Bruno Paulina Postado Domingo às 00:23 Postado Domingo às 00:23 Saúde galera! Boa noite a todos. Tenho 24 anos e sou CLT desde os 16. porém sempre fui agoniado. Já vendi iphones, já vendi replica de relogios, já tentei abrir uma loja de airsoft, já importei produtos pra vender, etc. Inúmeras tentativas que deram ''errado'' mas me moldaram e me trouxeram até onde estou então sou muito grato a isso. enfim, hoje estou com uma loja online de revenda de artigos originais da oakley, mas tenho alguns outros planos kkkkk como separar o que eu devo investir em uma carteira de investimentos e o que eu devo investir no que é meu e estou tentando construir? meu salário fixo não é muito alto então já não sobra muito para os aportes. ao mesmo tempo não queria abrir mão de tentar as ideias que tenho. alguém na mesma situação ou que já viveu algo parecido? 2
Eddy Paulini Postado Domingo às 12:23 Postado Domingo às 12:23 11 horas atrás, Bruno Paulina disse: Saúde galera! Boa noite a todos. Tenho 24 anos e sou CLT desde os 16. porém sempre fui agoniado. Já vendi iphones, já vendi replica de relogios, já tentei abrir uma loja de airsoft, já importei produtos pra vender, etc. Inúmeras tentativas que deram ''errado'' mas me moldaram e me trouxeram até onde estou então sou muito grato a isso. enfim, hoje estou com uma loja online de revenda de artigos originais da oakley, mas tenho alguns outros planos kkkkk como separar o que eu devo investir em uma carteira de investimentos e o que eu devo investir no que é meu e estou tentando construir? meu salário fixo não é muito alto então já não sobra muito para os aportes. ao mesmo tempo não queria abrir mão de tentar as ideias que tenho. alguém na mesma situação ou que já viveu algo parecido? Bom dia, @Bruno Paulina ! Como vai? Idealmente, seria bom você destinar um valor para uma meta pensando na organização dentro do Orçamento Doméstico. Separar uma grana para um empreendimento, é uma meta dentro da nossa visão. E isso, preferencialmente sem mexer muito ou nem mexer no percentual de 25% do nosso salário que é destinado aos aportes. Acaba sendo uma opção sim você ceder um pouco mais dos aportes para ter um valor maior direcionado a meta do empreendimento. Vai acabar sendo uma decisão pessoal mesmo, uma vez que não tem um certo ou errado ou percentual ideal para isso. Vai precisar colocar na balança fazendo algumas e alinhar isso com um bom planejamento e também com uma separação entre o negócio e vida pessoal. Se você ainda segue com sua revenda, os valores que esse negócio gera devem sustentar o negócio em si e ainda sobrar um lucro para fazer a coisa seguir girando. A parte que você separa de capital para empreender, poderia ser tanto injeção de capital nessa revenda bem como você pode estar construindo um caixa a parte para algum novo negócio. E falando de um novo negócio se for o caso, é colocar na ponta do lápis o quanto você precisaria aproximadamente, o quanto você consegue guardar hoje e o quanto tempo levaria para acumula tal valor. E assim, ter uma noção de quanto tempo levaria para esse acúmulo, bem como quanto você poderia reduzir esse tempo se direcionasse X ou Y valor a mais. Espero que ajude a refletir sobre o tema! 1
Bruno Paulina Postado Domingo às 15:36 Author Postado Domingo às 15:36 3 horas atrás, Eddy Paulini disse: Bom dia, @Bruno Paulina ! Como vai? Idealmente, seria bom você destinar um valor para uma meta pensando na organização dentro do Orçamento Doméstico. Separar uma grana para um empreendimento, é uma meta dentro da nossa visão. E isso, preferencialmente sem mexer muito ou nem mexer no percentual de 25% do nosso salário que é destinado aos aportes. Acaba sendo uma opção sim você ceder um pouco mais dos aportes para ter um valor maior direcionado a meta do empreendimento. Vai acabar sendo uma decisão pessoal mesmo, uma vez que não tem um certo ou errado ou percentual ideal para isso. Vai precisar colocar na balança fazendo algumas e alinhar isso com um bom planejamento e também com uma separação entre o negócio e vida pessoal. Se você ainda segue com sua revenda, os valores que esse negócio gera devem sustentar o negócio em si e ainda sobrar um lucro para fazer a coisa seguir girando. A parte que você separa de capital para empreender, poderia ser tanto injeção de capital nessa revenda bem como você pode estar construindo um caixa a parte para algum novo negócio. E falando de um novo negócio se for o caso, é colocar na ponta do lápis o quanto você precisaria aproximadamente, o quanto você consegue guardar hoje e o quanto tempo levaria para acumula tal valor. E assim, ter uma noção de quanto tempo levaria para esse acúmulo, bem como quanto você poderia reduzir esse tempo se direcionasse X ou Y valor a mais. Espero que ajude a refletir sobre o tema! Bom dia @Eddy Paulini Muito obrigado! da parte da revenda hoje eu não injeto capital e também não retiro, estou reinvestindo tudo na própria loja, até atingir algumas metas. O valor seria pra algumas novas ideias que estou tendo vou reavaliar o que consigo separar de % e o tempo que levaria para juntar o capital para isso mesmo, sem tentar impactar muito os aportes. Valeu! ótimo domingo ai 1
Eddy Paulini Postado Segunda-feira às 12:35 Postado Segunda-feira às 12:35 20 horas atrás, Bruno Paulina disse: Bom dia @Eddy Paulini Muito obrigado! da parte da revenda hoje eu não injeto capital e também não retiro, estou reinvestindo tudo na própria loja, até atingir algumas metas. O valor seria pra algumas novas ideias que estou tendo vou reavaliar o que consigo separar de % e o tempo que levaria para juntar o capital para isso mesmo, sem tentar impactar muito os aportes. Valeu! ótimo domingo ai @Bruno Paulina legal! Então seria ir separando como metas mesmo e lembrando que dá pra pensar em investimento nisso também. AUPO11 ou o próprio Tesouro Selic para ir acumulando um valor e com liquidez, ou se você estabelecer um prazo para uso e a depender desse prazo, daria para explorar um pouco uma LCI/LCA, algo neste sentido. Valeu e fico contente em ter contribuído =) 1
Recommended Posts