Jump to content
  • 0

LF (LETRA FINANCEIRA)


Guilherme Silva Fernandes Albernaz

Pergunta

"A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo, dado que tem vencimento superior a dois anos. Em contrapartida, oferece aos investidores melhor rentabilidade do que outras aplicações financeiras com liquidez diária ou com prazo inferior de vencimento. Desta forma, a LF beneficia tanto as instituições financeiras que necessitam captar recursos quanto os investidores que possuem montante relevante para aplicações de longo prazo." - B³ (http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-fixa/letras-financeiras.htm)
Raul, senti falta de uma pincelada sobre as LFs nas aulas de Renda Fixa. Alguém tem alguma experiência a respeito?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Já li algumas coisas a respeito. Pelo que eu entendi, o investimento mínimo para uma Letra Financeira é de R$ 50 mil e o prazo mínimo do título é de dois anos. Você não poderá resgatar o dinheiro antes desse prazo, nem com deságio. Ela também não é coberta pelo FGC. É indicada para investidores com capital elevado, que buscam diversificar seus investimentos e aplicar quantias maiores, com rentabilidade potencialmente melhor que a de outros títulos de renda fixa, porém com muito mais riscos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
" Sua remuneração poderá ser por juros fixos ou flutuantes. A LF pode ser negociada de forma privada entre as instituições financeiras e seus clientes ou pode ser objeto de oferta pública" Entendo que é como o Raul disse e que a saúde da empresa que esta emitindo a LF deve ser analisada e os seus respectivos prêmios de rendimento que são oferecidos. O tempo sem dúvida é fundamental e a receita de bolo é fazer os comparativos do tamanho do risco que você está correndo quando comparado aos demais tipos de títulos de renda fixa e tesouro por exemplo. Em teoria, quanto maior o risco maior o retorno, sendo assim a não ser que seja uma pegadinha, o incentivo deve ser maior.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Guilherme, O investimento mínimo na maioria dos casos das Letras Financeiras é um impeditivo muito grande, cheguei a abordar em lives eu acredito, mas de fato não é um investimento para a maioria dos alunos, o valor mínimo de investimento é alto o que cria uma concentração na carteira da maioria das pessoas e exige um cuidado MUITO grande nas avaliações das instituições que emitem, que em sua GRANDE maioria estão fragilizadas. Optei por deixar de fora de fato, porque acredito que as chances de cometer erros NESSE caso, seriam maiores que os possíveis benefícios das rentabilidades das LFs. Posso pensar em abordar o assunto no futuro, mas hoje não vejo muita necessidade de fato.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...