Octávio Tabai Ribeiro Lage Postado Quinta-feira às 21:07 Postado Quinta-feira às 21:07 (edited) Opa, vou acompanhar o tópico porque ainda não presto serviço para o exterior. Sobre contabilidade, hoje uso a Contajá. Ela tem um serviço bem em conta, tem uma plataforma legal, endereço fiscal grátis e disponibiliza pessoal para tirar dúvidas*, seja ligação ou Whatsapp. *me ajudou bastante quando precisei migrar os serviços prestados do anexo III para o anexo V. Hoje eu estava conversando com outra, a Lucralize. O serviço é um pouco mais caro e tem faixas conforme o faturamento, mas prometem, contratualmente, a menor alíquota de imposto (apesar de eu já ter conseguido isso com a outra). Inclusive peguei essa planilha com eles que dizem apontar o melhor regime tributário*. *quando eu simulo meu caso, fica um pouquinho mais caro na planilha do que eu realmente pago hoje Editado Sexta-feira às 00:37 por Octávio Tabai Ribeiro Lage Inclusão do print da planilha 1 1
Fabio Moreira Junior Postado Quinta-feira às 22:18 Postado Quinta-feira às 22:18 On 08/12/2025 at 20:43, Leandro Esteves Requena disse: Este tópico é para quem, assim como eu, trabalha como Dev PJ prestando serviços para o exterior e busca reduzir ao máximo a carga tributária no Brasil. No meu caso, sou EPP porque ultrapassei o limite de faturamento do MEI. Atualmente uso apenas a estratégia de pró-labore de 28% para enquadrar no Fator R e cair na alíquota menor do Anexo III. Na live de hoje percebi que eu já deveria estar deduzindo vários custos do meu home office, como aluguel, internet e itens ligados ao uso do computador, o que pode reduzir ainda mais o imposto. Gostaria de ouvir quem já entende mais do assunto. Quais estratégias vocês utilizam? Alguma recomendação de contador que realmente acompanhe e oriente? Hoje uso a Agilize, mas esse modelo de atendimento digital e automático deixa bastante a desejar. A sensação é de que não há suporte real para buscar a redução tributária. Fala Leandrão, beleza? Meu caso é um pouco diferente de voces porque no caso não vendo códigos e afins. Mas recebo do exterior e minha contadora é da Conta 49 - BRL R$250 reais por mes no plano que escolhi. Foi a que achei com gente real para poder conversar e que tinha um valor possível e não anormal, até porque onde eu moro todos que eu falo sobre tecnologia saem correndo ou cobram acima de 900 reais por mês. Eu fazia o Carnê Leão e sangrava mensalmente 27,5% do valor total, mas com o progresso no trabalho resolvi investir um pouco e com o ME pude achar um enquadramento melhor e fiz um CNAE 18.30-0-03 - Reprodução de software em qualquer suporte já que recebo versões dos softwares funcionais pra teste por sugestão da contadora. Reduzi a carga de 27,5% para 3,06% algo que deu um boom legal na vida, apesar da dor de cabeça pra abrir o CNPJ e lidar com idas a prefeitura e suas burocracias, além da necessidade de pagar contadora e Certificado Digital pra fazer as notas fiscais, mas valeu a pena no longo prazo pra fazer a máquina rodar sem precisar muita preocupação e sabendo que estou todo em dia e investir sem medo. Também recebi a instrução enviada pelo amigo acima, de evitar manter o dinheiro em dolar e converter no dia que eu pagar para evitar flutuações e conflitos com o declarado e o recebido na conta. Meu unico pesar é não ter uma opção de enviar os dolares da conta PJ pra conta no exterior dos Investimentos pra poder fugir dos impostos. Como método de recebimento eu utilizo a Payoneer que é a unica opção viável na empresa que eu trabalho, a alternativa seria a Paypal que come quase todo o dinheiro na origem hahahaha mas pelo menos a Payoneer é apenas 1 dolar e a cotação do dia -0,11 centavos, então não posso reclamar. Entre as duas formas não há nem contestação, é escolher o Payoneer, se contentar. Acompanhar aqui pra ver se alguém da umas dicas novas legais e que sejam viaveis pro meu caso.
Vinicius Belon Zago Postado Quinta-feira às 22:25 Postado Quinta-feira às 22:25 2 horas atrás, Bruno Leonardo Conti disse: Até onde eu sei, isso só serve caso você seja do "Lucro Real". QUem é Simples Nacional, não importa as susas despesas. O simples nacional é tributado em cima do faturamento bruto da empresa, ou seja, não importa se você está tendo prejuízo, o valor do imposto é sobre o valor das notas fiscais. Já Lucro Real, o tirbuto é sobre o lucro, ou seja, pode deduzir as despesas. Sinceramente, prefiro ficar no Simples. @Bruno Leonardo Conti, concordo contigo, mas agora com a nova tributação de dividendos acima de 600k, as despesas que você tem na sua empresa abaixam o valor distriuído em dividendos, pode ser uma solução para pagar menos imposto, mesmo que no simples nacional.
