Jump to content

Reserva de emergência


Recommended Posts

Reserva de emergência foi pro ralo, junto como que eu tinha no TD - SELIC em uma reforma na minha casa (que ainda nem terminou por sinal).
Tenho alguma coisa presa em CDBs, algumas muito boas Ações e outras péssimas, além de FII's e não consigo desapegar de nada... 
Qual a melhor estratégia para recompor essa R. E.?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Kátia Sirlene Farias De Lima disse:

Reserva de emergência foi pro ralo, junto como que eu tinha no TD - SELIC em uma reforma na minha casa (que ainda nem terminou por sinal).
Tenho alguma coisa presa em CDBs, algumas muito boas Ações e outras péssimas, além de FII's e não consigo desapegar de nada... 
Qual a melhor estratégia para recompor essa R. E.?

Acredito que a melhor maneira é suspender seus aportes mensais nos ativos de renda fixa e variavel. 
E começar a colocar essa quantia mensal no pote da reserva de emergencia até encher o "cofrinho" novamente

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

err.... Tu misturou tudo. Reserva de Emergência não é para reforma de casa. E nem poderia ter sido usada para isso.

Você teria que ANTES ter feito uma carteira só para essa meta (reforma da casa) e quando tivesse o valor usaria estes recursos. Lembrando que obra costuma gastar até 25% a mais que o inicialmente previsto. 

A reserva de emergência é para os gastos do dia a dia, água luz, telefone e etc... no caso de você perder seu emprego, ou então no caso de doença ou acidente e etc... enfim, emergência.

Já as suas outras aplicações seriam para as suas outras metas.

Agora que está assim, se você tiver condições, aperte o cinto, poupando o máximo possível durante esse período. Pode também aumentar sua renda fazendo bicos. Qualquer centavo ajuda neste momento. A solução vai estar na sua renda e na sua economia, não em se desfazer de seus investimentos.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutes ago, Lucas Duarte Orestes disse:

Acredito que a melhor maneira é suspender seus aportes mensais nos ativos de renda fixa e variavel. 
E começar a colocar essa quantia mensal no pote da reserva de emergencia até encher o "cofrinho" novamente

Difícil resistir quando tem "promoção" na bolsa... 😆

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

err.... Tu misturou tudo. Reserva de Emergência não é para reforma de casa. E nem poderia ter sido usada para isso.

Você teria que ANTES ter feito uma carteira só para essa meta (reforma da casa) e quando tivesse o valor usaria estes recursos. Lembrando que obra costuma gastar até 25% a mais que o inicialmente previsto. 

A reserva de emergência é para os gastos do dia a dia, água luz, telefone e etc... no caso de você perder seu emprego, ou então no caso de doença ou acidente e etc... enfim, emergência.

Já as suas outras aplicações seriam para as suas outras metas.

Agora que está assim, se você tiver condições, aperte o cinto, poupando o máximo possível durante esse período. Pode também aumentar sua renda fazendo bicos. Qualquer centavo ajuda neste momento. A solução vai estar na sua renda e na sua economia, não em se desfazer de seus investimentos.

Pois é... Eu tinha uma reserva pra isso e ela foi embora. A reserva de emergência acabou indo junto porque levei um toco de uma Engenheira Fuleira enquanto meu pai estava em seus últimos dias de vida. Isso me desestabilizou inteira, fisicamente, emocionalmente e financeiramente (inclusive a cirurgia que fiz ainda foi derivada desses dias de amargor...)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutes ago, Alf Junior disse:

Então, se a reforma não terminou, entendo que pode significar que ainda terá mais despesas.

Resumindo, como o amigo @Lucas Duarte Orestesdisse. Suspender os aportes para o nível mínimo e iniciar a recompor a RE e sugestiono uma pequena divisão: Reserva para possível uso próximo (vai que a reforma exige).

Alf, acho que conheço vc das telinhas...
 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como disse o @Lucas Duarte Orestes é hora de parar de aportar. Eu seria mais extremo um pouco, pensando na minha segurança e de minha esposa e filho.

Tentaria me desfazer de algum investimento, tipo essas ações com prejuízo, algo em torno de 3 ~ 5 mil reais pra já ter algo na reserva e poder dormir com tranquilidade, que se algo der errado você estará garantida.

E o @Rodrigo Nunes Endres pontuou bem sobre o uso da reserva. Em penso assim: Se você vai usar a reserva pra algo que não seja uma emergência, que use em torno de 30% no máximo e mesmo assim você já precisa repor este valor antes de voltar a investir.

