Jump to content

Reflexões sobre o caso da FTX (com duas matérias para embasamento)


Recommended Posts

2 horas atrás, Renzo Nogueira Margotto disse:

Tem que ver essa historia ai. Eu não uso a Binance, mas achei que se for comprovado ataque hacker eles devolviam o valor, claro desde que a culpa seja deles, e não do usuário.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Faz sentido sim que ele pague a soltura com os recursos próprios visto que o caso está em investigação, senão você está decretando a culpa do Sam antes mesmo dela ser decretada. O mesmo acontece com políticos e traficantes, se depois for provado e julgado que ele deve ressarcir, aí sim ele o faz.

 

Pega como exemplo o caso da Theranos com a Elizabeth Holmes, que os investidores querem o dinheiro dele s de volta e ela pagou fiança com o dinheiro que eles mesmos concederam a ela, isso também é justiça, goste ou não o principio da inocência e responder em liberdade também é importante.

 

Já sobre o mercado cripto, sou entusiasta e aconselho vocês a estudarem os ciclos do bitcoin e todo o movimento que o acompanha para que as outras moedas também se valorizem, caso contrario, vão continuar sardinhando e perdendo grandes oportunidades.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Daniel Fernandes Coração disse:

kkkk, krai, ai ele foi bem "inocente" kkkk, 

porém, como falei, tem q tirar n tem muito jeito n. Ele n vai recuperar esta grana nem ferrando

Ele tava operando a plataforma segundo a notícia. Viu a grana der ir sumindo ao vivo e a cores. E tipo... Eu nem procurei essa notícia. Ela apareceu no meu feed logo depois que vi sua postagem. Se for procurar é capaz de achar um monte delas. 

A questão maior aí, é que, evidentemente, essas plataformas deveriam ser seguras. Principalmente esse pessoal mais das antigas, não só deve achar complicado ficar movendo cash da Exchange para carteira e vice versa, como também provavelmente vão achar que essa medida de segurança não é tão essencial assim (até serem lesados). Na cabeça deles, é como se a gente tivesse orientando a tirar dinheiro do banco porque ele pode ser assaltado.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Igor Caio Braz Oliveira disse:

Faz sentido sim que ele pague a soltura com os recursos próprios visto que o caso está em investigação, senão você está decretando a culpa do Sam antes mesmo dela ser decretada. O mesmo acontece com políticos e traficantes, se depois for provado e julgado que ele deve ressarcir, aí sim ele o faz.

 

Pega como exemplo o caso da Theranos com a Elizabeth Holmes, que os investidores querem o dinheiro dele s de volta e ela pagou fiança com o dinheiro que eles mesmos concederam a ela, isso também é justiça, goste ou não o principio da inocência e responder em liberdade também é importante.

 

Já sobre o mercado cripto, sou entusiasta e aconselho vocês a estudarem os ciclos do bitcoin e todo o movimento que o acompanha para que as outras moedas também se valorizem, caso contrario, vão continuar sardinhando e perdendo grandes oportunidades.

Então. Nesse caso, houve a lesão e a Justiça já tem dois delatores que fizeram parte dela e confessaram o crime. Eu entendo teu ponto, mas acho que pelo menos deveria haver um sistema onde, comprovada a culpa, essa grana da fiança ser destinada ao pagamento dos prejuízos dos clientes. E no caso, havendo ou não condenação, ela volta para quem pagou (menos 10% da comissão do Bounty Hunter caso um a tenha pago).

Ou seja, ele pode ser condenado e ainda assim ficar com a grana. E o ressarcimento dependerá de outra ação a ser movida pelos lesados, individual ou coletiva, sendo que como advogados lá para esse tipo de processo são caros, é mais barato assumir o prejuízo do que contratar um.

É exatamente com a pulverização da dívida e com a dificuldade de uma cobrança lucrativa dela que esses infratores estão contando quando dão esse tipo de golpe.

Editado por Renzo Nogueira Margotto
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Renzo Nogueira Margotto disse:

Ele tava operando a plataforma segundo a notícia. Viu a grana der ir sumindo ao vivo e a cores. E tipo... Eu nem procurei essa notícia. Ela apareceu no meu feed logo depois que vi sua postagem. Se for procurar é capaz de achar um monte delas. 

A questão maior aí, é que, evidentemente, essas plataformas deveriam ser seguras. Principalmente esse pessoal mais das antigas, não só deve achar complicado ficar movendo cash da Exchange para carteira e vice versa, como também provavelmente vão achar que essa medida de segurança não é tão essencial assim (até serem lesados). Na cabeça deles, é como se a gente tivesse orientando a tirar dinheiro do banco porque ele pode ser assaltado.

Outra questão  é a ganância. 

Vender casa pra investir em btc? Ainda mais assim. É  ser inocente  d mais  sqn.

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Outra questão  é a ganância. 

Vender casa pra investir em btc? Ainda mais assim. É  ser inocente  d mais  sqn.

 

 

Eu diria que é o combo: ganância + ignorância financeira + pressa em tomar decisões importantes. Juntando as três, acontece uma situação tipo essa em que a pessoa perde completamente a razão.

Se esse cara tivesse parado para pensar sobre o que ele estava fazendo, dificilmente teria feito. Essa decisão deve ter sido tomada no ímpeto do momento e provavelmente ele deu azar de ter conseguido vender a casa rápido. Talvez até abaixo do valor de mercado contando com o que ele achava que iria ganhar.

Se uma pessoa "normal", com pouco conhecimento sobre investimentos, pensar sobre essa possibilidade de vender uma casa comprada com o trabalho de uma vida para aplicar em cripto, certamente não teria tomado essa decisão. 

Eu acho que dessas três, a pressa é o fator mais grave em qualquer decisão que a gente precisa tomar durante a vida. Claro, tirando excessões médicas em casos onde nem sempre teremos a opção de pensar sobre as opções que nos são oferecidas.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, João Lucas disse:

Volta e meia vocês gostam de "bater" nas crypto em, kkkkkkk" Not your keys not your coins

A questão não tem a ver com crypto, e sim com o ocorrido entre corretora e clientes, mais a questão do processo. Eu até citei o caso similar da Coroa Brastel, que foi com dinheiro físico. 

E de qualquer modo, se fosse o caso, é importante também conhecer argumentos contrários as cryptos, nem que seja para discordar deles. 

Eu volta e meia posto notícias sobre crypto, mas o que vem de crítica, geralmente tem relação com fatores externos e não a elas. E também posto argumentos muito bons a favor, como a palestra sobre crypto e blockchain que o Don Tapscott deu no TED Talks.

Quanto mais informações a gente tem acesso e consegue as avaliar de modo crítico, mais conhecimento real desenvolvemos sobre o assunto. E assim, tomamos melhores decisões. 

Se por acaso alguma notícia postada vem batendo em cryptos, a minha intenção de forma alguma foi concordar com ela. Apenas o de contribuir trazendo argumentos para que haja análise crítica de vocês, uma vez que estamos num ambiente de estudo.

Peço desculpas se alguma postagem te passou essa impressão.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...