Cássio José De Ataide Lopes Postado Terça-feira às 06:24 Postado Terça-feira às 06:24 Fala galera, hoje trabalho como porteiro, estou estudando inglês 2 vezes por semana e fazendo duolingo (ofensiva de 7 dias já), me mudei esse ano de cidade, queria saber de vocês se falar inglês fluente pode agregar o currículo, e em quanto tempo vocês acham aceitável uma pessoa chegar num nível legal de inglês (conseguir conversar de boas com alguém)? Muito obrigado.
Marlon De Sena Postado Terça-feira às 08:16 Postado Terça-feira às 08:16 (edited) 1 hora atrás, Cássio José De Ataide Lopes disse: Fala galera, hoje trabalho como porteiro, estou estudando inglês 2 vezes por semana e fazendo duolingo (ofensiva de 7 dias já), me mudei esse ano de cidade, queria saber de vocês se falar inglês fluente pode agregar o currículo, e em quanto tempo vocês acham aceitável uma pessoa chegar num nível legal de inglês (conseguir conversar de boas com alguém)? Muito obrigado. Sim! É algo diferencial no currículo principalmente no Brasil que poucas pessoas falam inglês. Por experiência própria, existem inúmeras oportunidades que te abrem so pelo fato de falar inglês. Consegui uma oportunidade de trabalho no exterior devido a isso e antes de me mudar muito do meu crescimento veio do diferencial de falar ingles nas empresas onde trabalhei. Mesmo para o seu trabalho como porteiro você poderia trabalhar em multinacionais e receber estrageiros que venham a visitar a empresa ou ate mesmo um motorista de Uber que pode trabalhar como autônomo e transportar clientes estrageiros para uma empresa. Em fim sao inumeras novas oportunidades que o idioma te traz. Em relação ao tempo para fluência acredito que uns 4 anos estudando 2 horas por semana ou uns 2 anos fazendo um intensivo 5 a 6h por semana. Dica: consuma muito conteúdo em inglês tipo videos ou podcasts sobre assuntos que você gosta, nada de video de aprendizado pois é muito artificial, e esqueça legenda, mesmo que não entenda completamente. O ato de praticar a escuta é o principal ponto que ajuda seu cerebro a ir desbloqueando para o novo idioma. Editado Terça-feira às 08:18 por Marlon De Sena 2 1
Murilo Klug Postado Terça-feira às 13:58 Postado Terça-feira às 13:58 Acredito que isso vá depender muito da área que pretende atuar. Certamente é um grande diferencial para muitos passos assim como o @Marlon De Sena respondeu anteriormente. Posso dizer que na minha vida fez total diferença, entrei numa empresa aqui do Brasil com atuação internacional, o fato de conseguir falar inglês contou muito mais que o conhecimento técnico em algumas etapas da minha evolução. Não me arrependo nem um pouco de ter aprendido, além disso tudo tu conseguir assistir filmes ou até vídeos no Youtube com conteúdos em inglês e conseguir entender é algo que sempre me deixa feliz. Existe muito conteúdo bom disponibilizado sobre qualquer área (principalmente DEV) em inglês. Sobre o tempo pra chegar num nível aceitável, vai depender do quanto você vai realmente praticar, seguindo um curso de uma vez por semana eu conseguia ler, entender e conversar tranquilamente depois de 4 anos. Esse tempo pode ser diminuido se fizer um intensivo e se dedicar vendo conteúdos em inglês com maior frequência. 1
Victor Ribeiro De Mattos Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás Oi Cássio, Antes de tudo parabéns por fazer um esforço para agregar nas suas capacidades fora do trabalho. Essa é a parte mais importante e o que você precisa manter o máximo possível. Quanto ao inglês em si: Meu entendimento é que pode ser que sim mas provavelmente não. O que funciona ou não depende do contexto. Ex: Raul fala de investir 25% da renda porque o contexto mais comum do público dele é de uma classe média alta (em torno de R$6.000,00 à R$12.000,00 de renda), mas no contexto de ganhando menos de R$4.500,00 essa "regra" não vale porque não é razoável pedir isso com quanto custa sobreviver no Brasil. O que influencia a resposta da sua pergunta é: Existem oportunidades próximas de você que o que faltaria para aproveitar é ter inglês? E essa questão é influenciada pelo tempo (pode ser que não agora, mas talvez no futuro). Dito isso, eu mesmo faço Duolingo mesmo que não tendo uma "razão explícita". Outras línguas tem jeitos de pensar diferentes (ex: inglês tem uma relação com tempo mais sofisticada que a nossa enquanto a gente tem a conjugação) e essas outras formas de pensar desenvolvem nossa mente. Aí te devolvo com outra pergunta: Aprender inglês pra você é só um meio de melhorar sua qualidade de vida? Se sim, é o melhor investimento que você poderia estar fazendo agora para subir pro próximo degrau?
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login