Jump to content

Modulo 2- Casa própria.


Recommended Posts

Terminando aqui o módulo 2 e parei para refletir sobre a questão da casa própria. No livro do Bazin (Faça fortuna com ações antes que seja tarde) ele tem uma passagem assim: " Como você não tem casa própria, digo-lhe com toda a lealdade que procure comprar uma, custe o que custar em sofrimento e privações. Só então terá o espírito livre para investir". Reflete muito o espírito principalmente de pessoas mais conservadoras. Já o livro Pai, Rico e Pai Pobre é nos apresentada outra visão... assim como no curso do Raul. E, vcs? Optaram por casa própria ou não?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom, eu moro na casa que era dos meus pais, então não preciso comprar uma, caso eu queira ter.
Ano passado e até o começo da pandemia, este ano, eu pensava em adquirir um imóvel próximo ao meu trabalho.
Ainda bem que não deu tempo de eu fechar negócio, porque realmente, a conta do "investir x comprar imóvel" é bem boa.
Existe uma diferença agora: se você usar a calculadora que está na aula vai ver se vale a pena ou não... mas com a taxa baixa, talvez algum seja interessante, depende também do quanto você tem investido.
Hoje, com o valor baixo que tenho investido ainda não é uma boa ideia comprar imóvel. Quanto mais você pode fazer render o investimento, menor é a chance de ser boa a compra do imóvel.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu moro em casa própria e financiei 30\% do valor do imóvel. Pago juros efetivos de 7,8 ao ano. Mas, financeiramente compensa morar de aluguel, se levar em conta o valor do imóvel e o \% de aluguel que você paga e o fato de não ter gastos com a manutenção da estrutura predial. O aluguel é a decisão mais racional! Agora, ter o próprio imóvel tem a questão de comodidade, pois nunca mais vai precisar se mudar e a questão afetiva, de ter o seu próprio "canto".
Cabe a você colocar na balança qual é a melhor opção. Me arrependi de ter feito financiamento, se você quer ter um imóvel próprio, eu recomendo ir guardando o valor e comprar à vista.

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa, Thais, bem pessoal! Financeiramente falando é mais provável que o aluguel seja mais vantajoso. Porém existem variáveis subjetivas que não podem ser mensuradas (inclusive o teu desejo e tua condição financeira). Por exemplo, eu já morei de aluguel e tive que sair do apartamento correndo porque o contrato venceu (estava habituada a pensar no "renovação automática anual", nunca me passou pela cabeça que alguém que tem um imóvel pra alugar um dia não ia querer mais fazer isso) e foi bem chato. Além disso eu nunca investia em coisas que eu gostava no apartamento porque "não era meu". Mas isso é uma experiência minha (e acho que é um valor mais vinculado à minha geração que às mais jovens, hehehe). Então pra mim foi importante sair do aluguel antes de investir. Eu já financiei também, porque na época achei um ótimo negócio (que bom que gente evolui, hehe). Hoje se pudesse voltar no tempo teria guardado dinheiro antes e não financiado. Abraço
Link para compartilhar
Share on other sites

Comprei apartamento financiando 70\% do valor. Hoje em dia me arrependo, seria bem mais lucrativo o aluguel e o investimento do dinheiro restante aqui na minha região. Mas eu não tinha a cabeça que tenho hoje, então não me arrependo. Só procuro maneiras de me livrar da dívida o quanto antes.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Eu não me importo em ter um imóvel, muitas pessoas se importam, se eu tivesse uma família, certamente iria preferir um imóvel próprio, assim poderia fazer as modificações que eu desejasse e etc.
Nem tudo no mundo é exclusivamente sobre dinheiro, se você tem dinheiro para fazer uma BOA negociação à vista, um imóvel próprio pode ser uma excelente escolha, financiamento no geral é uma dívida e antecipação de sonho.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que é uma decisão muito pessoal, pois está relacionado com muitas coisas, para a maioria das pessoas isso é um sonho, e se você tem esse desejo, tendo as informações que você tem hoje, sabendo os prós e os contras, é a sua escolha e talvez isso te traga muito mais felicidade do que viver de aluguel, como o Raul mesmo disse nem tudo na vida é sobre dinheiro... Eu por muito tempo tive o sonho da casa própria, estudando um pouco, tendo mais conhecimento, sei que na verdade eu tinha o sonho da liberdade. É bom a gente se conhecer e assim tomar a decisão mais acertada para a nossa vida.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...