Fabio Moreira Junior Postado Quinta-feira às 22:26 Postado Quinta-feira às 22:26 (edited) 1 hora atrás, Davi Alvarenga disse: Hoje tenho ME, recebo pela AUVP câmbio (previamente recebia pela husky), fico com um pró-labore de um salário mínimo pra pagar o mínimo possível de INSS, tributado pelo Lucro Presumido. Tem dado em torno de ~9% em impostos por mês. Também tenho feito isso. Mas marquei uma reunião com a contadora pra ver o quanto isso vai ser viável no ano que vem. Com a tributação dos Dividendos sendo taxada, estou pra checar com ela se não seria melhor aumentar o salário mensal pra nova faixa de isenção dos 5 mil, ainda que pagando um pouco mais do INSS, pra tentar reduzir a cota dos dividendos recebidos da empresa já que aparentemente o total será a soma total do usuário. Mas ainda vou verificar então não tenho certeza o quanto eu compreendi as regras corretamente. Editado Quinta-feira às 22:27 por Fabio Moreira Junior
Thiago De Almeida Roela Postado Sexta-feira às 01:47 Postado Sexta-feira às 01:47 5 horas atrás, Bruno Leonardo Conti disse: A não ser que o seu processo seja diferente, tanto faz você deixar o dinheiro lá ou resgatar para sua conta nacional, a nota fiscal provavelmente você já emitiu e vai ter que pagar o imposto igual. A não ser que você só emita nota fiscal quando resgatar o que eu acho bem estranho, visto que as empresas geralmente só vão lhe pagar quando você emitir a nota fiscal. Não entendi, empresas de fora não precisam de Nota Fiscal, só o invoice, que é basicamente apenas um papel. Eu tenho que emitir a NF para o Brasil, meu contratante nem sabe o que é uma NF 1 1
Jonas Gerosa Postado Sexta-feira às 14:46 Postado Sexta-feira às 14:46 Acompanhando para ver as dicas aqui, a dúvida é parecida, mas no meu caso estou procurando para quem presta para empresas nacionais.
Octávio Tabai Ribeiro Lage Postado Sexta-feira às 14:57 Postado Sexta-feira às 14:57 8 minutes ago, Jonas Gerosa disse: Acompanhando para ver as dicas aqui, a dúvida é parecida, mas no meu caso estou procurando para quem presta para empresas nacionais. Opa, presto para 2 nacionais. Se quiser fazer um tópico separado, chamar no privado ou mandar curtinho aqui, tento ajudar no que for possível 1
Amanda Santos#2716 Postado Sexta-feira às 18:38 Postado Sexta-feira às 18:38 Oie @Leandro Esteves Requena tudo bem? Sou contadora e tenho experiência atendendo profissionais que atuam com desenvolvimento de software para o exterior. Inclusive, importante mencionar que dependendo de como acontece a sua prestação de serviços, você consegue iniciar com uma tributação de 3% no Simples Nacional. Se quiser conhecer os planos contábeis do meu escritório, eu fico a disposição. Desejo muito sucesso na sua jornada!
Bruno Leonardo Conti Postado 10 horas atrás Postado 10 horas atrás On 11/12/2025 at 22:47, Thiago De Almeida Roela disse: ão entendi, empresas de fora não precisam de Nota Fiscal, só o invoice, que é basicamente apenas um papel. Eu tenho que emitir a NF para o Brasil, meu contratante nem sabe o que é uma NF Você tem que emitir nota fiscal de serviço para comprovar seu recebimento. Uma invoice não serve para o fisco por exemplo. Serve pra você receber mas mesmo assim você deve emitir a nota fiscal de serviço prestado. até por isso existe a emissão de serviço ao exterior que qualquer sistema de prefeitura tem, você não informa um cnpj mas sim o código de “pj” da empresa de fora. no meu processo eu emito a nota fiscal de serviço ao exterior e recebo depois. É para Portugal, não sei como seria para os EUA.
Bruno Leonardo Conti Postado 10 horas atrás Postado 10 horas atrás On 11/12/2025 at 19:25, Vinicius Belon Zago disse: @Bruno Leonardo Conti, concordo contigo, mas agora com a nova tributação de dividendos acima de 600k, as despesas que você tem na sua empresa abaixam o valor distriuído em dividendos, pode ser uma solução para pagar menos imposto, mesmo que no simples nacional Não entendi onde essas duas coisas se conectam mas , se um dia eu chegar nesse nível de 600 k de dividendos, eu me preocupo kkkk 1
Vinicius Belon Zago Postado 9 horas atrás Postado 9 horas atrás 10 minutes ago, Bruno Leonardo Conti disse: Não entendi onde essas duas coisas se conectam mas , se um dia eu chegar nesse nível de 600 k de dividendos, eu me preocupo kkkk Por exemplo, se você está retirando uma média de 55k mensais de uma empresa do simples, ou seja, se enquadrando na nova taxação dos 600k anuais, mas tem alguma despesa que pode se enquadrar como despesa da sua empresa, ao invés de retirar o dividendo e pagar a despesa como PF, você poderia pagar pela PJ, reduzindo sua retirada mensal. Vamos supor que você tenha 10k com estas despesas, ou seja, passaria a retirar 45k e não precisaria pagar o novo imposto. É uma medida bem limitada, mas pode se enquadrar em alguns casos. 1
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login