Jump to content
  • 0

Valor do ETF


Rodrigo Gonçalves Souza

Pergunta

Pessoal, bom dia. Sabemos que via de regra o que faz o preço das ações variarem é a quantidade de negociações. Muita gente comprando sobe o valor e muita gente vendendo cai. Minha pergunta é se isso vale também para ETF ou ele só varia de acordo com o índice mesmo? Se o ETF é um fundo posso ter problemas de liquidez para comprar e vender ou nunca terei esse problema?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Que pergunta boa Rodrigão, a resposta simples e fácil é: SIM, o preço dos ETFs oscila de acordo com o mercado, porque também são negociados em Bolsa de Valores.
Mas você lembra que eles correspondem a um pacote de ações, correto? Portanto se o preço deles ficar mais "baixo" do que o pacote de ações correspondente, os grandes investidores podem compra-los e "quebrar" as cotas em ações para vender, lucrando sem nenhum risco, sacou? Então eles não se distanciam muito do preço "correto" porque tem gente de olho nessas oportunidades o tempo todo.
Os gestores dos ETFs portanto, não tem a necessidade de ficar arbitrando isso o próprio mercado já faz essa arbitragem, em troca desse lucro sem riscos. Quanto a liquidez, a resposta novamente é: SIM, quando for investir em ETFs no exterior, fique sempre atento ao spread (Diferença entre os valores) entre o preço de compra (Bid) e o preço de venda (ask), quanto menor for essa diferença no ETF que você está entrando, melhor a liquidez dele e melhor a "saúde" do ETF.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Entendi Raul. Você disse que grandes investidores ficam de olho se o preço oo ETF está mais "baixo" do que o índice para comprar e "quebrar" as cotas em ações para vender.
Como posso comparar por exemplo se IVVB11 ou SMALL11 está mais barato que o índice? Esse procedimento de "quebrar" as cotas em ações só pode ser feitos por fundos de investimentos?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...