Jump to content
  • 0

UMA DUVIDA SOBRE TESOURO IPCA EM CASO DE DEFLAÇÃO.


Jefté Sousa De Araujo

Pergunta

Meus comprimentos a todos os membros da comunidade! Gostaria de tirar uma dúvida a respeito do tesouro IPCA, em caso de deflação, o investimento ocorre algum desconto? Ou mantem o valor e rende apenas a segunda taxa atrelada ao tesouro? Só por curiosidade, sei que é um investimento a longo prazo, e a inflação é sempre maior. Mas a alguém saberia me responder?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

"Bruna Centeno, economista e especialista em renda fixa da Blue3, explica que o valor nominal dos ativos atrelados à inflação também é atualizado ao longo do mês, conforme a variação do índice de referência. No caso dos títulos do Tesouro Direto e de muitos papéis emitidos por empresas, trata-se do IPCA.

 

Essa atualização é realizada a partir do chamado VNA – ou valor nominal atualizado, calculado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e indicativo do preço de um título de renda fixa caso seu vencimento ocorresse no dia, de imediato. O VNA é um indicador importante, especialmente para quem comprou papéis no passado e deseja saber o valor deles atualmente, segundo a variação da inflação.

A deflação, portanto, impacta os títulos públicos ao fazer com que o VNA recue durante o período em que a variação da inflação foi negativa. Porém, isso não significa que o preço do título no mercado irá cair necessariamente, já que existe ainda a parcela prefixada do papel (que foi travada no momento que o investidor adquiriu o papel).

Se esse juro prefixado também cair conforme as taxas que o mercado precifica naquele dia, isso poderá levar a uma valorização do preço do papel. Esse movimento é chamado de marcação a mercado. Na prática, papéis prefixados e os atrelados à inflação – especialmente os de longo prazo, que são mais sensíveis às variações – costumam valorizar quando as taxas de juros estão em tendência de queda. O contrário também é verdadeiro.

A questão, nesse caso, é verificar qual fator terá mais influência no preço dos papéis, se será a deflação, ou a taxa prefixada negociada no mercado secundário, explica Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed. “A única certeza que temos todos os dias é que o VNA cairá por conta da deflação e a dúvida sobre o preço ficará por conta das negociações diárias”, pondera."

Fonte InfoMoney

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Você diz no caso de inflação zero? A marcação a mercado se dá pela taxa e não pelo índice IPCA. Mesmo que IPCA seja zero o título vai render o bônus e sofrer Marcação a mercado. Quanto maior a taxa menor o preço.

Agora se o IPCA for negativo… Isso pode acontecer? 🤔

Pelo que lembro e dei uma pesquisada aqui o IPCA negativo vai descontar da taxa principal:

6% + IPCA

IPCA = 2% => 6% + (+2%) = 8%

IPCA = -1,5% => 6% + (- 1,5%) = 4,5%

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...