Elvis Gloeden Goncales Postado Quinta-feira às 14:57 Postado Quinta-feira às 14:57 (edited) Bom dia! Minha empresa tem um valor em caixa aplicado automaticamente pelo investimento sugerido pelo banco (rendimento muito baixo, porém o valor disponível de imediato). Em meus negócios, consigo estimar o uso deste valor para compra de produtos com 1 dia ou mais de antecedência. Poderia aplicar este valor em Ações AUPO11, para ter um melhor rendimento? Outro ponto: Quais os prós e contras de investimentos como pessoa jurídica ou como pessoa física? Editado Quinta-feira às 16:57 por Elvis Gloeden Goncales Correção do texto. 1
Washington MUNIZ Postado Quinta-feira às 15:54 Postado Quinta-feira às 15:54 Sou gerente de uma empresa pequena no simples nacional nos temos um caixa de 1.5 Milhão o dono é bem conservador e não gosta de riscos então eu deixo tudo em cdbs e tesouro a tributação vai depender do seu regime tributário mas se for no simples nacional você pode sim comprar e paga imposto só na venda a diferença é que você vai ter que emitir um darf. Só quando vender: Calcula o ganho = Preço de venda – Custo de compra (ajustado por eventuais custos). Paga 15% sobre o ganho positivo (20% se for day trade). Emite DARF com código 3225 (IRPJ – Ganhos líquidos em operações na Bolsa – Simples Nacional) até o último dia útil do mês seguinte à venda. Não preciso dizer que não é uma boa ideia fazer day trade. 2
Alisson Neuberger Both Postado Quinta-feira às 16:25 Postado Quinta-feira às 16:25 Nessa mesma linha também tenho uma dúvida. Tem alguma diferença eu fazer a aplicação direto pela empresa ou é melhor fazer a distribuição de lucros e aplicar pelo CPF? 1
Elvis Gloeden Goncales Postado 14 horas atrás Author Postado 14 horas atrás (edited) Olá pessoal, notei que este assunto faz mais sentido no tema de Renda Variável, pedirei ajuda no fórum de RV. Retificando, o Caleb, gentilmente, respondeu sobre o assunto neste fórum. Editado 13 horas atrás por Elvis Gloeden Goncales
Caleb Carneiro Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás On 14/05/2026 at 13:25, Alisson Neuberger Both disse: Tem alguma diferença eu fazer a aplicação direto pela empresa ou é melhor fazer a distribuição de lucros e aplicar pelo CPF? Só faria diferença se você fosse investir em LCI/LCA, porque eles não são isentos pra PJ. Como o AUPO11 burla a tabela regressiva, a empresa paga 15% igual PF na hora de vender. O problema é você distribuir mais de 50 mil no mês na venda do AUPO11 (ou o lucro da sua operação antes de investir), pagando 10% de IR sobre a distribuição de lucro. 1
Caleb Carneiro Postado 13 horas atrás Postado 13 horas atrás (edited) Boa noite @Elvis Gloeden Goncales! Seja bem-vindo à comunidade! On 14/05/2026 at 11:57, Elvis Gloeden Goncales disse: Minha empresa tem um valor em caixa aplicado automaticamente pelo investimento sugerido pelo banco (rendimento muito baixo, porém o valor disponível de imediato). Esse CDB rende quantos % do CDI? On 14/05/2026 at 11:57, Elvis Gloeden Goncales disse: Em meus negócios, consigo estimar o uso deste valor para compra de produtos com 1 dia ou mais de antecedência. Poderia aplicar este valor em Ações AUPO11, para ter um melhor rendimento? Sim, é uma ideia muito boa. Porque você não paga IOF e paga a menor alíquota da tabela regressiva (15%), economizando 7,5% de IR. E mais importante ainda, é ele ser D+1, então se você vende uma cota hoje durante o horário de negociação da B3 (10h às 17h), o dinheiro pinga no saldo amanhã (importante: próximo dia útil). On 14/05/2026 at 11:57, Elvis Gloeden Goncales disse: Quais os prós e contras de investimentos como pessoa jurídica ou como pessoa física? 4 horas atrás, Caleb Carneiro disse: Só faria diferença se você fosse investir em LCI/LCA, porque eles não são isentos pra PJ. Como o AUPO11 burla a tabela regressiva, a empresa paga 15% igual PF na hora de vender. O problema é você distribuir mais de 50 mil no mês na venda do AUPO11 (ou o lucro da sua operação antes de investir), pagando 10% de IR sobre a distribuição de lucro. Editado 8 horas atrás por Caleb Carneiro 1
Elvis Gloeden Goncales Postado 13 horas atrás Author Postado 13 horas atrás 16 minutes ago, Caleb Carneiro disse: Boa noite @Elvis Gloeden Goncales! Seja bem-vindo à comunidade! Esse CDB rende quantos % do CDI? Sim, é uma ideia muito boa. Porque você não paga IOF e paga a menor alíquota da tabela regressiva (15%), economizando 7,5% de IR. E mais importante ainda, é ele ser D+1, então se você vende uma cota hoje durante o horário de negociação da B3 (10h às 17h), o dinheiro pinga no saldo amanhã (importante: próximo dia útil). Aí é só o cuidado de emitir a DARF, como o @Washington MUNIZ comentou. Boa noite, @Caleb Carneiro, obrigado pelas informações! No meu caso, a empresa é EPP Lucro Real, seria necessário emitir o DARF, ou a dedução de 15% é diretamente feita pela corretora?
Caleb Carneiro Postado 8 horas atrás Postado 8 horas atrás 4 horas atrás, Elvis Gloeden Goncales disse: Boa noite, @Caleb Carneiro, obrigado pelas informações! No meu caso, a empresa é EPP Lucro Real, seria necessário emitir o DARF, ou a dedução de 15% é diretamente feita pela corretora? Boa noite @Elvis Gloeden Goncales, peço perdão pela informação da DARF Como o AUPO11 é um ETF de Renda Fixa com uma estrutura específica, o IR é retido na fonte Então não precisa emitir DARF
Caleb Carneiro Postado 8 horas atrás Postado 8 horas atrás (edited) On 14/05/2026 at 12:54, Washington MUNIZ disse: Emite DARF com código 3225 (IRPJ – Ganhos líquidos em operações na Bolsa – Simples Nacional) até o último dia útil do mês seguinte à venda. Não preciso dizer que não é uma boa ideia fazer day trade. @Washington MUNIZ, você tá pagando em duplicidade AUPO11 já é retido 15% na fonte, sem precisar emitir DARF Editado 8 horas atrás por Caleb Carneiro
Recommended Posts