Link para compartilhar
Share on other sites

28 minutes ago, Lucas Duarte Orestes disse:

A primeira vez que li o post logo imaginei que a reforma foi algo do tipo emergencial, por exemplo um cano estourado ou algo que realmente teria a necessidade de ser feita a curto prazo, nesse caso acho que seria viavel o uso da reserva.
Mas se foi pela estética.. ai fica dificil defender 🤣

Foi sim emergencial, Lucas...
não ia entrar nesse mérito, mas vamos lá.

Meu pai estava morando comigo porém precisando de cuidados cada vez mais intensos pela progressão meteórica de sua doença (demência fronto temporal + Câncer de estômago) .
Como ele estava morando na suíte de hóspedes, uma edícula nos fundos da casa, precisamos antecipar a reforma da casa (transformamos uma casa de "conjunto" com planta horrorosa num loft com acessibilidade.) por conta da acessibilkidade e por ele estar caminhando a passos largos para a paliação. 
Mudamos o veinho para o Ap de minha mãe (térreo) e a reforma iniciou em 1º de Junho/22.
Pretendia trazê-lo para morar comigo ao final da reforma, no mais tardar em 15 de agosto, data agendada pela Fuleira-Engenheira, por isso gastei mais dinheiro do que podia: a pressa para acomodá-lo melhor em casa. 

Meu pai morreu na madrugada de 14 pra 15 de agosto/22.
A motivação para terminar a reforma morreu junto.  

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Kátia Sirlene Farias De Lima disse:

Foi sim emergencial, Lucas...
não ia entrar nesse mérito, mas vamos lá.

Meu pai estava morando comigo porém precisando de cuidados cada vez mais intensos pela progressão meteórica de sua doença (demência fronto temporal + Câncer de estômago) .
Como ele estava morando na suíte de hóspedes, uma edícula nos fundos da casa, precisamos antecipar a reforma da casa (transformamos uma casa de "conjunto" com planta horrorosa num loft com acessibilidade.) por conta da acessibilkidade e por ele estar caminhando a passos largos para a paliação. 
Mudamos o veinho para o Ap de minha mãe (térreo) e a reforma iniciou em 1º de Junho/22.
Pretendia trazê-lo para morar comigo ao final da reforma, no mais tardar em 15 de agosto, data agendada pela Fuleira-Engenheira, por isso gastei mais dinheiro do que podia: a pressa para acomodá-lo melhor em casa. 

Meu pai morreu na madrugada de 14 pra 15 de agosto/22.
A motivação para terminar a reforma morreu junto.  


Meus pesames pela sua perda, é sempre um momento muito dificil e delicado ver uma pessoa que nós amamos partir.
Como imaginei a reserva tinha sido por um ótimo motivo. Espero que voce esteja bem e conte conosco aqui da comunidade Sardinha para o que der e vier! 🙏

Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutes ago, Lucas Duarte Orestes disse:


Meus pesames pela sua perda, é sempre um momento muito dificil e delicado ver uma pessoa que nós amamos partir.
Como imaginei a reserva tinha sido por um ótimo motivo. Espero que voce esteja bem e conte conosco aqui da comunidade Sardinha para o que der e vier! 🙏

Acho inclusive que nunca tive uma emergência tão emergencial como essa, @Lucas Duarte Orestes . 
Eu só queria que os últimos momentos dele fossem os mais confortáveis o possível, ao meu lado.
O Zé (seu apelido carinhoso entre nós da família) foi o meu maior Amor... 🥲
Mas tenho consciência de que fizemos tudo o que pudemos para ele e por ele. 
E haja terapia (agora de 15 em 15  em razão da verba já devidamente reduzida em 50% pra recompor a  R.E.) 🙃

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Kátia Sirlene Farias De Lima disse:

Acho inclusive que nunca tive uma emergência tão emergencial como essa, @Lucas Duarte Orestes . 
Eu só queria que os últimos momentos dele fossem os mais confortáveis o possível, ao meu lado.
O Zé (seu apelido carinhoso entre nós da família) foi o meu maior Amor... 🥲
Mas tenho consciência de que fizemos tudo o que pudemos para ele e por ele. 
E haja terapia (agora de 15 em 15  em razão da verba já devidamente reduzida em 50% pra recompor a  R.E.) 🙃

Ele pode não ter aproveitado o que voce tinha em mente com a reforma, mas tenho certeza que não faltou amor , carinho e atenção em nenhum momento. 
O financeiro sempre podemos recuperar com a paciencia dos "Buy and hold" , o jogo segue a gente querendo ou não kkkkk  

Link para compartilhar
Share on other sites

32 minutes ago, Kátia Sirlene Farias De Lima disse:

Foi sim emergencial, Lucas...
não ia entrar nesse mérito, mas vamos lá.

