Jump to content

Recommended Posts

Postado

Olá vou tentar ser mais econômico no contexto aqui, tem um pouco de desabafo, e também me sinto até mau caráter em entrar em algumas experiências que me motivou até a criação desse tópico, vou ser honesto que estou criando este tópico pra descobrir qual a minha dúvida no meio, desculpa se falhar nisso.

Contexto mínimo sobre nós somos empresa familiar pequena, 2ª geração assumindo a o comando há praticamente uns 5 anos, 1ª geração nunca precisou se preocupar por ser muito boa em vender, muito trabalho, nunca esbanjaram e as contas sempre fecharam dinheiro sobrando, nunca tivemos dívidas, nunca precisamos de empréstimo, exceção as que também são dividas: os boletos dos fornecedores. Mas por aí pausa nossa organização financeira, que seria a maior dor, sabemos nosso custo fixos, de estoque, mas não conseguimos elaborar um fluxo de caixa, nem DRE, que nos daria base pra tomar uma decisão de investimento, abrimos um ecomerce? reformamos a loja? Contratamos um consultor pra organizar a casa?

Então segue que já pegamos a dica, “pq vcs não contratam alguém pra isso, ou fazem uma consultoria?”  Já tentamos um no passado e esbarramos sempre no custo, fizemos outra reunião e novamente teríamos alguns problemas operacionais para corrigir antes que essa parceira funcionasse, mas além disso o custo assustou e principalmente por ser uma mensalidade e não o custo de um projeto.

Perdão generalizar, acho que é cultural do Brasil, mas é uma merda fechar negócio com consultoria ou serviço que o cara joga um preço já achando que vou pechinchar, eu me sinto até um merda por falar isso e não falo isso pra ganhar biscoito, porém a pessoa vem com um orçamento de mensalidade que é 5% do faturamento?? A pessoa perguntou nosso faturamento mensal abrimos, perguntou nosso caixa atual e abrimos, e ele disse que estava extremamente, baixo por estar abaixo do 40% do faturamento mensal, depois nos questionou quanto que a gente achava que custava o serviço dele, deu informação que a maioria das empresas fecha depois do período de experiência, mas ai que vem a minha maior insatisfação, depois de um breve silêncio sobre o preço, ele desceu para 1,3% do faturamento, e isso que acho que o problema cultural do Brasil, (vou fazer exemplo hipotético para um faturamento de 500k), como eu confio em alguém que fala o serviço dele custa 25mil, mas pra vcs faço 6mil isso pra mim é constrangedor não consigo não definir com outra palavra, sei que AUVP é fora da curva, mas seria quase como pra alguns é 3k pra quem pegou cupom do influencer x é 500, se o cara tem uma porsche tem que paga 10k pq é trouxa, ou contratar um pedreiro pra reformar a fachada ele passa um orçamento de 40k mas diz que depois faz por 4k, como vou confiar num profissional assim.

Voltando ao foco depois de uma desabafo meio que pedante até eu diria, a conversa rendeu frutos descobrimos que o que achava ser o problema que seria solucionado pela consultoria, na realidade é algo que temos que solucionar pra ter um ponto de largada em um projeto.

Antes de mais nada, se alguém puder agregar sobre o caso, se realmente esse é o custo das consultorias, e ainda achamos que pelo custo se não seria uma via ver se é possível contratar uma pessoa, que seria totalmente dedicada a isso dentro da empresa.

No fim pra entender o estado atual nosso problema é falta de dados principalmente ligada a lançamento de dados no sistema, a tal da conciliação bancária, plano de contas ( que por sua vez impacta em alguns contas à pagar), e isso trava todo nosso financeiro, tem o fantasma de “será que temos que trocar de ERP?” Só que a última troca há 3 anos atrás foi catastrófica, mas se resolveram muitos problemas, porém os descritos aqui temos um problema de dinâmica, não sabemos no final se é realmente algo trabalhoso, se falta automação, se é mau uso, se soubéssemos exatamente o erro acho que já tinhamos resolvido, atualmente a solução bunda na cadeira e engole o choro, sendo que já cogitamos controlar por fora o financeiro, porém até o profissional do último relato disse que é inviável a médio e longo prazo, e no fim é um retrabalho, que nem estaria integrado no sistema.

E com essa desconfiança do ERP nos fornecer dados que façam sentido sempre nos faz voltar pro, depois eu vejo isso, aí voltamos pro ciclo de resolver problemas operacionais que não vão parar de aparecer, enquanto a gente para e tenta resolver com calma, até o momento que pensamos no será que dá pra comprar mais um veículo para contratar mais um entregador? vamos reformar? Aí voltamos a se preocupar com o financeiro, encerrando o loop.  Mas com um pouco de sorte e experiência ainda nunca precisamos atrasar nenhuma conta, mas que nem justin bibier diria, nunca diga nunca. 

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Postado

Boa noite anônimo, tudo bem? 
Concordo com o colega acima. Mas se for algo muito complicado ou difícil encontrar alguém interno que faça isso, tem empresas que prestam esse serviço, um BPO financeiro, e muitas vezes cobram o valor de um funcionário. Elas fazem todo o controle de contas a pagar e contas a receber e no final do mês te entregam o DRE pronto. 

• Criar novo...