Felipe Sindeaux Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás Eai pessoal, sou dev pleno e uma das minhas metas é melhorar meu inglês para trabalhar para fora e ganhar em dólar. Hoje estou num nível intermediário avançado e estudo por conta própria, fazendo exercícios diários e tentando manter consistência. Queria ouvir de quem já é fluente e/ou já trabalha para fora. Como foi o processo de aprendizado para vocês? O que realmente fez diferença no caminho até a fluência? E se tiverem recomendações de cursos ou professores que acelerem esse processo no nível em que estou, agradeço demais. Valeu! 1
Fernando Simoes Da Silva Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás Salve salve, Felipe! Tudo na paz? Resumindo: o que mais acelera a fluência nesse nível é exposição ao inglês do mundo real, principalmente falando. Eu estudei por quase 10 anos (escola + por conta própria) e, mesmo assim, por muito tempo eu tinha a sensação de estar “travado” no intermediário. E sendo bem honesto: mesmo depois de mais de 5 anos trabalhando para fora, às vezes ainda bate esse sentimento. Acho que isso é normal, porque fluência não é um “ponto de chegada”, é mais um processo contínuo. O que realmente fez diferença pra eu destravar foi sair do inglês “controlado” (exercício, aula, vídeo com legenda) e ir pro inglês vivo do dia a dia. Porque na prática entram vários fatores que não aparecem tanto no estudo tradicional: sotaques diferentes, o seu próprio sotaque, velocidade, interrupções, contexto, etc. Pra mim, inclusive, falar era bem mais difícil do que escrever e ouvir. E pensando em trabalhar pra fora: se você já está chegando/tem o tempo mínimo de experiência que as vagas costumam pedir (muitas pedem algo como 5 anos, algumas mais), minha dica é começar a se expor também via entrevistas. Faz muita diferença. Quanto mais entrevistas você fizer, mais você ganha repertório, fica mais calmo e aprende a se vender em inglês. Eu perdi a conta de quantos “nãos” eu tomei antes de vir a primeira offer — e cada “não” vinha com uma frustração enorme e uma vontade real de desistir, porque na minha cabeça o problema era sempre o inglês. Mas mesmo quando essa sensação bate, o segredo é insistir: nem todo “não” é sobre idioma (às vezes é fit, timing, senioridade, stack, comunicação no geral), e o processo em si vai te lapidando. Cada entrevista te deixa um pouco melhor pra próxima. Se você quiser seguir por uma linha mais conservadora e acelerar a fala, eu recomendaria pegar aulas 1:1 com professor nativo (tipo Preply). Só de ter conversa guiada e correção ao vivo com frequência, já dá um salto enorme. No fim, o caminho é esse: consistência + exposição real. O estudo mantém a base, mas é a exposição que destrava. 1
Lucas Araújo Borges Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás Uma coisa que me ajudou foi fazer um intercâmbio. Seria uma boa fazer um em suas férias. Vá sozinho, que é para forçar falar em inglês. Escolha um lugar que tenha pouco brasileiro. Fique pelo menos 3 semanas, de preferência, 30 dias. Reserve uma grana para gastar lá, que aí você vai fazer as atividades de interação. No meu caso, fui para Malta, lá tinha passeios de turismo com a turma da escola todos os dias da semana. Tem eventos a noite de conversação. Tem festas na cidade. 2
Lucas Fontes Gaspareto Postado 15 horas atrás Postado 15 horas atrás Acho que o inglês atualmente é o que me separa de uma renda mensal de R$50k 😭(e medo de layoff, meu trampo atualmente é bem seguro, to nele a 13 anos) 1
Sergio Tanaka Postado 11 horas atrás Postado 11 horas atrás (edited) Eu nao trampo pra fora, porem trampo em uma empresa global. Qdo eu entrei nela, todas as calls eram em ingles mesmo que o quorum fosse 100% brasileiro. Isso foi bom pq cai no choque de realidade e foi ruim pq meu listening ficou viciado em ingles internacional Inevitavelmente vc vai trabalhar com mto indiano e essa eh a parte que eu me fodo ate hj é cansativo, o esforco pra entender o que eles falam eh brutal ingles de TI geralmente eh mto suave, uma pessoa de nivel B ja consegue lidar, so tem q ser meio safo mesmo mas com indiano, eh treta ahuahuahauhauahua tenta procurar empresas sediadas aqui e que precisam do ingles, eh um bom pontape....tipo uma accenture da vida ou diversas consultorias grandes Editado 11 horas atrás por Sergio Tanaka 1 1
Time AUVP (Admin) Alyf Mendonça Postado 10 horas atrás Time AUVP (Admin) Postado 10 horas atrás Cara, uma dica é não se apegar tanto em estar com um inglês fluente e 100%. Tenta o quanto antes fazer uma entrevista em inglês pra ver como voce vai se sair. Já vi muito time gringo que a galera tem o inglês muito ruim, mas o foco é se comunicar e acaba dando certo.
