Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Bom dia!

Minha empresa tem um valor em caixa aplicado automaticamente pelo investimento sugerido pelo banco (rendimento muito baixo, porém o valor disponível de imediato).

Em meus negócios, consigo estimar o uso deste valor para compra de produtos com 1 dia ou mais de antecedência.

Poderia aplicar este valor em Ações AUPO11, para ter um melhor rendimento?

Outro ponto:
Quais os prós e contras de investimentos como pessoa jurídica ou como pessoa física? 

Editado por Elvis Gloeden Goncales
Correção do texto.
  • Brabo 1
Postado

Sou gerente de uma empresa pequena no simples nacional nos temos um caixa de 1.5 Milhão o dono é bem conservador e não gosta de riscos então eu deixo tudo em cdbs e tesouro a tributação vai depender do seu regime tributário mas se for no simples nacional você pode sim comprar e paga imposto só na venda a diferença é que você vai ter que emitir um darf. Só quando vender:

• Calcula o ganho = Preço de venda – Custo de compra (ajustado por eventuais custos).
  • Paga 15% sobre o ganho positivo (20% se for day trade).
  • Emite DARF com código 3225 (IRPJ – Ganhos líquidos em operações na Bolsa – Simples Nacional) até o último dia útil do mês seguinte à venda. Não preciso dizer que não é uma boa ideia fazer day trade.
  • Brabo 2
Postado
On 14/05/2026 at 13:25, Alisson Neuberger Both disse:

Tem alguma diferença eu fazer a aplicação direto pela empresa ou é melhor fazer a distribuição de lucros e aplicar pelo CPF? 

Só faria diferença se você fosse investir em LCI/LCA, porque eles não são isentos pra PJ. Como o AUPO11 burla a tabela regressiva, a empresa paga 15% igual PF na hora de vender.

O problema é você distribuir mais de 50 mil no mês na venda do AUPO11 (ou o lucro da sua operação antes de investir), pagando 10% de IR sobre a distribuição de lucro.

• Brabo 1
Postado (edited)

Boa noite @Elvis Gloeden Goncales! Seja bem-vindo à comunidade!

On 14/05/2026 at 11:57, Elvis Gloeden Goncales disse:

Minha empresa tem um valor em caixa aplicado automaticamente pelo investimento sugerido pelo banco (rendimento muito baixo, porém o valor disponível de imediato).

Esse CDB rende quantos % do CDI?

Em meus negócios, consigo estimar o uso deste valor para compra de produtos com 1 dia ou mais de antecedência.

Poderia aplicar este valor em Ações AUPO11, para ter um melhor rendimento?

Sim, é uma ideia muito boa. Porque você não paga IOF e paga a menor alíquota da tabela regressiva (15%), economizando 7,5% de IR. 

E mais importante ainda, é ele ser D+1, então se você vende uma cota hoje durante o horário de negociação da B3 (10h às 17h), o dinheiro pinga no saldo amanhã (importante: próximo dia útil).

Quais os prós e contras de investimentos como pessoa jurídica ou como pessoa física? 

4 horas atrás, Caleb Carneiro disse:

Só faria diferença se você fosse investir em LCI/LCA, porque eles não são isentos pra PJ. Como o AUPO11 burla a tabela regressiva, a empresa paga 15% igual PF na hora de vender.

O problema é você distribuir mais de 50 mil no mês na venda do AUPO11 (ou o lucro da sua operação antes de investir), pagando 10% de IR sobre a distribuição de lucro.

Editado por Caleb Carneiro
  • Brabo 1
Postado
16 minutes ago, Caleb Carneiro disse:

Boa noite @Elvis Gloeden Goncales! Seja bem-vindo à comunidade!

Esse CDB rende quantos % do CDI?

Sim, é uma ideia muito boa. Porque você não paga IOF e paga a menor alíquota da tabela regressiva (15%), economizando 7,5% de IR. 

E mais importante ainda, é ele ser D+1, então se você vende uma cota hoje durante o horário de negociação da B3 (10h às 17h), o dinheiro pinga no saldo amanhã (importante: próximo dia útil).

Aí é só o cuidado de emitir a DARF, como o @Washington MUNIZ comentou.

Boa noite, @Caleb Carneiro, obrigado pelas informações!
No meu caso, a empresa é EPP Lucro Real, seria necessário emitir o DARF, ou a dedução de 15% é diretamente feita pela corretora?

Postado
4 horas atrás, Elvis Gloeden Goncales disse:

Boa noite, @Caleb Carneiro, obrigado pelas informações!
No meu caso, a empresa é EPP Lucro Real, seria necessário emitir o DARF, ou a dedução de 15% é diretamente feita pela corretora?

Boa noite @Elvis Gloeden Goncales, peço perdão pela informação da DARF

Como o AUPO11 é um ETF de Renda Fixa com uma estrutura específica, o IR é retido na fonte

Então não precisa emitir DARF

Postado (edited)
On 14/05/2026 at 12:54, Washington MUNIZ disse:

Emite DARF com código 3225 (IRPJ – Ganhos líquidos em operações na Bolsa – Simples Nacional) até o último dia útil do mês seguinte à venda. Não preciso dizer que não é uma boa ideia fazer day trade.

@Washington MUNIZ, você tá pagando em duplicidade

AUPO11 já é retido 15% na fonte, sem precisar emitir DARF

Editado por Caleb Carneiro
  • Criar novo...