasileiros compram por impulso e não por necessidade.
Evelyn Santos Postado 12 de Outubro de 2020 Author Postado 12 de Outubro de 2020 Matheus, eu nem ia falar uma coisa mas depois de você comentar eu não me aguento kkkk Eu tenho uma pessoa próxima que sempre está sendo ajudada financeiramente e NUNCA sai do buraco, ou seja: o problema é a falta de administração do dinheiro mesmo. E uma das coisas que faz é reparcelamento do cartão, antes de terminar isso, já faz mais dívidas, e fica aquela bola de neve crescente e sendo chutada mais e mais. Tem gente que costuma fazer do cartão de crédito uma renda extra, não avalia se pode ou não ter algo, eles usam o cartão como um plus. Daí não adianta parcelar. Eu faço tudo no cartão e se puder ser em 30 vezes.. faço hahahah Só que eu to vivendo com menos de 15\% da minha renda desde março. Só faço pontos pra trocar por milhas mesmo. E é bem como você disse: É cultural. E a pessoa não se dá ao trabalho de pensar: posso me esforçar e cortar umas coisas e pagar isso logo. Não, só de diminuir a prestação já está ótimo. Ela nem pensa no valor global.
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Ficam lutando por um salário maior, só que, na verdade, aumentar o salário só aumentaria a dívidas. O que precisa na verdade é de educação financeira BÁSICA.
João Pedro Fornereto Soldan Postado 14 de Outubro de 2020 Postado 14 de Outubro de 2020 Acho que isso é falta de querer aprender ou enxergar o óbvio, informação é muito acessível hoje em dia, basta as pessoas saírem da caverna. Mas elas preferem manter endividadas do que mudar maus hábitos.
Victor De Haidar e Bertozzo Postado 3 de Fevereiro de 2021 Postado 3 de Fevereiro de 2021 7 a cada 10 brasileiros possuem dívidas, se você não tem já está entre os 30\% mais ricos.
Recommended Posts