Jump to content

Fim do auxílio emergencial deve levar 15 milhões de volta à pobreza, diz FGV


Recommended Posts

É fato que o auxílio emergencial ajudou muitas pessoas a terem uma melhor condição de vida em meio a essa pandemia que poderia ter destruído muito mais. Porém, o rombo gerado por isso foi altíssimo, fora o acúmulo do dinheiro na economia, então não é possível continuar com o auxílio para sempre , uma hora terá que acabar. O problema disso é que com a crise veio o desemprego, que teve seu maior aumento desde o início do século e, como sabemos, a maioria não tem nenhuma reserva de emergência, mas sim dívidas. O que será dessas pessoas quando acabar o auxílio, em dezembro? Para se ter ideiam o valor do bolsa família é tão baixo que 9 meses do auxílio equivale a 9 anos do programa. Sofrerá também o setor de varejo, já que bateu recordes de vendas com a pandemia, fruto do aumento momentâneo da renda de muitas famílias. Ou seja, nós estamos só na 1º fase da pandemia, o que acontecerá nos próximos anos (não consigo prever o futuro) não deverá ser nada bom. Vi em uma fonte confiável ( vou ficar devendo qual, realmente esqueci), mas a ideia é que quem recebeu o auxílio, ficou mais "rico", enquanto quem não recebeu ficou mais "pobre". Porém no futuro, todos ficarão mais "pobres", devido ao rombo criado no governo, o aumento do desemprego e da inflação. Seria um momento para ter aquele maravilhoso tesouro IPCA+ na carteira?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Pelo que aprendi nas aulas de RF, na minha estratégia sempre deixarei parte do patrimônio em IPCA +. Embora no momento atual o IPCA esteja baixo, em algum momento esta conta da impressão de dinheiro pelo governo vai chegar. Eu não sou contra o auxilio na pandemia, pelo contrário, mas os efeitos na economia serão enormes na minha humilde opinião de leigo.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Se o fim do auxílio leva essas pessoas de volta a pobreza, na verdade elas continuaram pobres, esse programa injetou o equivalente a 10 anos de Bolsa Família na economia em poucos meses, a gente deve ver o reflexo disso em breve e não estou NEM um pouco otimista com esse possível resultado.
Não acredito no real com força alguma para os próximos meses. É triste ver nosso país cada vez mais dependente de programas assistencialistas que escravizam a população em troca de votos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Exatamente, muitas pessoas pedem por programas assistencialistas absurdos, porém não enxergam o impacto disso na economia, e isso, infelizmente, ainda é a base de votos da maioria da população. É como você disse, se te dá um salario mensal, ganhou seu voto.
Não consigo ver NENHUM cenário positivo para o Brasil nos próximos meses nem anos, mas, enfim, voto os políticos estão ganhando, foda-se o que realmente importa (Desculpa o palavrão, não sei se pode falar aqui no fórum rs)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...
×
×
  • Criar novo...