Jump to content

Recommended Posts

Postado

Olá senhores,estudando o módulo de ciclo econômico me veio uma dúvida um pouco fora da caixa,a correlação entre ciclo econômico e política onde vi que o governo atual tirando o segundo mandato que teve  e  a eleição da estocadora de vento foram em ciclos de expansão.entretanto o primeiro mandato do nine,os países de exportação de comoditis cresceram considerávelmente mas o Brasil com PIB quase dobrando em comparação a eles.contudo,depois os outros governos da posição política da atual foram,assim percebi que expansão do ciclo econômico tende a esquerda conduzir o governo e na contração do ciclo econômico tende a direita conduzir.assim fiquei curioso se existia algo que manipulasse isso de cima, e vi que não,na verdade é o povo revoltado com a natureza do ciclo econômico e descontando no governo para eleger o próximo governo, então acho que posição política realmente importa ? Acho que olhando como um todo, não,um governo acerta ali e erra no outro lado e no final fica elas por elas

• Brabo 1
Postado (edited)
22 minutes ago, Fabrício Dalla Cypreste disse:

então acho que posição política realmente importa ?

Importa, porque quanto mais um governo X gasta, pior para o país. Metade do orçamento federal em 2025 foi dívida de juros e amortizações.

Aí a gente tem uma Selic alta pra frear esse endividamento causado pelo governo, o efeito crowding out.

Porque se não inflação explode, e mesmo que não exploda, essa Selic alta constante desestimula o consumo e a economia não gira.

Pegou a visão?

Basicamente precisamos de um governo que arrecade mas não gaste loucamente, invista e estimule na industrialização, infraestrutura e produção.

Se o governo não se endividasse tão absurdamente, não precisaria ter impostos tão altos também.

Editado por Caleb Carneiro
  • Brabo 1
Postado
7 horas atrás, Fabrício Dalla Cypreste disse:

A teoria é isso aí mas n vejo diferença,prq ambos não tem competência pra isso,por isso digo acerta aqui ,erra ali é mais erra que acerta no geral

E essa teoria precisa ser aplicada na prátiac.

Se você se endivida loucamente, precisa parar de gastar, ganhar mais e, ir quitando as dívidas.

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...