Jump to content

Recommended Posts

Postado

Bom dia galera, abrindo oficialmente o tópico de carreiras DEV.
Cai meio que de paraquedas na área de QA, antes era suporte N2. Atualmente atuo como QA Jr em torno de 1 ano e meio, mas sempre foi mais na parte manual, testes manuais, criação de cards no Jira, criação de testes BDD e testes manuais de software num geral, quase nunca sobrava tempo pra tentar automatizar os testes das nossas plataformas. Atualmente faço faculdade de Sistemas de Informação e estou no 3° período, mas "codar" em si ainda é algo meio doloroso pra mim. Gosto da área por ser relativamente menos estressante que um DEV, porém em contrapartida também tende a ganhar menos. Atualmente tô meio perdido, pois não ganho muito (3k CLT), porém o trabalho não é muito exaustivo e ser homeoffice me agrada bastante, ainda mais no contexto de fazer faculdade.
Me recomendam materiais de estudo, formas de estudar ou até mesmo formas de melhorar na carreira na área?

• Brabo 2
Postado
7 minutes ago, Gustavo Rodrigues Queque disse:

mas sempre foi mais na parte manual, testes manuais

comecaria acabando com isso, de uns spoilers, qual a stack do seu dia a dia e do produto q vc trabalha?

8 minutes ago, Gustavo Rodrigues Queque disse:

quase nunca sobrava tempo pra tentar automatizar os testes das nossas plataformas

automatizar eh uma parada q vc tem sempre q calcular o esforco e resultado.
se nao tem tempo e eh algo que vai ter realmente q fazer diariamente ou vc calcular o tempo desperdiçado/ganho para o seu lider ou vc simplesmente começa a automatizar fora do seu horario e usa isso para mostrar valor depois.

• Time AUVP (Admin)
Postado

Um ponto que pode agregar também e ser um direcionador pra você é entender como empresas gringas olham pro cargo de QA. Estamos acostumados com QA que só realiza testes manuais e não trabalha com código. Algumas empresas gringas tem o cara de QA como alguém que coda pouco e também automatiza os testes. É um nível mais técnico, que te permitirá ganhar mais grana (por receber em dólar), mas que não precisará ser um programador (já que você mencionou que é algo ruim pra você).

No geral, não evite as coisas técnicas, isso vai te limitar demais na área. 

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

Opa!

Vou dar uma pequena contribuição de forma geral visto que tbm sou QA.

De estudo, poderia começar com cursos mais "básicos" (Ex.: Udemy) onde encontra bons materiais por um preço bacana. Após isso, poderia ir avançando com cursos mais técnicos mas sempre priorizando a prática (famosa "mão na massa" para aplicar o que está aprendendo e errar onde não te cobram kkkkkk).

Por exemplo, criar algumas aplicações básicas como jogos e sites em algumas linguagens para aprender como elas funcionam na prática. Isso já me auxiliou nos testes Web que faço na minha empresa (que cobra muito o teste manual também mas já mostrei ter esse diferencial por saber detalhes mais técnicos que outros QA's não sabem).

Em conjunto, estudar as ferramentas para o QA como Cypress, Postman...pois, muitas das vezes, são nelas que as empresas trabalham para automatizar.

O ideal é ir "testando" formas e ordens de estudo para ver o que mais se adequa a sua realidade e estilo.

7 horas atrás, Alyf Mendonça disse:

No geral, não evite as coisas técnicas, isso vai te limitar demais na área. 

E isso que o Alyf mencionou é muito real. As melhores vagas, com maiores salários e mais oportunidades te exigem um mínimo de conhecimento mais técnico.

Caso queira trocar uma ideia, chama ai

• Aí cê deu aula... 1
Postado

Aqui no trampo portamos todos os e2e pro playwright, basicamente por causa de performance.

Ganhamos 30% no tempo cobrindo mais cenários ainda por cima.

Como aqui a gente roda tudo em container, o cypress acaba sendo um porre devido a problemas de memória conhecidos de longa data q nunca são priorizados pelos mantenedores.

Postado
11 horas atrás, Gustavo Rodrigues Queque disse:

@Lucas Giacomelli Tudo certo? Agradeço as dicas, já mexi no postman pra fazer alguns testes de API, e tenho um leve conheicmento em cypress, playwright e robot. Mas tudo muito superficial. Vou aproveitar as férias da faculdade pra aprofundar em MCP playwright que tão pedindo lá no trabalho. 

Showw meu querido!! É isso ai

Interessante começar pelo que tua empresa tá pedindo pois assim fica mais fácil colocar em prática e fixar o conteúdo...Depois ir avançando para outras ferramentas utilizadas no mercado

O importante é não parar pois sempre tem alguma coisinha para aprender kkkkk

Tmj!

Postado

Passei por isso alguns anos atrás. Eu trabalhava com suporte, depois virei analista funcional, e sentia que “precisava” me tornar desenvolvedor. Então fiz o que tinha que ser feito: sentei, estudei e pratiquei. Desenvolvimento é um ofício construído na prática — quanto mais você pratica, mais melhora, e com o tempo tudo vai ficando natural.

E não fique preso esperando o “cenário perfeito”: qual é a melhor linguagem? qual é o melhor método? qual é o melhor ambiente? Isso só atrasa.

O melhor momento é agora.
A melhor máquina é a que você já tem.
E a melhor linguagem é qualquer uma que você encontre boa documentação (e quase todas têm!).

Com um pouco de insistência, as coisas começam a dar certo.

• Brabo 1

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...