Jump to content

Recommended Posts

Postado

Busco críticas realmente sinceras e diretas sobre uma empresa que montei no segmento de serviços. Vou tentar explicar de forma completa os cenários.

Cenário de Origem (2022): Iniciei uma sociedade com outros 3 parceiros. O acordo foi eles entrarem com equipamentos semi-novos e experiência no setor enquanto eu fiz o aporte de R$ 185k em cash e adquiria know-how. Divisão do CNPJ: 50% para eles, 50% para mim.

Evolução dos Números (Consolidado 4 anos): A primeira unidade acabou se transformando na "vaca leiteira" da operação. Recebeu equipamentos (a valor contábil zero para a empresa) e mais R$ 110k e viabilizou a montagem de outras 4 unidades ao longo destes 4 anos (mais detalhes sobre isso e sobre alguns ajustes na tabela abaixo). Essa unidade gerou R$ 820k em vendas com R$ 400k de lucro líquido acumulado.

Ainda não retiramos dinheiro sério do CNPJ. Tampouco efetuamos novas chamadas de capital. Em comum acordo, montei uma unidade isolada 100% minha (investimento de R$ 190k, lucro de 5k mensais, estável). Para efeitos nocionais pode-se considerar que em 10 anos se venderia o ativo depreciado a 60% do valor de face do investimento, mas a qualquer momento antes disso unidades podem ser vendidas pelo FCF (considerar lucro líquido acumulado de 1 ano) a um múltiplo entre 3 a 4x.

Performance Consolidada do Portfólio (Jan/2022 - Mai/2026)

Unid  Tempo  Investimento (R$)  Resultado Líquido (R$)  ROI Nominal  ROI Anualizado (CAGR)  Ação
 A  52 m  110.000  200.000*  309,1%  39,4% a.a.

retrofit

B  47 m  175.000  150.000  88,6%  18,1% a.a.

desinvestir

C  33 m  155.000  65.000  54,8%  17,5% a.a.

vendida (exit)

D  36 m  135.000  80.000  77,8%  21,1% a.a.

opção de venda 

E  26 m  185.000  97.000  52,4%  21,6% a.a.

desinvestir

F  0 m  110.000  0  0,0%  0,0%

pré-operação

G (100%)  24 m  190.000  120.000  63,2%  27,7% a.a.

própria

TOTAL  36 média  1.060.000  712.000  89,8%  23,8% a.a.

consolidado

*50% de participação no lucro operacional conforme estrutura societária.

O "Problema" Atual:

Hoje temos um cenário de dispersão geográfica e de variação de performance, inclusive uma nova ainda sem histórico. Isso demanda mais tempo de gestão e foco de todos sócios, também dilui o ROI consolidado do negócio. O ponto onde chegamos hoje dependeu 90% da minha compreensão do negócio e de uma participação ativa. Meus sócios estão focados em outras frentes no momento.

Unidade A: CAGR de 39% a.a. (a única que realmente brilha).

Unidades B, C e D: Orbitam um ROI de 17% a 21% a.a. e estão com vendas estáveis. Uma delas foi vendida e viabilizou montagem da unidade nova. Sem crescimento nenhum por vários meses (até saudáveis financeiramente, mas com sensação de sub-aproveitamento). Recentemente alugamos uma operação (valor do aluguel que "garante o ROI atual") por 6 meses e colocamos na mesa opção de venda após aluguel.

Unidade E (falha): Investimento de R$ 165k que está apenas empatando (um erro de escolha minha).

Plano de Saída (em formatação):

Fiz uma transição de carreira executiva para o segmento de consultoria. É o segmento no qual eu vou trabalhar até o final da minha carreira (tenho quase 50 anos) e não pretendo me dedicar a ser um "operador" neste segmento de serviços. Para resolver e liberar minha agenda HOJE tenho já um acordo formalizado com gestor terceirizado, PJ com PJ (sempre carrega algum risco trabalhista) e para o qual distribuo 30% dos dividendos totais mensais (remuneração sob performance).

NO ENTANTO, uma outra alternativa seria:

1. Vender 2 unidades de baixa performance (uma já sob contrato de opção a R$ 160k sobre um custo de R$ 135k, tem uma carteira de clientes decente e possibilidade de performar melhor com uma "pessoa local" na gestão). 

2. Canibalizar os ativos "saudáveis": Fechar as unidades de baixo ROI que estão em outro estado e mover a estrutura para proximidades dos meus sócios, criando uma "super unidade" com margem líquida projetada de 50% (R$ 11k lucro / R$ 22k vendas). Os sócios teriam que aceitar carregar a gestão para não precisarmos do gestor (a 30% dos dividendos mensais).

3. Concentrar: Sair de 6-7 unidades espalhadas para 3 unidades "Premium" em um raio de 15km da sede da empresa, focando em um lucro líquido de R$ 26-28k/mês.

Observações Finais

Este plano corre o risco de deixar dinheiro na mesa ao fechar unidades que dão em torno de 20% a.a. para concentrar em 3 unidades "super" (risco de localização, tração inicial de vendas, etc). Ela resolve a situação do gestor e do tempo de envolvimento com o negócio.

A sociedade 50/50 ainda faria sentido nesta nova modelagem ou eu deveria realizar o lucro e sair totalmente para focar apenas na consultoria?

Considerando que tenho R$ 590k de lucro acumulado e R$ 1M em equity, o ROI consolidado anualizado de 23,8% justifica o risco de execução de uma "Super Unidade" ou eu deveria liquidar tudo e colocar em renda fixa pra focar 100% na consultoria sem o "ruido do negocio"?

Pode bater forte. O objetivo é clareza, não validação de ego.

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado

A) apesar da dispersão , você tem várias unidades e olhar do uma como sendo rentável , entendo que poderia ser um risco , é quase que querer ter um filho preferido (além de dar mais atenção a ele , ele sempre sempre tende a render mais na que é pra ele que seus olhos brilham )

b) você considera que voce fez 90% do esforço ,  mas contratualmente tem 50%, sem seus sócios você chegaria onde chegou ? Será que a ideia de sociedade aqui não ficou frágil ? E se eles viraram seu concorrente, você acha que seria bom ? Confesso que esta parte me incomodou , não sou a favor de após uma sociedade e um negócio começar a girar, alguém da sociedade se achar 90% realizador do negócios , soa como arrogância perante aqueles 50% que também apostaram em você … talvez sim dar seu valor mas em comum acordo com os outros sócios e buscar algo que beneficie seu esforço e e que eles estejam de acordo …. 

c) seu RÓI total a nivel BR nao é ruim , aliás é bom , mas voce esta olhando Apenas a vaca leiteira , e quer por os ovos numa cesta só , na entendo o motivo de querer sair da sociedade ! Cansou da empresa ? Cansou dos sócio ? Ou acredita que você com seus 90% fará o roo de 40% da sua galinha dos ovos de ouro?

(aqui cabe uma análise nem séria e bem criteriosa , pois se você acredita que você sozinha iria manter isso e isso é traz mais tranquilidade , aí entendo que deveria se encaminhar para isso ,  mas sendo transparente com seus sócios - voce chegou neste patamar através deles )

digo transparente na sua vontade ,  em detalhes dos seus planos (aqui prevalece sua individualidade e suas metas, idealizações pessoais para empresa )

• Criar novo...