Felipe Sindeaux Postado 10 horas atrás Author Postado 10 horas atrás 51 minutes ago, Sergio Tanaka disse: Eu nao trampo pra fora, porem trampo em uma empresa global. Qdo eu entrei nela, todas as calls eram em ingles mesmo que o quorum fosse 100% brasileiro. Isso foi bom pq cai no choque de realidade e foi ruim pq meu listening ficou viciado em ingles internacional Inevitavelmente vc vai trabalhar com mto indiano e essa eh a parte que eu me fodo ate hj é cansativo, o esforco pra entender o que eles falam eh brutal ingles de TI geralmente eh mto suave, uma pessoa de nivel B ja consegue lidar, so tem q ser meio safo mesmo mas com indiano, eh treta ahuahuahauhauahua tenta procurar empresas sediadas aqui e que precisam do ingles, eh um bom pontape....tipo uma accenture da vida ou diversas consultorias grandes Valeu pela dica Sérgio, não tinha pensado nessa possiblidade, vou procurar por empresas nessa pegada. E os inglês do indianos é inevitável na programação kkkkkkkk
Felipe Sindeaux Postado 10 horas atrás Author Postado 10 horas atrás 42 minutes ago, Alyf Mendonça disse: Cara, uma dica é não se apegar tanto em estar com um inglês fluente e 100%. Tenta o quanto antes fazer uma entrevista em inglês pra ver como voce vai se sair. Já vi muito time gringo que a galera tem o inglês muito ruim, mas o foco é se comunicar e acaba dando certo. Boa, conheço mesmo um caso de um colega de trabalho que foi para uma empresa gringa com a condição de que ele teria que melhorar o inglês dele para ficar lá, então nem sempre o nível do inglês é o mais importante, só me falta coragem mesmo para botar a cara.
Fabio Moreira Junior Postado 9 horas atrás Postado 9 horas atrás 59 minutes ago, Sergio Tanaka disse: Eu nao trampo pra fora, porem trampo em uma empresa global. Qdo eu entrei nela, todas as calls eram em ingles mesmo que o quorum fosse 100% brasileiro. Isso foi bom pq cai no choque de realidade e foi ruim pq meu listening ficou viciado em ingles internacional Inevitavelmente vc vai trabalhar com mto indiano e essa eh a parte que eu me fodo ate hj é cansativo, o esforco pra entender o que eles falam eh brutal ingles de TI geralmente eh mto suave, uma pessoa de nivel B ja consegue lidar, so tem q ser meio safo mesmo mas com indiano, eh treta ahuahuahauhauahua tenta procurar empresas sediadas aqui e que precisam do ingles, eh um bom pontape....tipo uma accenture da vida ou diversas consultorias grandes Pior que no meu caso foi justamente o contrario. O que mais me ajudou foi o fato de falar com indiano todo dia. Ficava mais facil de compreender a pronúncia completa das palavras e como eles não tinham medo de errar acabava tirando meu medo. Ainda sou uma bosta, mas pelo menos a compreensão melhorou bastante e quando não da na voz, vai na escrita mesmo ou qualquer ajuda extra. Acho que o mais importante é não se privar de tentar. Vai errado mesmo e uma hora as coisas acontecem naturalmente. Eu utilizo muito a twitch dos gringos pra tentar melhorar a escrita mais solta e relapsa e conseguir responder ao vivo sem precisar de apoio, com os gringos nos chat ao mesmo tempo que ouço os streamers falando. Mas tem muitos videos legais no youtube com diferentes niveis de ingles pra treinar a audição e compreensão em diferentes sotaques e regiões que também corroboram pra que voce tenha uma avanço e o resto só treinando mesmo. Temta entrar em bate papo gringo e trocar uma idéia com a galera, isso ajuda a perder o medo e melhorar sua dicção, porque se eles não entenderem vão reagir na hora já que não tem obrigação contigo e voce pode relaxar pois não é trabalho ou obrigação, apenas treino. Melhor forma de treinar que existe. Outra coisa é tentar fixar o maximo de palavras possivel. Quanto maior seu vocabulario, melhor sua extensão de compreensão, pois mesmo que não compreenda algo voce consegue associar se souber as palavras.
Sergio Tanaka Postado 9 horas atrás Postado 9 horas atrás 5 horas atrás, Lucas Fontes Gaspareto disse: Acho que o inglês atualmente é o que me separa de uma renda mensal de R$50k 😭(e medo de layoff, meu trampo atualmente é bem seguro, to nele a 13 anos) ja fez as contas da tua rescisao pra saber o tamanho da dor?
Lucas Fontes Gaspareto Postado 9 horas atrás Postado 9 horas atrás 10 minutes ago, Sergio Tanaka disse: ja fez as contas da tua rescisao pra saber o tamanho da dor? Sempre fui PJ. Daria uma boa quantia em!!! 😄
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login