Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Título público mais conservador do Brasil, o Tesouro Selic passa por um momento completamente atípico. O aumento das preocupações dos investidores com relação aos gastos do governo pressionou as taxas dos papéis, de maneira geral, com impacto sobre os prêmios pagos por títulos pré e pós-fixados (deságio). Conforme aumenta o nível de incerteza sobre a condução da política fiscal, o mercado passa a exigir maior prêmio para comprar os títulos emitidos pelo governo, o que leva a uma queda nos preços dos papéis na mão dos investidores. Essa dinâmica é conhecida como marcação a mercado. Segundo Sérgio Machado, sócio-gestor da Trópico SF2, o papel Tesouro Selic com vencimento em 2026 (não mais negociado no Tesouro Direto) chegou a render algo próximo de 135\% do CDI ao longo da semana. Conforme explicação do próprio Tesouro Direto, que é o programa voltado para a negociação dos títulos públicos pelo investidor pessoa física, o deságio do Tesouro Selic é uma taxa acrescida à variação da Selic para aferir a rentabilidade do título de acordo com uma menor demanda pelo papel. Desta forma, quando há deságio, o investidor recebe a Selic mais o valor do deságio. Para quem já está alocado no Tesouro Selic, o gestor entende que o melhor a se fazer neste momento é ter paciência e aguardar a normalização da situação, que tende a ser de forma gradual. “Não acredito que vá diminuir rapidamente [o rendimento do título] para uma faixa de 110\% da Selic.” Já para quem ainda não tem uma reserva formada, o especialista entende que não é hora de entrar de peito aberto na expectativa de ganhar com o fechamento de taxas, diante da falta de clareza quanto ao cenário de curto e médio prazo.
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 12 de Outubro de 2020 Author Postado 12 de Outubro de 2020 Deságio na prática. Matéria: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/com-aumento-das-tensoes-fiscais-tesouro-selic-passa-a-render-135-do-cdi-o-que-fazer/
ROBERTO ARLINDO PINTO Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Eu ainda não tenho nenhum título do tesouro Selic. No momento prefiro aguardar. Estou apenas com CDB's e LCA's.
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 12 de Outubro de 2020 Author Postado 12 de Outubro de 2020 Eu também ainda não, mas no caso tenho só CDB.
Evelyn Santos Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Eu tenho tesouro prefixado e já deveria ter vendido, mas... sei lá.
Matheus Maia Postado 12 de Outubro de 2020 Postado 12 de Outubro de 2020 Tenho um pouco de Tesouro Pré Fixado e Selic, só que não sei se é o momento certo pra tirar mesmo com essa rentabilidade negativa.
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 12 de Outubro de 2020 Author Postado 12 de Outubro de 2020 Se estiver ganhando mais que o valor prometido, quem sabe é hora de vender.
Time AUVP (Admin) Raul Postado 13 de Outubro de 2020 Time AUVP (Admin) Postado 13 de Outubro de 2020 Com um deságio desse tamanho é bem interessante para quem está entrando, mas a questão é: Quando o deságio vai parar de subir?
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 13 de Outubro de 2020 Author Postado 13 de Outubro de 2020 Só saberemos com o tempo.
João Pedro Fornereto Soldan Postado 14 de Outubro de 2020 Postado 14 de Outubro de 2020 Em momento de muitas dúvidas eu prefiro nem me posicionar, mas que tem grandes oportunidades, isso tem.
Recommended Posts