Meu pai estava morando comigo porém precisando de cuidados cada vez mais intensos pela progressão meteórica de sua doença (demência fronto temporal + Câncer de estômago) .
Como ele estava morando na suíte de hóspedes, uma edícula nos fundos da casa, precisamos antecipar a reforma da casa (transformamos uma casa de "conjunto" com planta horrorosa num loft com acessibilidade.) por conta da acessibilkidade e por ele estar caminhando a passos largos para a paliação. 
Mudamos o veinho para o Ap de minha mãe (térreo) e a reforma iniciou em 1º de Junho/22.
Pretendia trazê-lo para morar comigo ao final da reforma, no mais tardar em 15 de agosto, data agendada pela Fuleira-Engenheira, por isso gastei mais dinheiro do que podia: a pressa para acomodá-lo melhor em casa. 

Meu pai morreu na madrugada de 14 pra 15 de agosto/22.
A motivação para terminar a reforma morreu junto.  

@Kátia Sirlene Farias De Lima assim como o @Lucas Duarte Orestes exponho meus sentimento pela sua perda.

Não perca a motivação, transforme esta reforma como uma meta mais distante, faça um "cofrinho" para isso afím de ficar como uma lembrança boa em que você, seu marido e familiares lutaram para dar conforto a quem vocês amavam. Reveja o projeto e coloque coisas com os seus gostares e que remetam a boas lembranças do seu falecido pai.

Tenho certeza de que a energia que ele sentiu vinda de vocês o ajudou a ter a ciência de que o amavam muito.

Parabéns pela motivação de estar aqui, eu sempre digo: A AUVP não é uma escola só de finanças, é uma escola de vida.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Alf Junior disse:

@Kátia Sirlene Farias De Lima assim como o @Lucas Duarte Orestes exponho meus sentimento pela sua perda.

Não perca a motivação, transforme esta reforma como uma meta mais distante, faça um "cofrinho" para isso afím de ficar como uma lembrança boa em que você, seu marido e familiares lutaram para dar conforto a quem vocês amavam. Reveja o projeto e coloque coisas com os seus gostares e que remetam a boas lembranças do seu falecido pai.

Tenho certeza de que a energia que ele sentiu vinda de vocês o ajudou a ter a ciência de que o amavam muito.

Parabéns pela motivação de estar aqui, eu sempre digo: A AUVP não é uma escola só de finanças, é uma escola de vida.

@Alf Junior agradeço o apoio. Senti um quentinho aqui no peito com a sua manifestação e a de @Lucas Duarte Orestes . O projeto já estava pronto desde 2020, aguardando o momento certo da execução. A Arquiteta batizou o projeto de Casa Memória porque fiquei com móveis de meus pais quando eles venderam a casa pra ir prum Apê. Por apego (sou canceriana 😅 ) fiquei com todos.
Na foto é o guarda-roupa do casal que foi transformado em cristaleira por uma marcenaria especializada que (coincidência?) eram vizinhos de longa data da antiga rua (por onde moramos por 30 anos).
Pra vc ter uma ideia o projeto (concebido e batizado em 2020) foi construído "ao redor dessa cristaleira gigante" que é considerada a "pedra fundamental" da obra de arte da minha Arquiteta. 
Ela é MARA além de ser muito criativa, procura formas alternativas para gastar menos. O Insta dela: @maismopfv_

cristaleira.jpeg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Kátia Sirlene Farias De Lima disse:

Reserva de emergência foi pro ralo, junto como que eu tinha no TD - SELIC em uma reforma na minha casa (que ainda nem terminou por sinal).
Tenho alguma coisa presa em CDBs, algumas muito boas Ações e outras péssimas, além de FII's e não consigo desapegar de nada... 
Qual a melhor estratégia para recompor essa R. E.?

Renda extra, diminuir gastos, conseguir aumento no trabalho, render coisas que não usa.

Acredito que sejam as melhores opções para recompor a sua reserva de emergencia 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...